Será a castanha um pequeno fruto milagroso? Quais serão os seus benefícios? Será que tem malefícios? Qual é a sua história e origem? Conheça 12 benefícios das castanhas para a sua saúde.
A castanha sabe muito bem em dias frios e chuvosos, mas melhor do que saber bem, é fazer bem. E pouco haverá de melhor do que sentir o perfume das castanhas assadas em pleno outono, certo?
Fique, agora, a saber mais sobre esta semente tão especial e benéfica para a nossa saúde.
12 benefícios das castanhas para a sua saúde

A origem das castanhas
Muitos historiadores defendem que a castanha será proveniente da Ásia Menor, dos Balcãs e Cáucaso. A castanha foi uma importante fonte de calorias para o homem pré-histórico, estando presente na história da civilização ocidental, há mais de 100 mil anos.
A castanha é um fruto que vem da castanheira. Esta árvore, que consegue viver mais de um milénio, é a rainha das florestas, atingindo uma altura que pode chegar a uns fantásticos 50 metros. O fruto do castanheiro é o ouriço e a semente deste é a castanha. Assim, tal como as nozes, a castanha é uma semente.
Contudo, ela tem vantagens em relação à outra, uma vez que possui níveis de gordura bem menores e possui valores de amido bem mais altos, o que permite um maior uso da castanha na alimentação.

História
Há imensas provas da importância e uso das castanhas ao longo de vários séculos. Foram diversas as civilizações que acharam relevante recorrer às castanhas. Tanto gregos, como romanos, colocavam em ânforas repletas de mel silvestre as castanhas e, assim, não só conservavam o alimento, como o impregnavam de sabor.
Na Idade Média, monges e freiras que eram peritos em doçaria conventual usavam as castanhas em muitas das suas receitas. Ainda na Idade Média, a castanha era moída, tornando-se dessa forma num dos principais farináceos da Europa.
As castanhas, no passado, foram em alguns contextos absolutamente cruciais, tendo mesmo substituído o pão, em caso de invernos rigorosos. Ela chegou mesmo a ser chamada de “pão dos pobres”.

A composição das castanhas
As castanhas são ricas nas vitaminas C e B6. A quantidade apreciável de vitamina B e fósforo ajuda a manter o sistema nervoso saudável. O fósforo é, também, importante para o desenvolvimento e saúde dos ossos e dentes.
As castanhas são, ainda, uma ótima fonte de potássio. Além disso, elas são muito ricas em hidratos de carbono complexos como o amido. Por exemplo, as castanhas têm cerca do dobro da percentagem de amido presente nas batatas.
As castanhas também possuem quantidades significativas de minerais (como, por exemplo: ferro, magnésio, potássio, selénio e zinco). As doses de selénio que o nosso corpo necessita para conservar as células estão presentes nas castanhas. A castanha elimina toxinas e retarda o envelhecimento.
As castanhas são uma boa fonte de energia, saciam e são menos calóricas por terem água em 50% da sua composição. A castanha é uma fonte de fibras alimentares (com açúcares de digestão lenta). É, também, rica em fibras e possui uma composição que permite às castanhas gerarem diversos benefícios.

Benefícios
Alguns dos benefícios das castanhas já estão implícitos na descrição da sua composição. Entre os diversos benefícios inerentes ao consumo de castanhas, estão:
– fortalece o sistema imunológico, devido à vitamina C e a outros antioxidantes.
– dá saúde e contribui para o bom desenvolvimento dos ossos, pela presença de cobre, magnésio, cálcio e fósforo.
– previne doenças como a osteoporose.
– contribuem para o bom desenvolvimento do sistema digestivo, sendo recomendadas castanhas a quem tenha problemas gastrointestinais, pois facilita o trânsito intestinal.
– melhora a função cerebral e a cognição, pois ajuda o fluxo sanguíneo no cérebro (presença do potássio), auxiliando ainda a saúde do sistema nervoso, favorecendo a concentração e a memória.
– previne as doenças crónicas como o Alzheimer, pela presença dos antioxidantes.
– melhora a saúde do sistema cardíaco.
– regula o colesterol.
– diminui a inflamação do corpo.
– previne os coágulos de sangue, algo que é particularmente importante, pois reduz o risco de AVC, ataque cardíaco ou outras doenças cardíacas.
– combate ou evita doenças respiratórias, tosse, resfriados e bronquite.
– apoia a perda de peso, pois sacia, reduz o apetite e possui fibras em número elevado.

A família das castanhas
As castanhas possuem uma família alargada (as oleaginosas), cujos elementos que a constituem fazem muito bem ao coração. Nesta família de oleaginosas, estão as amêndoas, os amendoins, as avelãs, as castanhas de caju, as castanhas do Pará, as nozes e os pistachios.