Descubra 12 dicas eficazes para poupar na fatura da luz! Aprenda a usar a energia de forma consciente e reduza seus gastos mensais. Gerir o orçamento familiar é uma tarefa complicada. Uma fatia do orçamento vai para a eletricidade. Todos os meses temos de lidar com essa despesa. No entanto, ela pode ser substancialmente reduzida. Os especialistas na arte de poupar divulgaram algumas dicas que permitem economizar, sem esforço. Reunimos algumas dicas que irão permitir que reduza na sua fatura de eletricidade!
12 dicas eficazes para poupar na fatura da luz
A energia está cara, por isso devemos tentar poupar ao máximo na fatura de eletricidade. Se realizarmos algumas mudanças de comportamento, poderemos fazer com que a fatura de eletricidade seja reduzida substancialmente.
Os preços do mercado da energia variam muito. Por isso, procure a melhor tarifa e potência para si. Analise as diferentes ofertas e veja qual é a melhor tarifa, tendo em conta os hábitos de consumo feitos em sua casa. Considere o período do dia em que usa energia.

No momento de investir, compre eletrodomésticos com classe energética eficiente. O seu gasto energético é bastante inferior. Os modelos de classe energética eficiente representam uma mudança importante na fatura da energia. Por exemplo, se comprar uma televisão nova, deve garantir que seja de baixo consumo (tecnologia LED ou superior).
O frigorífico deve ser controlado. Ele pode implicar 30% da energia gasta, especialmente se for um combinado. Este eletrodoméstico é o grande consumidor da eletricidade que temos no nosso lar.
Por isso, para impedir que haja fugas de frio, convém verificar se as borrachas se encontram bem vedadas. Há diversos comportamentos que temos que levam a um reforço da refrigeração, como colocar recipientes de comida ainda quentes no frigorífico. Não o faça!
O termostato não deve ficar abaixo dos 4 graus. É uma medida dispensável e gasta mais energia. Evite abrir a porta do eletrodoméstico muitas vezes. Antecipe e, depois, retire e coloque várias coisas de que necessita ao mesmo tempo.

Por exemplo, após ir ao supermercado, prepare todos os alimentos do congelador e coloque-os de uma vez. Depois, faça o mesmo com os produtos destinados ao frigorífico. O eletrodoméstico deve ser limpo regularmente. Se acumula gelo, o frigorífico necessitará de mais refrigeração para o manter.
No momento de usar as máquinas de lavar, encha as máquinas de lavar e secar. Estes eletrodomésticos são responsáveis por boa parte do peso da fatura da luz. Por isso, para poupar, use as máquinas de lavar e secar somente quando elas se encontrarem na capacidade máxima.
Se na sua casa tiver tarifas bi-horária ou tri-horária, deve realizar as lavagens, ou a secagem, a essas horas. Outra forma de poupar na fatura da luz é lavar no programa económico sempre que possível ou lavar com a temperatura mais baixa. Se lavar a 30 ou a 40 graus, irá gastar menos energia e poupará a roupa.
Outra sugestão dos especialistas está na iluminação. A recomendação é que substitua as lâmpadas incandescentes. Opte por lâmpadas economizadoras ou de baixo consumo. Elas são mais caras. No entanto, o investimento compensa. Elas consomem bastante menos e duram muito mais. Estas lâmpadas permitem uma poupança na ordem dos 90%.
Se possível, invista em painéis solares. Embora represente um investimento inicial significativo, os painéis solares representam uma das melhores formas de poupar energia. Por isso, o investimento feito será amortizado aos poucos.
Um truque que permite poupar energia é desligar o forno ou fogão minutos antes. Se desligar uns minutos antes do fim da cozedura, o eletrodoméstico continuará a cozinhar.
Também deve evitar abrir a porta do forno, enquanto está a assar algo. Essa ação leva a que 25% do calor acumulado se perca. Por isso, o forno necessitará de voltar a aquecer.
Deve isolar bem a casa. No inverno, devemos impedir o frio de entrar. Os aquecedores, ventiladores e o ar condicionado são os maiores gastadores de energia, depois dos eletrodomésticos.
Por isso, deve melhorar o isolamento da casa: calafete portas e janelas. Para tornar a casa mais quente, use e abuse dos tapetes e das mantas no inverno. No verão, aproveite ao máximo as janelas, deixando-as bem abertas para a luz entrar.
Aprenda a poupar noutras áreas da sua vida e reduza a fatura mensal:
- Fuja das armadilhas! Aprenda a poupar no supermercado
- Como poupar no ar condicionado? Tome nota!
- Aprenda a poupar água em casa e na cozinha
Quando os aparelhos ficam em stand by, eles continuam a gastar energia. Desligue mesmo os aparelhos elétricos. Representam um dos maiores desperdícios de energia dentro de casa.
Apesar de estarem em modo suspensão, aparelhos como o televisor, a máquina de café, a impressora ou o computador continuam a gastar energia. Por isso, deve usar tomadas com botão de corte de corrente. Quando não está a usar, desligue a tomada.
Sempre que sair de uma divisão, não tenha as luzes acesas. Apague a luz se mudar de divisão da casa por mais de 15 minutos.
É simples, prático e muito dispendioso: não deixe o telemóvel a carregar noite fora. É um erro comum deixar o telemóvel ou tablet a carregar durante horas. Representa um desperdício. Quando a carregar, retire o carregador da ficha.
Reduza o termostato do esquentador até à temperatura necessária. O aquecimento da água representa uma boa parte do consumo de eletricidade. Para poupar na fatura da eletricidade, também deve escolher torneiras e chuveiros eficientes. Se tiver um termoacumulador, deve desligá-lo, quando não estiver a ser usado ou pode colocar um temporizador na ficha.