Os assados são sempre deliciosos, se os planearmos com todo o cuidado que eles merecem. Confira as 10 regras de ouro para um assado perfeito.
Preparar um assado é muito mais do que colocar um pedaço de carne no forno. Há que pensar nas entradas, nos acompanhamentos, nas bebidas e, claro, na sobremesa. Preparar tudo no mesmo dia pode parecer insano e é mesmo, portanto, a dica número um é mesmo apostar em muita organização e planeamento. Afinal, há coisas que podem e devem ser preparadas de véspera e podem contribuir para uma refeição mais saborosa, completa e irresistível!
10 regras de ouro para um assado perfeito e memorável

1. Planeie bem o que quer fazer
Por vezes, menos é mais e, por isso, fazer um assado recheado de todos os acompanhamentos possíveis e imaginários pode não ser boa ideia. Assim, concentre-se no mais importante, o seu assado, o rei da refeição.
2. Leia bem a receita
Se está a seguir uma receita em específico, então deve lê-la primeiramente com muita atenção, de modo a conseguir perceber exatamente o passo a passo e a não falhar nenhuma etapa, o que se pode revelar fatal.
3. Estabeleça prazos
Os alimentos não levam todos o mesmo tempo a ficarem cozinhados. Por isso, tenha isso em consideração na forma como gere aquilo que entra e sai do forno. Para isso, tenha em conta os tempos de cozimento e de descanso das receitas, bem o tempo de preparação e de pré-aquecimento necessários.

4. Controle os tempos e as temperaturas
No geral, os assados são feitos a 200ºC, com ventilador a 180°C. Quanto aos tempos, isso vai depender do tipo de carne:
Carne (média) – 25min por 450g
Cordeiro (médio) – 25min por 450g
Carne de porco – 35min por 450g
Frango – 30min por 450g
No caso da carne de bovino e de cordeiro, aconselha-se a que cozinhe por 5min a menos por 450g, se preferir uma carne malpassada. Porém, se preferir uma carne mais bem passada, junte 25min a mais ao tempo de cozimento.
5. Não tenha pressa
Um bom assado não deve ser feito à pressa. Por isso, respeite os tempos de assadura e não procure acelerá-los, caso contrário isso irá prejudicar a qualidade da carne, o seu sabor e textura.

6. Use um termómetro de carne
Quem deseja assados perfeitos, não deve prescindir de um termómetro de carne, pois é a ferramenta que dá a informação mais fidedigna sobre o estado de confeção do alimento.
Para tal, coloque o termómetro bem no centro da junta de forma a obter a leitura.
Por exemplo, no caso da carne de cordeiro, se desejar malpassado, a temperatura deve rondar os 50°C; já médio deve chegar aos 60°C; e, finalmente, o bem passado atinge os 70°C.
Mas se estiver a cozinhar frango, então deve sempre procurar uma temperatura interna de 75°C e de 65-70°C, no caso da carne de porco.
7. Prepare tudo com tempo
Um assado bem-sucedido deve começar na véspera. Comece por descascar os vegetais, embrulhe-os em papel de cozinha húmido e guarde no frigorífico. Isso ajudará a adiantar serviço e apurar os sabores dos alimentos.

8. Prepare um molho extra
É expectável que a assadeira esteja sempre bem regada com um bom molho. Geralmente, esse molho é criado pela própria carne e pelos demais ingredientes utilizados. Contudo, se o molho se revelar insuficiente, pode sempre recorrer a um caldo de frango e seguir a próxima receita:
– Num tacho, ferva 600ml a 1 litro de caldo de boa qualidade com 150ml de vinho branco.
– Adicione 3 colheres de sopa de cebola caramelizada, 25g de farinha de milho e 2 colheres de sopa de água.
– Bata o preparado e deixe ferver, mexendo sempre, até o molho engrossar.
– Vá juntando sumo de limão e temperos, a gosto.
– Está pronto!
9. Congele o que puder
Tudo aquilo que puder fazer com antecedência e congelar, vai simplificar a preparação da refeição. A sobremesa, por exemplo, pode ser feita e guardada no congelador alguns dias antes, se se tratar de um doce gelado. Assim, no dia de fazer do assado, não tem de despender tempo com a preparação da sobremesa.

10. Faça opções práticas
Aproveite o calor do forno para preparar alguns petiscos mas, ao mesmo tempo, não fique escravo da cozinha e não saia da mesa de minuto em minuto para verificar se o pudim já cozeu.
Leia também:
- Regras de ouro para a carne assada suculenta e irresistível
- As regras de ouro para assar frango como um Chef
- 3 receitas de Risoto de Frango cremoso. É tão bom!

NCultura
Não deixe passar a oportunidade de surpreender a sua família ou convidados com um assado perfeito e irresistível. Experimentou as nossas receitas? O que achou? Conte-nos a sua experiência nos comentários!
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre Receitas de carne. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…