Confira as 12 razões para comer massa sem culpa. Há diversas receitas em todo o mundo que são absolutamente divinais. Existem ingredientes que estão entre os mais usados do planeta. Como, por exemplo, a água, que surge em diversas receitas, ou o sal. Existe outro tipo de ingredientes que garante maior valor nutritivo, maior sensação de saciedade. Entre os mais comuns na nossa cultura estão: a batata, o arroz e a massa.
Esta última é particularmente estimada pelos italianos, que se tornaram uns verdadeiros especialistas na sua “pasta”. Embora a massa seja hoje um produto usado em todo o mundo, os italianos têm muito a ensinar sobre como fazer bem massa. Basta conferir o International Pasta Organisation / World Pasta Congress.

12 razões para comer massa sem culpa
A citação da estrela
Sophia Loren é um dos grandes nomes do cinema, tendo começado a sua carreira em 1950. Estrela de cinema e uma mulher encantadora, Sophia Loren brilhou intensamente pela sua beleza e graciosidade.
Leia também: 3 receitas de massa com atum para refeições práticas e deliciosas
Esta premiada atriz chegou a dizer: “Tudo o que aqui vêem, eu devo ao spaghetti!”. Mas há muitas outras boas razões para se comer massa. Quer conhecer algumas delas?

12 boas razões para comer massa
Eis 12 bons motivos (ainda há muitos mais…) para incluir a massa na sua dieta alimentar:
01
A massa é um alimento bastante simples. Sendo de origem vegetal, a massa implica um reduzido impacto ambiental.
02
A massa proporciona uma sensação de saciedade prolongada, o que é ótimo, pois há menos suscetibilidade a tentações. Tal acontece devido ao amido da massa, que é digerido de uma forma lenta.

03
Muitos evitam comer verduras e legumes, pois simples e cozidos não se revelam saborosos. Contudo, quando se fazem refeições à base de massa, com verduras e legumes, eles são comidos de forma natural, pois fazem parte de um prato saboroso.
A massa é uma forma agradável de comer outros alimentos saudáveis que devem ser consumidos regularmente, mas que normalmente não são ingeridos com a devida frequência, pois não se gosta do seu sabor. Com massa, eles são perfeitamente integrados.
04
A massa é um alimento saudável e bastante acessível. Revela-se, por isso, um exemplo excelente que demonstra que uma alimentação saudável não tem necessariamente de ser composta por refeições caras e inacessíveis.

05
O modo como a massa é produzida faz com que ela possua um baixo índice glicémico.
06
Todas as refeições à base de massa ajudam a controlar o açúcar no sangue e o peso. Logo, a massa, tal como outros alimentos com índices glicémicos reduzidos, revelam-se preciosos, sobretudo em pessoas com um peso acima da média.
Leia também: Aprenda a cozinhar massa como um Chef italiano
Sabemos como as taxas de incidência da obesidade e diabetes estão a crescer em todo o mundo. Por isso, é urgente combater esta estatística.

07
A principal causa da obesidade não é a ingestão de hidratos de carbono, mas sim o excesso de calorias. Tal foi provado em diversos estudos clínicos.
Uma dieta equilibrada deve integrar opções saudáveis, nomeadamente dos três grupos de macronutrientes, sendo eles: gorduras, proteínas e hidratos de carbono.
08
Deve criar-se um prato equilibrado, gerindo a porção de cada ingrediente, colocando a quantidade correta de cada elemento e deixando a parte de molho certa. Assim, consegue-se um prato de massa equilibrado e moderado na quantidade de calorias.

09
A massa representa uma forma saborosa de integrar na alimentação das crianças e adolescentes outros alimentos importantes da saudável dieta mediterrânica.
10
A versatilidade que permite torna a massa num ingrediente apreciado em todo o mundo. Diversas culturas adoram massa, pois é adaptável aos alimentos preferidos e usados em cada região.
Leia também: 4 maravilhosas receitas de esparguete com natas

11
A massa proporciona a energia dos hidratos de carbono (como proteína essencial para o tecido muscular), tal como outros produtos elaborados à base de cereais. Quem pratica desporto e outras atividades físicas, vê no consumo de massa um aliado, por isso deve integrá-la na sua dieta.
12
A massa pode ser comida pela grande maioria das pessoas. As pessoas sensíveis ou alérgicas ao glúten ou os celíacos devem optar por alternativas sem glúten. Caso uma pessoa não sofra de qualquer intolerância a este nutriente, não precisa de optar por produtos sem glúten.
NOTA: Este foram apenas 12 motivos, mas há muitos mais, pois cada receita com massa parece um bom motivo para comer este ingrediente, não é verdade?