Início Saúde 11 alimentos para fortalecer o seu sistema imunitário. Tome nota!

11 alimentos para fortalecer o seu sistema imunitário. Tome nota!

Quer reforçar o sistema imunitário? Saiba quais os alimentos que deve comer para proteger e fortalecer o seu sistema imunitário.

fortalecer o seu sistema imunitário
11 alimentos para fortalecer o seu sistema imunitário. Tome nota!

Quer reforçar o sistema imunitário? Saiba quais os alimentos que deve comer para proteger e fortalecer o seu sistema imunitário.

O sistema imunitário é o nosso principal sistema de defesas. É ele que nos defende de qualquer ataque, por qualquer agente infecioso. Portanto, é aconselhável tê-lo bem fortalecido, de modo a que seja o mais eficaz possível no ataque a esses agentes agressores.

Uma das maneiras de reforçar o nosso sistema imunitário, é mesmo através da alimentação. A alimentação deve ser variada e enriquecida por alguns alimentos em particular devido as suas características e propriedades.

Estes alimentos são capazes de tornar as defesas do nosso corpo mais fortes e imbatíveis. Fique a saber quais os essenciais que deve ter por casa.

11 alimentos para fortalecer o seu sistema imunitário. Tome nota!

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Citrinos

Os citrinos são especialmente ricos em vitamina C, vitamina que contribui para a produção de linfócitos, que ajudam o organismo a criar anticorpos. Os homens precisam de ingerir 75 miligramas de vitamina C por dia. No caso das mulheres, necessitam de consumir 90 miligramas diárias de vitamina C.

Os anticorpos têm um papel essencial no combate a todo o tipo de infeções. Assim, algumas das frutas a privilegiar são:

– Laranja

– Clementina

– Tangerina

– Limão

– Lima

– Uvas

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Kiwi

O kiwi possui bastantes antioxidantes, polifenóis, vitamina C e magnésio, os quais neutralizam a ação dos radicais livres. Como tem muitas fibras, esta fruta também ajuda na formação do bolo fecal e na regularização do trânsito intestinal.

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Papaia

A papaia também contém bastante vitamina C, possuindo cerca do dobro das nossas necessidades diárias. A papaína é uma enzima digestiva presente na papaia que possui propriedades anti-inflamatórias.

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Pimentos vermelhos

Os pimentos, particularmente os vermelhos, têm cerca do triplo de vitamina C das laranjas, por exemplo. Além disso, são ricos em betacaroteno, um antioxidante que se transforma em vitamina A no organismo.

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Brócolos

Os brócolos possuem vitaminas (A, C e E), fibra e minerais. É, por isso, rico em muitos nutrientes. Para tirar o máximo partido deles, deve procurar cozer os bróculos ao vapor.

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Gengibre

O gengibre ajuda a atenuar as dores de garganta e contribui para a recuperação das doenças, nomeadamente inflamatórias. Esta raiz é, ainda, uma fonte de minerais, como o magnésio, o cálcio e o potássio, e de vitamina C e B6.

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Espinafres

Os espinafres possuem muita vitamina A, C, K e do complexo B. Daí a sua ação antioxidante. Eles contêm ainda fósforo, ferro e potássio. Eles devem ser cozinhados por pouco tempo, para não perderem as suas propriedades nutricionais.

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Iogurte

Os iogurtes são muito ricos em vitamina D. Porém, para serem super saudáveis, eles não devem ser açucarados, devendo ser consumidos ao natural, complementados por outros ingredientes como frutas ou mel.

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Frutos secos

Os frutos secos, como as amêndoas e as nozes, por exemplo, contêm vitaminas E e B3. A vitamina E é lipossolúvel, por isso precisa de gordura para ser adequadamente absorvida.

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Cogumelos

Os cogumelos possuem fibras, vitaminas e minerais. Além disso, eles possuem selénio; betaglucanos; vitaminas B e D; cobre; e potássio. Todos antioxidantes e estimulantes do bom funcionamento do sistema imunitário.

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Ovo

O ovo possui bastante vitamina A e D e triptofano. Este é um aminoácido que contribui para a produção de serotonina, a qual regula o sono, o humor e o bem-estar, sendo por isso essencial para manter em bom estado a saúde quer física, quer mental.

O principal mandamento para um corpo saudável é fazer uma dieta equilibrada e variada. Contudo, se preferir alguns dos alimentos que referimos, conseguirá um sistema imunitário mais forte e reforçado.

Num momento em que os cuidados com a saúde são cada vez maiores, siga as sugestões acima e cuide ao máximo de si e do seu corpo: o seu templo!

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos). Antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, deve ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

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