15 PLANTAS MEDICINAIS PARA TER EM CASA
Um jardim de plantas medicinais oferece muitas mais vantagens do que um jardim que apenas serve para alegrar a vista e a casa. Conheça os aromas que podem encher a sua casa.
Ter em casa o seu próprio jardim de plantas medicinais pode ser muito positivo para a sua saúde. Tome nota das espécies básicas e cultive o seu.
01 – Sweet Annie (Artemisia annua)

A Sweet Annie o artemísia é uma planta aromática antibacteriana, que diminui a febre e controla o sangramento.
02 – Abrótano (Artemisia abrotanum)

Esta erva aromática e amarga, melhora a digestão e a função hepática, reduz a febre, relaxa os espasmos e destrói as bactérias intestinais.
Funciona também como um poderoso repelente de mosquitos – e se proteger o seu jardim de rosas com uma cerca de Abrótano irá repelir os besouros pretos e amarelos que comem as pétalas.
03 – Losna (Artemisia afra)

Esta planta artemísia indígena alivia vários sintomas como a tosse, resfriados, febre, perda de apetite, cólicas, dores de cabeça e dores de ouvido. Ao mesmo tempo, é apropriada para destruir bactérias intestinais e parasitas da malária.
Dica: coloque folhas frescas nas narinas, para limpar as passagens nasais bloqueadas, ou dentro das meias, para evitar pés suados.
04 – Absinto (Artemisia absinthium)

É usada internamente para tratamentos da vesícula, melhorando a digestão, estimulando o apetite e expulsando bactérias. Pode igualmente ser aplicada por via tópica em feridas e picadas. Não pode ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação.
05 – Estragão francês (Artemisia dracunculus)

As folhas desta planta aromática são cobiçadas na culinária, especialmente para dar sabor a pratos de frango e ovos, molhos, molhos de salada e mostarda.
Estimula a digestão, ajuda na indigestão e expulsa bactérias em crianças. Externamente, é utilizada para o reumatismo e dor de dentes. Não pode ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação.
06 – Camomila (Matricaria recutita)

Planta asterácea que pode ser utilizada internamente para problemas digestivos nervosos, insónias, enjoos, dentição, cólicas e convulsões infantis.
Externamente, use-a em feridas, queimaduras solares, queimaduras, hemorroidas. Funciona ainda como um agente emoliente e antialérgico em produtos cosméticos, e é um condicionador de cabelo maravilhoso.
07 – Matricária (Tanacetum parthenium)

As folhas desta planta têm uma função preventiva e anti-inflamatória para enxaquecas e artrites.
08 – Confrei (Symphytum officinale)

Extremamente rica em cálcio e vitamina B 12; um ingrediente que quando se adicionado a um creme e se aplica na pele, promove a reprodução celular. Aplicada em feridas elimina hematomas e o inchaço muito rapidamente.
09 – Marrúbio (Marrubium vulgare)

Esta planta contém um expetorante potente. Alivia a bronquite, a asma e o catarro, os resfriados e a tosse convulsa, bem como as doenças do fígado e da vesícula biliar, a febre tifoide e as palpitações.
10 – English Marigold (Calendula officinalis)

As flores são usadas para fazer cremes para aliviar as doenças da pele, tais como as assaduras, eczema, conjuntivite, infeções fúngicas, herpes e gengivite, assim como o pé de atleta e problemas gerais da pele.
Internamente, utiliza-se para úlceras gástricas e duodenais, colite, hepatite e doenças menstruais. As suas flores podem ser adicionadas na alimentação, mas não durante a gravidez.
11 – Erva-Cidreira (Melissa officinalis)

Conhecida como a planta contra o stresse, era usada para alimentar vacas leiteiras para se poder ordenhá-las e mantê-las calmas ao mesmo tempo. Esta erva facilitava a extração do leite.
Tem também um efeito calmante sobre os seres humanos e é completamente segura e saudável, podendo tomar-se todos os dias. Se adicionar algumas das suas folhas numa salada vai dar-lhe um sabor suave a limão.
12 – Árvore do Chá (Melaleuca alternifolia)

A Árvore do Chá é uma planta antisséptica e expetorante que estimula o sistema imunológico e é eficaz contra as infeções. Localmente utiliza-se para tratar qualquer coisa, como infeções vaginais, pé de atleta, verrugas e micose.
Coloque as suas folhas em água a ferver e faça uma infusão, deixando arrefecer antes de aplicar. Pulverizar as suas plantas com uma infusão fria desta espécie é ótimo para acabar com os fungos.
13 – Bulbinella (frutescans Bulbine)

O suco das folhas é usado para picadas, mordidas, queimaduras e escoriações, e oferece excelente proteção natural contra queimaduras solares.
14 – Erva-de-São-João (Hypericum perforatum)

Também conhecida como Hipérico ou Erva-de-São-João, é perfeita para aliviar a ansiedade, stresse, distúrbios da menopausa, síndrome pré-menstrual, ciática e fibrosite.
Externamente utilizada para queimaduras, bolhas, feridas e outras lesões (feridas especialmente profundas e dolorosas). Nunca se deve juntar a antidepressivos alopáticos.
15 – Gerânio Rosa perfumado (Pelargonium graveolens)

Utilizada como um chá, é excelente para problemas relacionados com a pré-menstruação e com a menopausa. Funciona também nas amigdalites, náuseas e má circulação – e o chá sabe a rosas! Externamente, pode ser usada para a acne, hemorroidas, eczemas, contusões e micoses.
Dica: para o chá, coloque as folhas em água a ferver e use o suco perfumado para dar sabor a cremes, limonadas e gelados, ou então coloque as suas folhas no fundo de um molde para dar sabor aos bolos.
Comentários 1