Início Viagem Destinos 14 estâncias de neve para ir de carro

14 estâncias de neve para ir de carro

Entre no carro e faça-se à estrada até 14 estâncias na Europa e em Marrocos. Damos-lhe toda a informação.

_

6. Boi-Taüll

Boi-Taüll

Possuir um título que se possa ostentar é meio caminho para chamar clientes. A estância Boi-Taüll também tem o seu: a de mais alta dos Pirinéus.

A cota máxima ultrapassa os 2.750m. Além de características muito apreciadas pelos praticantes mais exigentes é também reconhecida pelo seu ambiente muito próprio, não estivesse localizada no coração de La Vall de Boí.

Uma região catalã repleta de vales que ganham ainda mais dramatismo e beleza devido à existência de mais de uma dezena de igrejas românicas. Estão classificadas pela UNESCO como Património Mundial.

Distância: 1235 Km
Duração média da viagem: 14 horas
Custo portagens: 28,75 euros

Forfait: 30 euros por dia; sete dias 147 euros
Domínio esquiável: 46 Km
Pistas: 62
Cota máxima: 2751
Cota mínima: 2020
site: boitaullresort.com

ANDORRA

7. Grandvalira

Grandvalira

Melhor do que isto só nos Alpes. Ainda assim, querem continuar a crescer. Se a estância da serra da Estrela neste ano investiu uns respeitáveis 700 mil euros, os andorrenhos desembolsaram 16 milhões de euros em novas infraestruturas – o maior investimento da sua história.

Mais e melhores meios mecânicos de acesso às pistas, mais e melhores hotéis e restaurantes, espaços novos para as famílias, tudo para aumentar a qualidade dos serviços e diminuir as filas e a confusão.

Era uma das críticas recorrentes à estância. As suas 128 pistas continuam com a qualidade de sempre, tal como os vários percursos free ride – devidamente identificados no mapa.

Distância: 1251 Km
Duração média da viagem: 14 horas
Custo portagens: 28,75 euros

Forfait: 46 euros por dia para dulto; 42 euros por criança
Domínio esquiável: 210 Km
Pistas: 128
Cota máxima: 2640
Cota mínima: 1710
site: grandvalira.com

MARROCOS

8. Oukaimeden

Oukaimeden

Marrocos? Sim, Marrocos. Se há destino ideal para uma road trip é este país magrebino. Pela dimensão, pela paisagem, pela aventura, pela comida, pelas pessoas e pela neve, que também as há.

E não será demasiado longe? Nem por isso. Ir de Lisboa até à estância de Oukaimeden, perto de Marraquexe, é quase o mesmo (pelo menos em termos de distância) do que ir até Andorra.

É verdade que qualquer semelhança com os seus domínios esquiáveis é pura coincidência – se Grandvalira tem mais de 220 quilómetros, Oukaimeden tem apenas 20, para não falar que tem apenas sete pistas contra 128 –, mas não é menos verdade que cinco delas estão situadas a mais de

Distância: 1297 Km
Duração média da viagem: 17 horas
Custo portagens: 16,30 euros

Forfait: 10 euros por dia
Domínio esquiável: 20 Km
Pistas: 7
Cota máxima: 3268
Cota mínima: 2610
site: skiresort.info/skiresort.oukaimede

FRANÇA

Quem vai a Andorra vai até aos Pirenéus franceses. O mais difícil é mesmo escolher a estância certa, afinal são mais de 40 só do lado gaulês.

Quem quiser fazer uma paragem e pernoitar durante a viagem, algo sempre aconselhável numa verdadeira road trip (snowtrip, neste caso), pode sempre andar um pouco mais e ir até aos Alpes, a meca do esqui europeu.

Pelo caminho, há estâncias menos sonantes mas igualmente merecedoras de uma visita, como as do maciço central, no centro-sul do país. Até porque, com ou sem neve, há poucos países europeus tão belos e com paisagens tão distintas como este.

9. Le Mont-Dore

Le Mont-Dore

Ir de carro para a neve também pode ser uma excelente desculpa para conhecer um determinado país ou região, mesmo que não vá propriamente ao encontro da melhor estância do mundo.

Le Mont-Dore, em pleno maciço central francês, é um desses casos. Com 30 pistas, tem todas as condições necessárias para esquiadores médios, mas sobretudo uma localização única nas encostas de Puy de Sancy (1886 m), no coração de Auvergne, nada mais nada menos do que a região com mais vulcões da Europa.

Tem também inúmeros lagos. Não é por acaso que aqui foi construído o primeiro teleférico francês, em 1936. Entre 20 e 27 de janeiro há um festival de jazz.

Distância: 1490 Km
Duração média da viagem: 14 horas
Custo portagens: 82 euros

Forfait: 26 euros por dia para adulto; seis dias 159 euros
Quilómetros esquiáveis: 32
Pistas: 32
Cota máxima: 1840
Cota mínima: 1200
site: auvergne-sancy.com

10. Val d’Isere

Val d’Isere

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 1992 ou o Campeonato de Esqui Alpino de 2009, ambos realizados nesta estância, são apenas uma amostra da sua qualidade. É uma daquelas estâncias alpinas que tem o melhor de vários mundos.

Há hotéis e restaurantes de luxo, mas também opções mais económicas, festa para quem quiser festa e sossego para quem quiser sossego, uma arquitetura e ambiente caraterísticos e pistas com excelentes condições.

Está ligada à estância de Tignes, criando assim o Espace Killy, domínio com 300 km. O nome é uma homenagem a Jean-Claude Killy, antigo esquiador que ali viveu e foi três vezes campeão olímpico e três vezes campeão mundial.

Distância: 1951 Km
Duração média da viagem: 20 horas
Custo portagens: 104 euros

Forfait: 54 euros por dia; sete dias 315 euros
Domínio esquiável: 300 Km
Pistas: 124
Cota máxima: 3550
Cota mínima: 1850
site: valdisere.com

(cont.)

1
2
3

OUTROS ARTIGOS QUE LHE PODEM INTERESSAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.