Início Saúde 12 propriedades do vinho tinto que poucos conhecem

12 propriedades do vinho tinto que poucos conhecem

Sendo estimado em todo o mundo, o vinho tinto é particularmente venerado em Portugal. Descubra 12 propriedades do vinho tinto que que poucos conhecem.

propriedades do vinho tinto
12 propriedades do vinho tinto que poucos conhecem

Descubra 12 propriedades do vinho tinto que que poucos conhecem. Qualquer refeição fica bem melhor com um copo de vinho. O vinho tinto é um produto que para além de ser delicioso e  de tornar uma refeição ainda melhor também gera diversos benefícios para a saúde sendo alvo de diversos estudos científicos pelo mundo fora. Um serão entre amigos ou familiares adquire outras características pois o vinho faz fluir a conversa e a boa disposição, se for consumido moderadamente , um a dois copos por dia é a recomendação para obter os benefícios aqui mencionados.

Não deve por isso ser consumido em exagero pois pode pode prejudicar gravemente a saúde e ainda estragar um momento de saudável convívio! Também adora vinho tinto? Saiba mais sobre este néctar dos deuses.

propriedades do vinho tinto
12 propriedades do vinho tinto que poucos conhecem

12 propriedades do vinho tinto que poucos conhecem

É antioxidante

O vinho tem sido estudado em todo o mundo, sendo-lhe reconhecidos diversos benefícios. Foram encontrados no vinho tinto bebida propriedades antioxidantes que contribuem por exemplo, para melhorar a saúde dos tecidos celulares do nosso corpo, da pele aos órgãos internos.


Leia também: O Vinho tinto provoca-lhe dores de cabeça? Está aqui a solução


Uma equipa de investigação da Robert Wood Johnson Medical School revelou que o vinho tinto contribui para retardar o processo de oxidação. O vinho branco, por exemplo, também foi analisado e não mostrou ser tão eficaz.

propriedades do vinho tinto
12 propriedades do vinho tinto que poucos conhecem

Regulação do açúcar no sangue

Apesar da ingestão de álcool estar associada ao diabetes, o vinho tinto em particular contribui para regular os níveis de açúcar no sangue. Foi cientificamente provado que nos casos de diabetes tipo 2, há uma diminuição na geração de ácidos graxos e ainda uma manutenção dos níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue nos pacientes que ingerem vinho tinto. Isto, claro está, se existir uma dieta equilibrada.

Redução do colesterol

O resveratrol presente no vinho tinto é uma das propriedades dele que fazem maravilhas. Para além de contribuir para reduzir o mau colesterol (evitando assim obstruções arteriais) também auxilia no aumento do colesterol saudável.

O mau colesterol se estiver elevado, acumula-se nas paredes das artérias (podendo causar doenças cardiovasculares) e bom colesterol (porque transporta colesterol de outras partes do corpo de volta para o fígado, que remove o colesterol do organismo,  atua na “limpeza” do LDL) é útil, um bom parceiro da nossa saúde.

propriedades do vinho tinto
12 propriedades do vinho tinto que poucos conhecem

É amigo do coração

Pelo que foi falado anteriormente percebemos que o vinho tinto é amigo do coração. Para além disso contém  flavonóides que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que impedem a oxidação das células e a formação de coágulos sanguíneos por via dum mecanismo de defesa que protege o coração de doenças cardiovasculares, prevenindo por exemplo a ocorrência de ataques cardíacos no futuro.

Combate infeções gastrointestinais

As propriedades antibacterianas estão presentes no vinho tinto mas também no branco. Por isso, beber vinho durante as refeições é defendido pelos investigadores como uma ação benéfica para a saúde pois contribui para reduzir o risco de contrair uma infecção estomacal, particularmente se uma pessoa estiver a viajar. Salicilato de bismuto é uma propriedade presente no vinho que contribui para tratar desconfortos como diarreia.

propriedades do vinho tinto
12 propriedades do vinho tinto que poucos conhecem

Previne o cancro do intestino

Há uma elevada quantidade de antioxidantes no vinho tinto. No reputado British Journal of Cancer, foi publicado um estudo que defende que o vinho tinto, por conter resveratrol e vários polifenóis, não só previne como ajuda no tratamento do cancro do intestino, ajudando na regeneração das membranas mucosas do intestino grosso e delgado. Esta ação benéfica impede o aparecimento e a reprodução das células cancerígenas.

Fortalecimento dos ossos

O consumo moderado de vinho tinto permite  uma maior densidade óssea. Foi verificado que beber uma ou duas porções por dia representa benefícios a longo prazo, nomeadamente quando comparado com outro tipo de bebidas.

propriedades do vinho tinto
12 propriedades do vinho tinto que poucos conhecem

Previne o Alzheimer

Na Universidade de Rochester foi defendido  que o vinho tinto quando consumido moderadamente pode ajudar a eliminar toxinas e também a reduzir a inflamação do cérebro, sendo estes fatores de risco para a doença de Alzheimer facilmente se constata que o vinho tinto ajuda a prevenir o alzheimer.

Protege os olhos

Elementos como a longa exposição à luz e também elementos ambientais, como sujeira e poeira contribuem para estragar a saúde da retina. O resveratrol presente no vinho por via das uvas previne a degeneração da retina. Este componente previne a cegueira em longo prazo, ativando a proteína necessária que a torna capaz de se regenerar e se proteger.


Leia também: Vinho tinto e chá verde são benéficos para a saúde


propriedades do vinho tinto
12 propriedades do vinho tinto que poucos conhecem

Melhora saúde bucal

Os polifenóis presentes no vinho tinto contribuem para reduzir os danos bucais, melhorando a saúde da boca evitando desgastes e combate a inflamação das gengivas que ocorrem por via do acumular de bactérias.

Ajuda a emagrecer

O consumo de vinho tinto ajuda a emagrecer quando consumido moderadamente, pois impede o acumular gorduras no nosso corpo.

Previne e combate a depressão

Apesar de beber álcool estar associado a problemas de depressão, o vinho tinto em específico pode prevenir e combater a depressão se for bebido moderadamente.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.