Tratam-se de monumentos que, com o seu charme e mistério, atraem-nos como um íman. 12 Monumentos Históricos com mistérios por decifrar.
Queremos abordar os mistérios ancestrais e fizemos uma lista de monumentos históricos que, com o seu charme e mistério, atraem-nos como um íman.
Há milhares de anos atrás, os seres humanos criaram enormes e impressionantes edifícios. Os cientistas há séculos que se perguntam, incansavelmente, por quem e porque terão sido construídos.
As teorias que foram propostas são tão diversas que incluem versões místicas e extraterrestres.
Leia também: As cidades vão ficar assim se o planeta aquecer 2º
Stonehenge, Inglaterra

– Monumentos Históricos com Mistérios por decifrar
Diz a lenda que este complexo de pedras foi construído pelo Mago Merlin. Na verdade, Stonehenge apareceu muito antes desse hipotético conselheiro do rei Artur.
No entanto, como foram transportadas estas pedras gigantes da pedreira que se encontrava a centenas de quilómetros de distância?
O propósito desta construção também não está claro: poderia ter sido um observatório (a localização dos megálitos representa um modelo exato do sistema solar) ou então um templo/santuário (assim era usado pelos sacerdotes dos celtas, druidas).
Baalbek, Líbano

A pérola das ruínas da outrora próspera cidade é um complexo de templos feito ao estilo antigo. O ponto é que os romanos não tinham a tecnologia que lhes permitia instalar blocos de pedra com um peso de até mil toneladas (como os encontrados na base do templo).
Para comparar, o Partenon de Atenas é duas vezes menor que o gigante do Líbano, e o maior bloco da Grande Pirâmide de Gizé pesa apenas 90 toneladas.
A construção da fundação do templo é às vezes atribuída aos egípcios e por vezes a gigantes misteriosos. E alguns acreditam que poderia ter sido a base da torre de Babel.
Newgrange, Irlanda

Embora esta construção tenha sido descoberta por acaso, no século XVII, somente após quase três séculos se iniciou a sua investigação. Durante as escavações arqueológicas foi descoberto um monte de forma perfeitamente redonda, com um diâmetro impressionante e com idade superior às pirâmides egípcias.
No centro da construção foi descoberta uma tumba. Durante os solstícios, podemos observar um verdadeiro fenómeno: como os raios do sol preenchem gradualmente todo o interior. As superstições dos irlandeses dizem que é a entrada para o país dos elfos e fadas.
Leia também: É portuguesa uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo
Dólmenes do Cáucaso, Rússia

– Monumentos Históricos com Mistérios por decifrar
Nas encostas das montanhas estão espalhados pequenos dólmenes, construídos com pedras planas. As fachadas têm um buraco tapado com cortiça.
O surpreendente é que o peso das “lâminas” de pedra é medido em toneladas, mas elas são ajustadas umas às outras com tal precisão que uma faca afiada não consegue penetrar.
Ao mesmo tempo, a idade destes dólmenes chega aos cinco mil anos. Alguns deles são conhecidos pelas suas propriedades curativas. Curiosamente, a tradição dos dólmenes é encontrada em diferentes cantos do mundo, incluindo Portugal.
Tikal, Guatemala

Um dos maiores centros urbanos dos maias está escondido na selva. Aqui também podemos encontrar lagoas artificiais, um campo de jogos e palácios.
Mas a principal atenção é dirigida às pirâmides que formam as praças desta antiga cidade. Existem várias teorias sobre o seu uso: construções de culto, centros científicos, cemitérios ou todas elas.
A etimologia da palavra “Tikal” também não é clara. Acredita-se que vem da língua maia e que significa “poço de água”. Mas também existem outras versões sobre o seu significado: “lugar das vozes” ou “lugar das línguas”.
Petra, Jordânia

É absolutamente monumental e esconde-se a uma altura de 900 metros acima do nível do mar, num penhasco. Os seus construtores tiveram uma paciência invejável ao esculpir nas rochas esta fantástica maravilha.
Assim, no final do desfiladeiro de El Siq, uma abre-se uma vista fantástica para os pilares e pórticos de Al Khazneh (traduzido do árabe significa “o tesouro”).
Pode ser um templo, ou talvez um mausoléu. É muito difícil perceber como tudo isto foi feito, porque fazê-lo sem andaimes é impossível, e eles não os tinham.
Esferas de Pedra, Costa Rica

As petroesferas pré-históricas da costa do Pacífico quase se tornaram vítimas de vandalismo: os trabalhadores que as encontraram acreditavam que existia ouro escondido no interior.
De uma forma ou de outra, os artefactos sofreram danos: para atrair turistas, eles foram colocados nas praças de diferentes cidades. Devido às constantes mudanças de lugar, é impossível determinar uma data exata.
A teoria da sua origem, sob o efeito da água, mostrou-se infundada. E no fim de contas, não sabemos do que se trata: será um tipo de jardim astronómico ou talvez as tenham usado para marcar as fronteiras? Não há provas concretas de nenhuma das versões.
Leia também: É portuguesa uma das escadarias mais impressionantes do mundo
Guerreiros de Terracota, China

– Monumentos Históricos com Mistérios por decifrar
O Mausoléu de Qin Shi Huang possui estátuas dos seus cavalos e mais de 8.000 estátuas de guerreiros chineses. Eles foram enterrados de frente para o túmulo do imperador, como substitutos de pessoas reais e animais de estimação.
O exército foi feito à mão, em tamanho real, ao mais ínfimo detalhe, não havendo um único rosto que se repita. Durante as escavações (a partir de 1970), foi preciso agir com muito cuidado.
Em parte, devido à antiga lenda que dizia que o imperador tinha que ser acompanhado ao outro mundo por rios de mercúrio.
Angkor Wat, Camboja

Os europeus não conheciam este complexo arquitetónico até o século XIX. E quando o conheceram, duvidaram que tivesse sido construído por Khmers.
A construção é muito densa e as pedras são extremamente lisas. O complexo de 200 templos foi planeado de tal forma que qualquer viajante que se aproxime de qualquer dos lados, vê apenas três deles.
Na estação das chuvas parece especialmente fabuloso: o fosso largo cheio de água faz com que Angkor Wat pareça uma ilha no meio de um oceano infinito.
Timbuktu, Mali

– Monumentos Históricos com Mistérios por decifrar
Segundo uma lenda, a cidade apareceu graças à velha Buktu e o seu poço (“tim” na língua tuaregue), que recebiam as caravanas com alegria.
Esta cidade protagonizava todas as lendas medievais: tinha ruas de ouro e os seus habitantes eram sábios… Quem ousou tentar conquistar este enigmático lugar nunca voltou, até que o francês René Caillié fingiu ser um peregrino.
Mas rapidamente se surpreendeu quando viu uma cidade pobre, com prédios feitos em barro. Aquilo que desde então atrai os turistas é a arquitetura única e especial das mesquitas.
Leia também: O lugar mais hostil do mundo: a Ilha Sentinela do Norte
Estátuas da Ilha de Páscoa, Chile

Um pequeno pedaço de terra nas águas do Oceano Pacífico está cheio de estátuas gigantes (Moai). Existem dados que mostram que elas foram transportadas de um local bem distante até onde se encontram atualmente.
Infelizmente, as pessoas cujos descendentes poderiam lançar luz sobre esses enigmáticos monumentos, morreram há muito tempo por causa dos comerciantes de escravos.
Até ao momento, as investigações não explicam como elas foram construídas ou movidas.
Grande Esfinge de Gizé, Egito

– Monumentos Históricos com Mistérios por decifrar
Talvez a enorme escultura no meio das areias seja o maior mistério. Acreditava-se que foi criada por ordem dos faraós. No entanto, eles apenas restauraram a Esfinge.
O seu corpo, que parece ser o corpo de um leão, está cheio de sulcos. De acordo com as suposições mais ousadas, elas são marcas do Grande Dilúvio. Outro detalhe estranho é que a cabeça obviamente não combina e é desproporcionada.
Além disso, descobriu-se que sob este gigante há algumas câmaras vazias. Mas até agora não foi possível investigar mais profundamente o que está oculto pela Esfinge, principalmente por causa da proibição por parte das autoridades.
REALMENTE DECIFRAR MISTÉRIOS, PODE SER UM DOS MAIORES ENCANTOS DAS VIAGENS…