Início Saúde 11 benefícios do café e malefícios para a sua saúde

11 benefícios do café e malefícios para a sua saúde

Uma bebida que está presente no quotidiano da maioria dos portugueses. Conheça 11 benefícios do café e malefícios para a sua saúde.

benefícios do café e malefícios
11 benefícios do café e malefícios para a sua saúde
3.6
(21)

 O café possui efeitos anti-inflamatórios, dá-nos energia e é rico em antioxidantes. Facilita a digestão, melhora a memória e reduz ligeiramente o apetite. O seu composto principal é a cafeína que pode estimular a chamada ‘gordura boa’ e ajudar na perda de peso. Será uma bebida mágica? Uma bebida que está presente no quotidiano da maioria dos portugueses. Em baixo apresentamos 11 benefícios do café e malefícios para a sua saúde.

O café é, realmente, uma bebida fantástica que os portugueses não dispensam no seu dia a dia. É comum beber pelo menos um café por dia, pois esta fantástica bebida, além de saber muito bem, gera no nosso corpo muitos benefícios.

Fique a saber mais sobre o café e as suas propriedades.

11 benefícios do café e malefícios para a sua saúde

benefícios do café e malefícios
11 benefícios do café e malefícios para a sua saúde

Propriedades do café

O café tem propriedades muitos específicas que permitem gerar diversos benefícios. Além da grande quantidade de antioxidantes, o café possui outros nutrientes estimulantes, entre eles a cafeína. Ela, por exemplo, auxilia na prevenção do cansaço. Por isso, é que recorremos ao café algumas vezes por dia, para mantermos as energias e trabalharmos ao máximo as nossas capacidades, sem quebras.

Benefícios

Combate o cansaço

O café diminui a fadiga e melhora a resistência e a coordenação motora. É um bom amigo para os atletas. Também melhora o estado de alerta, devido ao elevado nível de cafeína, pois esta produz um aumento da energia.

O café contribui para níveis de concentração mais elevados. Basta um consumo moderado, para que o nosso desempenho desenvolva melhorias substanciais, quando comparado com dias em que não se tenha bebido.

benefícios do café e malefícios
11 benefícios do café e malefícios para a sua saúde

Previne a depressão

O café previne a depressão, interferindo de forma positiva no humor. Também está ligado a hábitos sociais de convívio, o que permite a integração num ambiente salutar.

Previne o cancro

Alguns estudos defendem que o café, pelas suas propriedades, atua na prevenção de alguns tipos de cancro, nomeadamente os do cólon, fígado, mama, ovários, pele, próstata, pulmão, útero e reto.

Previne dores de cabeça

A cafeína não apenas previne, como atenua as dores de cabeça.

benefícios do café e malefícios
11 benefícios do café e malefícios para a sua saúde

Propicia o emagrecimento

O estímulo que a cafeína produz no metabolismo implica um maior gasto de calorias, permitindo que se queime mais gordura.

Reduz o colesterol

Além de possibilitar uma redução do colesterol total, o café também permite um aumento do bom colesterol (HDL) e, ainda, da adiponectina, que é um elemento anti-inflamatório, produzido pelo nosso organismo.

Protege o coração

Ao permitir um aumento do colesterol bom (HDL), o café protege o coração, pois o HDL é considerado cardioprotetor. Ele também reduz o colesterol mau, o LDL.

benefícios do café e malefícios
11 benefícios do café e malefícios para a sua saúde

Estimula e ajuda nos estudos

Além de auxiliar no trabalho, o café também ajuda nos estudos. Por isso, muitos jovens académicos recorrem à bebida durante as épocas de exames, em que o estudo é mais intenso.

Previne doenças

Devido a diferentes propriedades presentes no café, esta bebida permite atuar no sentido de evitar doenças como: Alzheimer, diabetes, Parkinson, cancro, cirrose.

Ajuda na digestão

O café estimula a secreção ácida do estômago e produz a contração peristáltica, permitindo que funcione como um laxante natural.

Ajuda na estética

É também um auxiliar da beleza, ajudando na batalha contra a celulite. Há cremes com cafeína, pois ela estimula a circulação e permite libertar a retenção de água armazenada.

benefícios do café e malefícios
11 benefícios do café e malefícios para a sua saúde

Malefícios

O café produz muitas coisas boas, está na origem de muitos benefícios, mas também há alguns riscos que devemos conhecer. É preciso perceber que o café não pode ser tomado em simultâneo com alguns medicamentos, pois impede os efeitos destes (exemplos: levotiroxina, um medicamento recorrente para a tiróide; alendronato, um medicamento recorrente para a osteoporose).

O café pode, ainda, causar hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue), pois a cafeína pode fazer com que haja fortes oscilações da glicose no sangue, o que gera fraqueza, elevando o nervosismo, causando tremores e até palpitações cardíacas. O café pode também causar insónias e, decorrente disso mesmo, cansaço, pois perdendo qualidade do sono, o corpo ressente-se. Ele pode também estar na origem de ataques de pânico e ansiedade.

O café é viciante, por isso quem deixa de beber pode ter dores de cabeça. As arritmias cardíacas também podem surgir se se consumir café de forma excessiva, elevando os riscos de fibrilação arterial, aumentando os riscos de derrames ou de outros problemas cardiovasculares.

11 benefícios do café e malefícios para a sua saúde
11 benefícios do café e malefícios para a sua saúde

Um consumo excessivo de café deve ser evitado por mulheres na menopausa e até por pessoas idosas, pois a bebida pode levar ao surgimento de osteoporose. Na gravidez, também se deve evitar o consumo de café, pois ele causa e agrava problemas digestivos, intestinais, úlceras e até síndrome de fadiga crónica.

Resumindo e concluindo, o café causa sintomas de overdose. Entre os mais comuns estão: irritabilidade, hipertensão, agitação, insónia, dores de estômago. Por isso, deve ser bebido com moderação.

Nota: Recomenda-se que, no máximo, se bebam 6 chávenas de café por dia. Consumir mais pode levar a efeitos colaterais.

A sua opinião importa, gostou deste artigo ?

Clique nas Estrelas para classificar

Classificação média 3.6 / 5. Numero de classificações: 21

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.