Para muitos, a rotina é por vezes exaustiva. E isso significa chávenas e mais chávenas de café, uma ou outra bebida energética e “bofetadas” na cara para não adormecer. O problema destes estimulantes (e da agressão física imposta a si próprio) é o seu caráter temporário. Mas há alimentos que, pelas suas propriedades nutricionais, são capazes de funcionar como importantes fontes de energia. Certamente que já conhece alguns, mas hoje trazemos-lhe uma lista de alimentos que dão energia e que vão ajudar a que encare o dia a dia com mais ânimo e força.
Sabemos que as tarefas diárias conseguem ser muito exigentes e nem sempre conseguimos fazer tudo. Portanto saiba quais as escolhas alimentares mais adequadas para dar ao seu corpo tudo aquilo que ele precisa.
Leia também: Curiosidades incríveis sobre o café
12 alimentos que dão energia ao seu dia a dia

Água
É verdade, beber água é importante, pois ela ajuda a transportar nutrientes, nomeadamente aqueles que contribuem para a obtenção de energia para as células. Sem água suficiente no nosso corpo não somos capazes de metabolizar comida, nem energia.
O ideal é ingerir cerca de 2 litros de água por dia, a qual também pode estar presente em alimentos como a melancia, por exemplo.

Frutas
O açúcar natural da fruta é uma excelente fonte de energia. Ele ajuda a manter o nível de açúcar no sangue estável. A fruta é ainda muito rica em fibras. Faça batidos de fruta, especialmente de banana, rica em potássio e vitaminas B, que mantêm o nível de glicose estável e ajudam a desacelerar a digestão. O coco também é um boa fruta, pois possui uma gordura que é rapidamente transformada em energia.

Frutos secos
Castanhas-de-caju, amêndoas e avelãs possuem bastante magnésio, que converte o açúcar em energia. Esses alimentos são, por isso, boas fontes de energia, proteína, fibra e nutrientes. Assim, este é um excelente snack.

Chocolate
Mais uma boa razão para gostar de chocolate. Ele é uma grande fonte de energia. A razão é simples. Este alimento possui um estimulante natural chamado teobromina (similar à cafeína) que não só dá mais energia, como melhora a disposição e o humor. O chocolate negro é rico em flavonoides, bons para o coração, o que também ajuda a ter maiores níveis de energia.

Alimentos integrais
Os hidratos de carbono fornecem 60% da energia necessária ao organismo. Os cereais integrais são ricos em hidratos complexos, vitaminas e minerais, logo são uma excelente fonte de energia.
Além disso, o pão integral pode previne o aumento da glicose sanguínea, depois da refeição. Tanto o pão integral como a aveia oferecem uma energia contínua. A quinoa é outra importante fonte de fibra, vitaminas B, proteína e hidratos complexos, por isso é um bom fornecedor de energia e saciedade.

Iogurte
O ideal é combinar os hidratos de carbono com proteínas. Assim, consegue melhorar o processo digestivo. O iogurte, por exemplo, tem probióticos, os quais ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a aumentar os níveis de energia. Um ótimo pequeno-almoço, por exemplo, é iogurte com cereais.

Peixes e mariscos
O salmão, por exemplo, é um peixe com pouca gordura e muita proteína e ómega 3, que ajudam a manter o coração saudável. Tal melhor a atividade cerebral e a circulação. Os moluscos e as ostras são ricos em ferro e também ajudam a transportar oxigénio pelo corpo, melhorando o aporte enérgico.

Pipocas
Referimo-nos, exclusivamente, à pipoca caseira de panela, com pouca gordura. Essa tem muitas fibras, facilita a digestão e dá muita energia.

Ovos
Os ovos possuem muito ferro e proteína, substâncias capazes de fornecer bastante energia. Além disso ainda possuem colina, um tipo de vitamina B que ajuda nas funções cerebrais e na produção de energia.

Chá de gengibre
Este chá tem muitos antioxidantes e nutrientes que fornecem bastante energia. O seu sabor é forte, mas nada que uma colher de mel não resolva.

Vegetais de folhas grandes e escuras
A couve é um superalimento, cheio de vitaminas e minerais. Por isso, ela funciona como uma boa fonte de cálcio e energia. Outras boas opções são a acelga e os espinafres, ricos em vitaminas A e C, cálcio, ferro, fibra e proteína.

Bagas goji
Estas bagas aumentam os níveis de energia e contribuem para a libertação de hormonas. Elas ajudam a controlar o stress e a melhorar o humor e a memória, além de serem uma importante fonte de energia.
Leia também: 11 benefícios do café e malefícios para a sua saúde
Dicas para ter mais energia
Além da alimentação, há outras coisas que pode e deve fazer para aumentar os níveis de energia do seu corpo. Pronto, para tomar nota!
Caminhar
A atividade física realizada, por exemplo, em caminhadas, ajuda mesmo a aumentar os níveis de energia. Algo simples, prazeiroso e que pode ser muito benéfico para a sua saúde.
Ouvir música
A música estimula quase todas as regiões do cérebro, além de ajudar a aumentar a concentração e o foco. Ponha uma música divertida, dance e verá como fica logo com outra disposição e energia.
Durma
O esforço excessivo do cérebro, sem descanso, pode gastar energia demais. Por isso, dormir bem, assim como fazer uma sesta, podem ser medidas essenciais para fazer uma espécie de “reset” e recuperar os níveis de energia.
Tome sempre o pequeno-almoço
O pequeno-almoço é a primeira refeição do dia e, por isso, é ele que lhe vai dar energia para as primeiras tarefas do seu dia. Um bom pequeno-almoço ajuda a manter o indivíduo alerta, satisfeito e com o metabolismo operacional para começar o dia. Omitir refeições do seu plano diário é o primeiro passo para uma sensação de fadiga e falta de energia.