Conheça 12 bons motivos para comer massa sem peso na consciência. Alguns estudos sobre massa e o seu consumo evidenciam a capacidade deste ingrediente ajudar na redução do índice de massa corporal (IMC) e dos centímetros do perímetro abdominal.
Claro que tudo depende daquilo que acompanha a pasta. Porém, se cozer uma massa e a perfumar com tomate, alho, azeitonas, azeite e um pouco de proteína animal, então estará a honrar a célebre dieta mediterrânica, eleita por muitos como a mais saudável de todo o mundo.
Assim, é fácil encontrar motivos para comer mais vezes massa e nós reunimos 12 boas razões para ficar a conhecer!

12 bons motivos para comer massa sem peso na consciência
É saudável
Os pratos de massa podem ser muito equilibrados e uma excelente fonte de energia. Para isso, deve privilegiar bons acompanhamentos e um modo de confeção saudável. Pode, ainda, optar pelas massas integrais, que têm mais fibra e ajudam a regular o trânsito intestinal, a reduzir os níveis de colesterol e a melhorar os problemas de estômago.
Leia também: Aprenda a cozinhar massa como um Chef italiano
É saciante
Quem nunca se sentiu plenamente satisfeito, depois de comer um prato de massa? É que as massas adiam por mais tempo a sensação de fome. Logo são uma boa opção para as dietas, pois evitam aqueles snacks tentadores que acabam por arruinar uma alimentação que se quer saudável.

É económica
Independentemente, de serem caseiras ou de compra, a massa é um produto acessível e que permite preparar pratos económicos. Não são precisos muitos ingredientes para conseguir uma refeição equilibrada, saborosa e barata.
É versátil
Realmente há uma grande variedade de massas e, se pensarmos nisso, conseguimos lembrar-nos que elas tanto podem ser incluída numa sopa (sopa de letras), como podem protagonizar uma sobremesa (aletria). Tudo é possível e permitido quando falamos de pasta! Portanto, o importante é privilegiar as opções mais saudáveis e usufruir ao máximo do sabor.

É simples de cozinhar
Esta é outra grande vantagem! Não é preciso ser um masterchef para fazer uma massa saborosa e saciante. Basta ferver água, juntar a massa, o azeite, sal e pimenta e aí tem uma massa deliciosa, pronta a acompanhar qualquer ingrediente.
É apreciada por todos
É difícil encontrar alguém que não goste de massa, dada a sua versatilidade e variedade. De entre lacinhos, conchas, spaghetti, tagliatella, ravioli, fettuccine…, certamente há alguma que agrade, mesmo ao gastrónomo mais exigente.

É um alimento que ajuda a prevenir o cancro
Os estudos indicam que um prato de massa com grãos ajuda a prevenir o cancro do estômago e do cólon. Esta é uma refeição rica em nutrientes e uma fonte de energia que ainda evita problemas de saúde.
É uma aliada na perda de peso
Como já dissemos, a massa é saciante, por isso ajuda a controlar o apetite. Além disso, se privilegiar a massa integral e a acompanhar com ingredientes saudáveis como um molho fresco de tomate com alho (caseiro), um fio de azeite e um punhado de manjericão, tem tudo o que precisa para um prato saudável e saboroso, que não compromete nenhuma dieta.
Leia também: 3 receitas de massa com atum para refeições práticas e deliciosas

É pouco salgada
Sabemos que o excesso de sal é responsável por problemas de saúde como doenças cardíacas, hipertensão arterial e diabetes. Outra boa notícia é que a massa tem uma baixa concentração deste mineral. Por isso, no momento de a cozinhar, não deve carregar no sal, mas antes optar por ervas aromáticos e temperos saudáveis.
É pouco rica em gordura
A massa possui cerca de ½ grama de gordura por porção. Portanto, na hora de a cozinhar, não precisa de exagerar na manteiga, no azeite ou no queijo. Aproveite a própria gordura da massa e consiga um prato mais equilibrado.

É uma ajuda para controlar os níveis de açúcar no sangue
A massa contém uma lenta absorção dos açúcares, o que contribui para a diminuição do índice glicémico dos alimentos consumidos. Logo, este alimento, se inserido num regime alimentar saudável, pode auxiliar na prevenção da diabetes e da obesidade.
É um alimento que pode não ter glúten
Já existe massa sem glúten, o que é uma excelente notícia para quem sofre desta intolerância. As massas de milho, arroz e quinoa são deliciosas e uma ótima alternativa.