Início Viagem 12 Tesouros do Algarve para descobrir

12 Tesouros do Algarve para descobrir

A Estrada Nacional 125 guarda pequenos achados nas suas vilas e cidades que vale a pena conhecer. Veja 12 Tesouros do Algarve para descobrir.

12 Tesouros do Algarve para descobrir
12 Tesouros do Algarve para descobrir

A Estrada Nacional 125 guarda pequenos achados nas suas vilas e cidades que vale a pena conhecer. Veja 12 Tesouros do Algarve para descobrir.

Atravessa o Algarve de ponta a ponta e, pelo caminho, conta a história de uma região que nasceu e sempre viveu virada para o mar. A Estrada Nacional 125 guarda pequenos achados nas suas vilas e cidades que vale a pena conhecer.

Ruralidade de Budens

12 Tesouros do Algarve para descobrir
Ruralidade de Budens – 12 Tesouros do Algarve para descobrir

Integrada no concelho de Vila do Bispo, a pequena localidade de Budens esteve durante anos fora do radar daqueles que percorriam a EN125, nomeadamente para entrar e sair de Sagres. Mas o desenvolvimento do turismo na região despertou a curiosidade pelo local.

Ruralidade de Budens - ©Algarve Portal
Ruralidade de Budens – ©Algarve Portal

Aqui encontra o tradicional casario algarvio, mas também a Igreja de São Sebastião, que data do séc. XVI e que é o orgulho da população da terra.

Arqueologia em Vila do Bispo

12 Tesouros do Algarve para descobrir
Arqueologia em Vila do Bispo – 12 Tesouros do Algarve para descobrir

Vila do Bispo é conhecida pelas praias, mas a presença do homem neste concelho é bem antiga — de há 33 mil anos, para sermos mais precisos — e os registos arqueológicos são de relevo nesta vila.
12 Tesouros do Algarve para descobrir
Existem centenas de menires, alguns considerados como os mais antigos da Europa, destacando-se o Menir do Padrão, na Raposeira, ou o trilho megalítico do Monte dos Amantes, em Vila do Bispo.

Arqueologia em Vila do Bispo - © ©Vila do Bispo | Arqueologia
Arqueologia em Vila do Bispo – © ©Vila do Bispo | Arqueologia

Também os caminhos arqueológicos na praia da Boca do Rio, em Budens, e na praia do Martinhal, em Sagres, merecem o desvio da EN125.

Paleolítico em Vale de Boi

12 Tesouros do Algarve para descobrir
Paleolítico em Vale de Boi – 12 Tesouros do Algarve para descobrir

Também em Budens, que, desde 1998 (altura em que foi descoberta), a Jazida Arqueológica Paleolítica de Vale de Boi chama a atenção de investigadores nacionais e estrangeiros.
12 Tesouros do Algarve para descobrir
Esta é a mais extensa e uma das mais significativas de toda a zona sul e contém registos que remetem para a presença humana entre o Paleolítico Superior e Neolítico Antigo.

Paleolítico em Vale de Boi - © ©Vila do Bispo | Arqueologia
Paleolítico em Vale de Boi – © ©Vila do Bispo | Arqueologia

Desde que começaram as escavações no local, no início de 2000, que já foram encontrados inúmeros artefactos ligados à caça e a atividades diárias daquele período.

Forte de São Luís de Almádena

12 Tesouros do Algarve para descobrir
Forte de São Luís de Almádena – 12 Tesouros do Algarve para descobrir

Também conhecido como Forte da Boca do Rio, a Fortaleza de São Luís de Almádena foi construída em 1632, no reinado de Filipe III de Espanha, para proteção de Budens e Burgau e da pesca do atum local.
12 Tesouros do Algarve para descobrir
Situado na praia da Boca do Rio, embora apresente uma estrutura já degradada, ainda são reconhecidos alguns elementos militares, como a porta de armas, na fachada principal, o fosso e os baluartes.

Forte de São Luís de Almádena - ©Quinta das Alagoas
Forte de São Luís de Almádena – ©Quinta das Alagoas

Já no interior, distinguem-se as construções referentes às casernas e ao paiol, bem como os restos de uma antiga capela.

As Salinas de Odiáxere

12 Tesouros do Algarve para descobrir
As Salinas de Odiáxere – 12 Tesouros do Algarve para descobrir

Odiáxere é uma bonita vila do concelho de Lagos. Mas para além da sua arquitetura típica, é aqui que encontra um vasto património natural. Desde a Barragem da Bravura à Ria do Alvor, destacam-se igualmente as Salinas de Odiáxere, local perfeito para a observação de aves.

As Salinas de Odiáxere - © G.Réthoré
As Salinas de Odiáxere – © G.Réthoré

Mesmo junto da EN125 consegue avistar quase sempre uma colónia de cegonhas-brancas que escolheram as oliveiras para a construção dos ninhos. Mas percorra os trilhos que o levam pelo interior das salinas para conhecer mais espécies que por ali andam.

Praia das Fontainhas

12 Tesouros do Algarve para descobrir
Praia das Fontainhas – 12 Tesouros do Algarve para descobrir

praia das Fontainhas é de tal beleza que merece o desvio no caminho para a ir conhecer. O areal é curto e está ladeado pela falésia.

Praia das Fontainhas
Praia das Fontainhas

Existe um caminho em terra batida pela arriba que permite o acesso à praia e que deve ser percorrido com cautela. Mesmo no inverno, é um local a ser visitado e apreciado.

História e modernidade da Mexilhoeira Grande

12 Tesouros do Algarve para descobrir
História e modernidade da Mexilhoeira Grande – 12 Tesouros do Algarve para descobrir

Pertence ao concelho de Portimão e a sua simplicidade e ruralidade são representadas no casario branco e nas chaminés algarvias.

História e modernidade da Mexilhoeira Grande - Autódromo Internacional do Algarve - ©Skedel
História e modernidade da Mexilhoeira Grande – Autódromo Internacional do Algarve – ©Skedel

Mexilhoeira Grande vive entre a tradição da freguesia, a história do complexo de Monumentos Megalíticos de Alcalar e a modernidade do Autódromo Internacional do Algarve. Sim, este também lá fica.

Muralhas do Castelo de Alcantarilha

12 Tesouros do Algarve para descobrir
Muralhas do Castelo de Alcantarilha – 12 Tesouros do Algarve para descobrir

As raízes islâmicas de Alcantarilha contam-se pelos vários vestígios que têm sido encontrados na região, mas também pelo seu castelo.

Muralhas do Castelo de Alcantarilha - Capela dos Ossos de Alcantarilha
Muralhas do Castelo de Alcantarilha – Capela dos Ossos de Alcantarilha

Sobre a fortificação setecentista com reminiscências medievais pouco se sabe, mas a sua configuração e localização reforçam a importância que teve na defesa da população local dos ataques oriundos do norte de África.

Frango da Guia

12 Tesouros do Algarve para descobrir
Frango da Guia – 12 Tesouros do Algarve para descobrir

Muito possivelmente conhece Guia por ser a casa do Zoomarine, um dos parques aquáticos mais procurados do Algarve. Mas a pequena freguesia do concelho de Albufeira oferece muito mais.

Entre bonitas praias, como a Galé e os Salgados, ou os campos de golfe, Guia é igualmente a capital do frango.

Guia - Zoomarine - ©Nit
Guia – Zoomarine – ©Nit

Quem nunca ouviu falar do popular franguinho da Guia? Uma herança gastronómica oriunda de Moçambique e que pode ser encontrada em vários restaurantes locais.

Almancil Natural

12 Tesouros do Algarve para descobrir
Almancil Natural – 12 Tesouros do Algarve para descobrir

Desde a paisagem proporcionada pelo Parque Natural da Ria Formosa, às famosas praias do Ancão, Quinta do Lago e Vale do Lobo, Almancil é para muitos destino de férias e ponto de paragem obrigatório.

Almancil - Igreja de São Lourenço
Almancil – Igreja de São Lourenço

Para além de todos os elementos naturais, Almancil tem ainda bonitas igrejas que valem a pena visitar, como, por exemplo, a Igreja Matriz de São Lourenço, com azulejos datados de 1730.

Fortaleza de Cacela Velha

12 Tesouros do Algarve para descobrir
Fortaleza de Cacela Velha – 12 Tesouros do Algarve para descobrir

Cacela Velha é uma pitoresca aldeia algarvia a apenas poucos quilómetros da EN125. Mesmo em frente à Ria Formosa, no topo de uma arriba fóssil,  pode visitar a fortaleza do séc. XVII.

Fortaleza de Cacela Velha - ©Discover Portugal
Fortaleza de Cacela Velha – ©Discover Portugal

No mesmo centro histórico, a igreja matriz e uma cisterna almóada ajudam a contar a história desta localidade, que é igualmente um bonito miradouro sobre o mar e as ilhas do parque natural.

Centro Histórico de Vila Real de Santo António

12 Tesouros do Algarve para descobrir
Centro Histórico de Vila Real de Santo António – 12 Tesouros do Algarve para descobrir

É o fim — ou início — da EN125. Vila Real de Santo António pisca o olho à vizinha Espanha e na história conta com o Marquês de Pombal como fundador.

Centro Histórico de Vila Real de Santo António - ©Publituris Hotelaria
Centro Histórico de Vila Real de Santo António – ©Publituris Hotelaria

A praça com o mesmo nome, com o obelisco erguido em 1776, é o coração da vila e lá encontra outros três elementos do séc. XVIII e que definem a cidade: a Igreja Matriz, a Câmara Municipal e a antiga Casa da Guarda.obrir

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.