Descubra os 10 surpreendentes benefícios do Bacalhau. O bacalhau é um alimento bastante apreciado em Portugal, por isso é apelidado de “fiel amigo”. Está presente em momentos importantes, datas marcantes, festas tradicionais, eventos familiares, encontros de amigos, entre outros momentos.
A verdade é que os portugueses estabeleceram uma relação bastante próxima com o produto, por isso já criaram mais de 1001 receitas com bacalhau. Mas, este alimento, além de ser bastante saboroso também se revela bastante benéfico para a saúde, podendo auxiliá-lo a ficar em boa forma! Quer saber mais sobre este produto que é incontornável na nossa vida?

10 surpreendentes benefícios do Bacalhau
O bacalhau
O “fiel amigo” é um alimento de carne branca que está disponível ao longo de todo o ano. Ele contém gorduras saudáveis, apresentando uma grande riqueza em proteínas, vitaminas e minerais, nutrientes necessários para que seja possível manter um estilo de vida saudável.
Leia também: Aprenda a fazer o bacalhau perfeito
Ainda há a produção de óleo de fígado de bacalhau que, na sua composição, tem uma quantidade elevada de vitaminas (nomeadamente A, D, E) e ómega 3, contendo assim elementos essenciais para a nossa saúde. Por cada porção de 100g de bacalhau, podemos encontrar 122 calorias, havendo ainda 0,4 g de hidratos de carbono, 21 g de proteínas, entre outros componentes.

10 Benefícios do Bacalhau
É rico em vitamina B12 e B6
As elevadas quantidades de vitamina B12 e B6 presentes no bacalhau ajudam a manter os níveis de homocisteína no corpo. Assim, o consumo de bacalhau ajuda a reduzir o risco de ataques cardíacos e derrames. É amigo do coração!
Protege contra o carcinoma de células renais
Conseguimos uma significativa proteção contra o carcinoma de células renais, quando incluímos na nossa dieta o bacalhau. Ficamos assim mais protegidos contra um dos tipos de cancro (renais) mais comuns.

Reduz a depressão e o stress
O bacalhau contém ácidos gordos, como ómega 3. Portanto, o seu consumo contribui para impulsionar para o cérebro o suprimento de sangue, levando assim a uma redução do stress e ao combate da depressão.
É rico em proteínas e pobre em calorias
O bacalhau contém poucas calorias, mas é um alimento rico em proteínas. Ele contribui para manter os músculos saudáveis, ajudando ainda a reparar os danos corporais causados pela rotina de exercício físico.

Ajuda a reduzir os níveis de colesterol
O bacalhau contém niacina, um nutriente importante que ajuda a reduzir os níveis do mau colesterol.
Reduz o risco de arritmia ou morte súbita
No óleo de fígado de bacalhau, há níveis de EPA, DHA e ácidos gordos, como o ómega 3, que ajudam a reduzir significativamente o risco de arritmia ou morte súbita.

Tem uma quantidade elevada de ómega 3
O bacalhau contém uma quantidade elevada de ómega 3. É um ótimo alimento, até para pessoas que sofram de diversas doenças, nomeadamente cardíacas, diabetes e arteriosclerose.
O afinamento do sangue também ocorre com o consumo de bacalhau por causa da sua riqueza em ómega 3, o que contribui para controlar a pressão alta e para evitar o bloqueio das artérias.
Leia também: 4 receitas de bacalhau com broa de comer e chorar por mais
O consumo de bacalhau pode também ser benéfico, pois a sua riqueza em ácidos gordos contribui para aumentar a variabilidade da frequência cardíaca, ajudando na prevenção de ritmos cardíacos anormais e reduzindo o risco de sofrer um acidente vascular cerebral isquémico.
Reduz o risco de leucemia, mieloma múltiplo e linfoma de Hodgkin
Parece bom demais para ser verdade, mas é um facto que incluir o saboroso alimento na nossa dieta ajuda a reduzir o risco de sofrer de determinados problemas de saúde, nomeadamente mieloma múltiplo, linfoma de Hodgkin e leucemia.

Diminui o risco de cancro no cólon
O consumo de bacalhau, por conter vitamina B12, selénio e vitamina D, também contribui para reduzir o risco de cancro no cólon.
Reduz o risco de sofrer uma trombose profunda
O consumo regular de bacalhau também contribui para reduzir o risco de desenvolver uma trombose profunda, que é uma condição que normalmente é originada pela formação de coágulos sanguíneos nas veias profundas das pernas.
Toda a receita de bacalhau é ótima, não é? Se já havia 1001 razões para comer bacalhau, agora tem mais 10. São 1011 motivos para saborear o “fiel amigo”.
Excelente