Conheça 12 erros ao fazer massa que deve evitar. A massa é um alimento especial, que até pode ser fácil de preparar, se houver conhecimento e experiência. É um produto versátil, que pode estar na base de diversas refeições. Tanto se pode fazer com ela uma refeição leve e saudável, como se pode criar um prato pesado e bastante calórico. Depende muito do que a acompanha.
Há criações gastronómicas que se podem tornar num verdadeiro petisco para as famílias numerosas. A massa é frequentemente bem acolhida, gerando consenso familiar. A massa pode ser a estrela mais cintilante de refeições deliciosas e bem distintas. Acha que faz massa perfeita? Tem a certeza? Eis alguns erros constantemente cometidos…

12 erros ao fazer massa que deve evitar
O tamanho importa!
A massa deve ser cozinhada em água abundante e numa panela com espaço. Fazê-lo numa panela pequena é um erro.
É preferível cozer a massa numa panela grande demais, deixando-a com muito espaço para se movimentar do que cozer a massa numa panela (ou tacho) pequena. Se houver pouco espaço, a massa não cozinha uniformemente, que é o que se pretende!

Cozer a massa em pouca água
A massa deve ser cozida numa quantidade abundante de água, sensivelmente o dobro da porção da massa. Assim, por cada 500gr de massa deve usar 950ml de água; se usar 1kg de massa deve colocar 1900 ml de água.
Leia também:
- Aprenda a fazer a massa perfeita
- Aprenda a fazer frango assado no forno com cerveja. Que petisco!
- Aprenda a cozinhar polvo congelado como nos restaurantes
- Aprenda a fazer o café perfeito, simples e delicioso. Tome nota!
Evite usar metal
Opte por uma colher de pau ou de plástico para mexer a massa. Um utensílio de metal interfere na temperatura da água, interrompendo a fervura.

Desperdiçar a água da cozedura
É um erro não aproveitar a água da cozedura, pois esta pode revelar-se preciosa na confeção de outro prato, enriquecendo-o em sabor. Pode usar essa água para fazer risotos excelentes. Pode também enriquecer sopas ou caldos.
Esta água pode ainda ser guardada durante uns dias e, se a congelar, pode até recorrer a ela para fazer outro prato de massa mais tarde.
O tempero excessivo
A massa deve ser colocada a cozer em água temperada com sal. Para cada 3 litros de água, deve usar apenas meia colher de sopa de sal. É comum abusar no sal!

Acrescentar sempre um fio de azeite
O azeite pode ser realmente útil em pratos de massa sem molho, pois permite que a massa fique mais solta e impede que ela cole entre si. Contudo, é completamente desnecessário usar um fio de azeite num prato com molho.
A massa colocada em pratos lisos
É um erro comum colocar a massa em pratos lisos. Ela fica melhor com molho, por isso deve ser servida em tigelas. Em alternativa, pode servir a massa em pratos, mas estes devem ser fundos, para que tenham mais molho e possam conservar o calor do prato por mais tempo.

O molho com colocação errada
Muitos fazem um monte de massa e, depois, vertem o molho para o topo da montanha. Pode até ser uma experiência visual agradável, mas é errado despejar assim o molho.
O molho deve ser integrado na panela com a massa, cozinhando por dois a três minutos, levando a massa a absorver o molho e a ficar mais saborosa.
Uso excessivo de molho
Para cada 500gr de massa cozinhada, deve colocar apenas uma chávena de chá com molho. Contudo, é frequente colocarem a massa numa “piscina” de molho.
Evite o molho excessivo pois, além de estragar a experiência, salpicando a roupa, torna o prato muito menos saudável…

Deitar fora as sobras
É um erro não reaproveitar as sobras da massa. A massa que sobra pode ainda ser bastante útil e saborosa na criação de outro prato.
Pode reaquecê-la ou acrescentar-lhe outros ingredientes que tenha no frigorífico para ter outra refeição saborosa e nutritiva, com um sabor distinto.
Seguir cegamente as instruções das embalagens
As instruções presentes nas embalagens são orientações úteis. Devem ser sempre levadas em consideração, mas devemos ter em conta que as mesmas indicações podem não ser perfeitas para todos os fogões.
Existem tempos de cozedura distintos e variáveis que podem levar a que seja necessário encurtar ou prolongar o tempo sugerido nas embalagens, nomeadamente por causa da panela usada, do tamanho da boca, se está a cozer num fogão a gás ou a eletricidade, entre outras variáveis relevantes.
É importante conhecer o produto, conhecer o próprio gosto e seguir os instintos.

O repouso da massa
É um erro deixar a massa a repousar por uns minutos, pois isso torna-a pastosa. Ela deve ser consumida de imediato.