Início Histórias 11 segredos estranhos sobre a Lua que talvez desconheça

11 segredos estranhos sobre a Lua que talvez desconheça

Terremotos, poeira letal, o efeito lunar sobre o nosso sono e o magnetismo são apenas alguns dos mistérios mal explicados da nossa lua.

1881

_

7 – Dificuldades com a baixa gravidade

Embora a força seja apenas um sexto do que é na Terra, a movimentação na superfície da Lua não é de forma alguma uma tarefa simples. Segundo o astronauta Buzz Aldrin, as roupas desajeitadas e a camada de pó que fazia os seus pés afundarem 15 cm, dificultaram bastante as caminhadas.

A menor gravidade diminui o atrito entre os corpos e a superfície lunar, o que faz com que os corpos tenham uma grande força de inércia. Isso causou complicações quando os astronautas queriam mover-se rapidamente ou mudar de direção. Se os exploradores quisessem realmente ir mais rápido em vez de passos lentos, eram forçados a moverem-se em saltos grandes e desajeitados, o que também não é nada facilitado pelo terreno irregular e cheio de crateras.

8 – A origem da Lua

Embora ninguém possa garantir de onde veio o satélite, existem cinco teorias de peso sobre o assunto. A Teoria da Fissão argumenta que nossa lua era uma parte da Terra que, nalgum momento não identificado do passado, separou-se do fundo da região do oceano Pacífico. Já a da Captura diz que a Lua estava simplesmente a vaguear pelo espaço quando ficou presa no nosso campo gravitacional.

As outras duas hipóteses apontam que o corpo celeste foi condensado a partir de asteroides ou formou-se após a colisão do nosso planeta com outro do tamanho de Marte. A teoria mais aceitável, até ao momento, é a do Impacto Gigante, que diz que um planeta em formação, chamado Theia, chocou com a Terra dando origem a uma nuvem de detritos que eventualmente se transformou na Lua.

9 – Influência no sono

Que a Lua e o nosso planeta se influenciam mutuamente, não há como negar, mas o que continua a proporcionar grandes debates são os efeitos do astro sobre os seres humanos. Há quem diga que a lua cheia é capaz de trazer à tona os comportamentos mais estranhos de uma pessoa, mas a única coisa que a ciência confirma é de que existem boas possibilidades do corpo celeste poder alterar o nosso ciclo de sono.

De acordo com um estudo baseado em voluntários da Universidade de Basel, na Suíça, as fases da lua afetam – e confundem – os ciclos de sono dos humanos de uma forma claramente mensurável; segundo esse estudo, as nossas piores noites costumam coincidir durante a lua cheia. Se o estudo estiver correto, essa pode ser uma boa explicação que pode justificar o porquê de vermos as pessoas a fazer mais loucuras nas épocas em que Lua aparece com mais clareza.

(cont.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.