Remédios caseiros, sem químicos, e que não necessitam de prescrição médica. Conheça 10 remédios da avó contra a constipação, gripe e resfriado.
Cada vez mais recorremos a medicamentos para pôr fim a uma dor de cabeça, aliviar uma inflamação no estômago ou curar um resfriado ou gripe. Seja qual for a situação, há à nossa volta uma série de alimentos e de recursos de que podemos dispor, para aliviar um mal-estar e incómodo.
Não queremos com isto dizer que não deve ir ao médico ou que não deve tomar tudo aquilo que ele prescreva. Simplesmente, achamos que, por vezes, vale a pena voltar às origens e recordar aquelas mezinhas caseiras, do tempo das nossas avós, e que tão bem faziam ao nosso corpo e espírito.

Echinacea
Este é um suplemento de ervas que estimula o metabolismo e combate infeções, melhorando os sintomas de gripe em apenas alguns dias. Pode ser consumida numa infusão e os resultados são bastante satisfatórios.
Vitamina C
Já todos ouvimos falar da vitamina C como cura ou, pelo menos, medida preventiva para gripes e constipações. Portanto, se estiver doente ou quiser reforçar a sua imunidade no tempo frio, aposte em alimentos com bastante vitamina C, nomeadamente os citrinos.

Canja de galinha
Este é mesmo um clássico dos remédios caseiros do tempo da avó, certo? Pode parecer apenas um mito, mas a verdade é que a canja de galinha pode mesmo ser benéfica a quem está constipado. Afinal, o vapor da sopa alivia a congestão nasal; a ingestão do líquido previne a desidratação; e é, ainda, capaz de acalmar a inflamação. Tudo num só prato.
Chá quente
Um chá quente é, também, sempre uma boa opção. O seu vapor ajuda, igualmente, a desentupir o nariz, enquanto o líquido evita a desidratação. Há uma grande variedade de chás e infusões benéficas à disposição, mas o preto e o verde são dois dos mais recomendados.

Alho
O alho é outro poderoso alimento, com várias propriedades benéficas à nossa saúde. O seu consumo regular pode, mesmo, prevenir as constipações, basta incluir este ingrediente nas suas refeições diárias.
Vapores
Fora da mesa, ou seja, fora do plano da alimentação, existem ainda outros recursos simples e caseiros que pode pôr ao seu serviço. Inalar vapor – nem que seja no contexto de um banho bem quente – é uma boa medida, sobretudo para resolver o problema da congestão nasal.

Spray nasal natural
Se estiver constipado e for à farmácia, é certo que lhe vão sugerir a compra de um spray nasal que ajude à descongestão nasal. Porém, pode fazer você mesmo o seu próprio spray nasal.
Basta juntar 220g de água quente com ¼ de uma colher de chá de sal e ¼ de colher de chá de bicarbonato de sódio. Depois, é só preciso arranjar um frasco capaz de bombar o spray para dentro das suas narinas, ação que deve fazer várias vezes ao dia.
Água salgada
Outro sintoma muito característico dos resfriados, constipações e gripes são as dores de garganta, as célebres “dores a engolir”. O mercado também disponibiliza uma série de pastilhas e outros medicamentos para o efeito.
Porém, pode experimentar um remédio caseiro que consiste, simplesmente, em gargarejar com água salgada. Faça-o cerca de quatro vezes por dia e avalie o resultado.

Água e mais água
Muitas vezes, associada às gripes e constipações, surge a febre, a qual não sendo um mau sinal, pode tornar-se desconfortável e implicar a toma de algum medicamento. Contudo, e independentemente da medicação que possa fazer, é fundamental tomar banhos de água morna e hidratar-se. Portanto, beber água durante um resfriado é absolutamente imprescindível.
Sono
Certamente que todos se lembram de ouvir as avós dizerem para descansarmos e repousarmos, quando estávamos doentes. De facto, abrandar o ritmo e exigir menos do seu corpo vai auxiliá-lo na dura tarefa de combater os agentes externos que o estão a deixar em baixo e abatido.
Comentários 2