Início Saúde 12 usos da canela que vão para além do tempero

12 usos da canela que vão para além do tempero

Um sabor especial e um aroma único são duas das muitas qualidades da canela. Descubra 12 usos da canela que vão para além do tempero.

12 usos da canela
12 usos da canela que vão para além do tempero

Descubra 12 usos da canela que vão para além do tempero. A canela é daqueles produtos que temos em casa e que usamos diversas vezes para diferentes fins, mas que na verdade desconhecemos verdadeiramente o seu valor. O valor atual, pois a canela até chegou a valer mais do que a prata e do que o ouro!… Esta especiaria, que teve origem na Ásia, além do sabor especial e característico que tempera a nossa quadra natalícia (basta pensar na quantidade de bolos e doces que são polvilhados com ela) e do seu aroma único, esconde muitas qualidades.

A canela contém propriedades específicas que estão na génese de diversos e preciosos benefícios para a nossa saúde e que também podem revelar-se vantajosos para o nosso quotidiano, quer para a estética, quer para a vida doméstica.


Leia também: Diferentes tipos de vinagre e seus benefícios


12 usos da canela que vão para além do tempero

12 usos da canela
12 usos da canela que vão para além do tempero

Saúde

Reduz e regula o açúcar no sangue

Esta especiaria, além de temperar um alimento com as suas qualidades, como o perfume, a canela e o seu sabor tão característico também se revela valioso, pois permite reduzir e regular o açúcar no sangue.

É que quando ela está presente, mesmo em alimentos com elevado teor de açúcar, a canela reduz o impacto do açúcar no corpo, após o seu consumo.

Previne e trata gripes e constipações

Não faltam bons motivos para integrar a canela na sua dieta. Sabia que ela ajuda no tratamento de gripes e constipações? O chá de canela (ou o chá de canela e gengibre) torna-se um bom remédio caseiro que ajuda a aliviar os sintomas da gripe, pois aquece o corpo e ajuda na expulsão (pelos poros) do agente infecioso.

12 usos da canela
12 usos da canela que vão para além do tempero

Melhora o colesterol

Muitos médicos enaltecem e reconhecem o valor da canela. Por isso, pelas seuas propriedades serem tão benéficas, muitos recomendam o consumo de meia colher de sopa de canela por dia, pois ela ajuda a controlar o colesterol, já que é um produto rico em antioxidantes (que ajudam a eliminar com rapidez o mau colesterol).

Vida doméstica

Diga adeus às formigas

A presença de formigas pela casa pode ser algo irritante, mas é um problema que tem solução: canela. Basta colocá-la pelo caminho que elas costumam percorrer. É uma medida bastante eficaz.

12 usos da canela
12 usos da canela que vão para além do tempero

Acabe com as traças

As traças são outro problema frequente que tem a mesma solução, a canela. Uma boa estratégia para eliminar as traças é colocar alguns paus de canela nos locais onde elas costumam estar.

Perfumar a casa

Quer perfumar a casa de forma especial para receber visitas? Por que não experimenta ferver vinagre de maçã na companhia de alguns cravos e um pau de canela? Verá que rapidamente terá um perfume agradável por toda a casa.

12 usos da canela
12 usos da canela que vão para além do tempero

Enfeites

Reúna alguns paus de canela e amarre-os com uma fita. Faça diferentes conjuntos e decore a sua casa com eles. Fica particularmente bem no Natal, mas funciona ao longo de todo o ano.

Estética

Combate o mau hálito

É fácil criar um antisséptico oral caseiro de elevada eficácia. Livre-se do mau hálito, fervendo água com cinco paus de canela.

12 usos da canela
12 usos da canela que vão para além do tempero

Esfoliante de pele

Faça uma mistura especial à base de canela em pó com óleo de amêndoas, azeite, mel e sal marinho. Ao passar este esfoliante caseiro sobre a pele, conseguirá remover as células mortas da pele e ainda conseguirá restaurar o brilho e maciez natural da pele.

Não se esqueça: aplique por alguns segundos, deixe atuar e depois lave bem a pele.

Lábios volumosos

Angelina Jolie tem os lábios volumosos, causando a cobiça de muitos homens e a inveja de muitas mulheres. No entanto, há técnicas caseiras que geram um efeito semelhante, sem recurso a qualquer procedimento cirúrgico.

Misture uma colher de chá de canela em pó com vaselina (em alternativa pode usar outro produto labial de sua preferência ou manteiga de cacau, por exemplo) e aplique diretamente nos lábios, deixando que atue por alguns minutos.

Retire a mistura com água, depois de sentir os seus lábios a formigar (não repita o procedimento se não gostar da sensação).

12 usos da canela
12 usos da canela que vão para além do tempero

Máscara facial antiacne

A acne é um problema que rouba a auto-estima, mas pode ser resolvido com canela. Misture uma colher de chá de canela com 3 colheres de sopa com mel e aplique diretamente no rosto. Lave bem com água, depois de deixar atuar ao longo de 10 minutos.


Leia também: As 7 razões para beber chá de canela


Tratamento para crescimento do cabelo

Independentemente da causa, a sensação de perda de cabelo é uma experiência devastadora. Mas sabia que a canela pode ajudar a estimular o crescimento do cabelo?

Basta usar semanalmente uma máscara caseira feita à base de canela (recomenda-se o aconselhamento com o médico, antes de proceder a este tratamento, nomeadamente se tiver um couro cabeludo sensível).

Para criar a máscara, basta a meia chávena de azeite quente juntar e misturar duas colheres de sopa de canela e mel e acrescentar, ainda, um ovo para engrossar. Aplique a máscara no couro cabeludo. Lave bem com champô, depois de deixar atuar por 15 minutos.

12 usos da canela
12 usos da canela que vão para além do tempero

Tabela de valor nutricional da canela (2 gr)

Informação Nutricional – Cada 2 gr (1 colher)
Quantidade por porção %VD(*)
Valor Energértico 5kcal/ 21kJ 0,20%
Carboidratos 1,6 g 0,50%
Proteínas 0,1 g 0%
Gorduras Totais 0,1 g 0%
Gordura Saturada 0 g 0%
Gordura Trans  0 **
Fibra 1,1 g 4,40%
Sódio 0,5 mg 0%
(*) Valores Diários de referência com base numa dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ. Os seus Valores Diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades energéticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.