Início Saúde As 10 razões para incluir o açafrão na sua dieta diária

As 10 razões para incluir o açafrão na sua dieta diária

Esta especiaria pode fazer maravilhas pela sua saúde. Conheça as propriedades benéficas e porque deve incluir o açafrão na sua dieta diária.

açafrão na sua dieta
As 10 razões para incluir o açafrão na sua dieta diária

Esta especiaria pode fazer maravilhas pela sua saúde. Conheça as propriedades benéficas e porque deve incluir o açafrão na sua dieta diária.

O açafrão é uma especiaria consumida em todo o mundo. Ela possui nutrientes com benefícios tanto para o corpo, como para a mente. Ele pode atenuar a sintomatologia associada à asma, à insónia, ao cancro, à aterosclerose, à depressão ou à doença de Alzheimer.

No caso feminino, ele é ainda capaz de aliviar o desconforto menstrual e os sintomas da tensão pré-menstrual, pois diminui o cortisol e o stress e aumenta o estrogénio. Nos homens, o consumo de açafrão também pode evitar a ejaculação precoce e infertilidade.

Esta especiaria possui alfa e betacaroteno, dois antioxidantes naturais. Além disso, o açafrão contém ainda alfa-crocin, carotenoide responsável pela sua coloração dourada, por proteger as células nervosas e por promover a regeneração dos nervos. Descubra mais sobre os benefícios de incluir o açafrão na sua dieta diária.

As 10 razões para incluir o açafrão na sua dieta diária

O açafrão tem uma ação antissética, digestiva, anti-inflamatória, antioxidante, antidepressiva e anticancerígena, atuando na prevenção destes problemas de saúde. Ele é rico em minerais, vitamina A, ácido fólico, riboflavina e vitamina C.

Benefícios

1 – Perder peso

O açafrão aumenta a serotonina no cérebro, hormona que interfere no apetite e que, por isso, ajuda a emagrecer. Quem consome açafrão, tem menos fome. Esta especiaria dá ainda uma sensação geral de bem-estar. Assim, a fome emocional também é controlada.

açafrão na sua dieta
As 10 razões para incluir o açafrão na sua dieta diária

2 – Atuar nos ossos e na massa muscular

O açafrão contribui para ossos mais saudáveis e fortes e para um melhor tónus muscular. Isto, devido ao seu elevado nível de magnésio, que aumenta a absorção de cálcio nos ossos e garante o correto funcionamento dos músculos e do coração.

3 – Funcionar como antidepressivo

Ao aumentar a produção de serotonina, o açafrão melhora o humor e ajuda a oxigenar o cérebro e a reduzir sinais de depressão.

4 – Ser antioxidante

Os danos oxidativos causam o envelhecimento e as doenças. Na sua origem, estão muitas vezes os radicais livres. Logo, os antioxidantes do açafrão protegem o organismo desses radicais livres e dos seus danos, neutralizando-os.

“São inúmeros os benefícios da curcumina, principalmente pelo seu efeito antioxidante e anti-inflamatório.” – Borges Rodrigues, R. (2018). Alimentação Saudável = Saúde Perfeita Vol. Vi (1st ed., p. 10). São Paulo: Clube de Autores (managed).

“Benefícios em estudos do açafrão-da-terra Forte ação anti-inflamatória: A curcumina é considerada o principal agente farmacológico” – Borges Rodrigues, R. (2018). Alimentação Saudável = Saúde Perfeita Vol. 6 (2nd ed.). São Paulo: Clube de Autores (managed).

açafrão na sua dieta
As 10 razões para incluir o açafrão na sua dieta diária

5 – Melhora a saúde ocular

Os carotenoides presentes no açafrão ajudam a proteger os olhos. Eles combatem doenças oculares, como a degeneração macular e a catarata. Também protegem dos raios solares nocivos e contribuem para a regulação do ácido gordo existente nas membranas celulares. Assim, a sua visão melhora e fica mais protegida.

6 – Fortalecer o coração

As propriedades antioxidantes do açafrão contribuem para a redução do colesterol e dos triglicerídeos presentes no organismo, prevenindo assim problemas circulatórios. Esta especiaria ajuda ainda a bombear o oxigénio, melhorando o funcionamento do sistema circulatório.

açafrão na sua dieta
As 10 razões para incluir o açafrão na sua dieta diária

7 – Prevenir o cancro

Os carotenoides do açafrão, crocin e safranal, ajudam a impedir o desenvolvimento de tumores, nomeadamente no cólon, fígado e ovário.

8 – Melhorar a memória

Os antioxidantes, crocin e crocetina, presentes no açafrão fortalecem a memória, evitando doenças como o Alzheimer e o Parkinson. Além disso, esta especiaria diminui o stress celular, protegendo o sistema nervoso central e melhorando a aprendizagem.

açafrão na sua dieta
As 10 razões para incluir o açafrão na sua dieta diária

9 – Melhorar a pele

As propriedades antibacterianas do açafrão melhoram a pele, reduzindo a acne, por exemplo. Além disso, ele é um ótimo esfoliante natural, capaz de eliminar todas as células mortas. Se for aplicado na pele, juntamente com leite, ele é capaz de clarear a pele e remover pigmentos.

10 – Evitar a artrite

O açafrão ajuda a diminuir a erosão óssea, ao mesmo tempo que combate dores e inchaço nas articulações. Os seus efeitos anti-inflamatórios podem contribuir para a prevenção da artrite.

açafrão na sua dieta
As 10 razões para incluir o açafrão na sua dieta diária

Contra-indicações e efeitos colaterais

O consumo de grandes quantidades de açafrão pode ser prejudicial para grávidas, pois pode conduzir ao aborto.

Noutras pessoas, pode também causar efeitos secundários como tonturas, tosse, asma, insónia, azia, pele ressecada e cólicas menstruais, no caso das mulheres.

Dosagem

Assim, a dosagem aconselhada para o tratamento da depressão leve a moderada e da síndrome pré-menstrual é de 30mg por dia, divididas em 2 doses.

Já para combater as doenças do coração, através da sua ação antioxidante, é recomendada a toma de 50 mg de extrato de açafrão, duas vezes ao dia.

Uma dose de açafrão até 1,5 g de açafrão por dia é considerada segura. A partir de 5 g, a especiaria pode tornar-se tóxica. Já 10 g pode ter efeitos abortivos, enquanto 20 g pode ser fatal.

açafrão na sua dieta
As 10 razões para incluir o açafrão na sua dieta diária

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos). Antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, deve ter o devido acompanhamento por alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

NCultura

Se leu “As 10 razões para incluir o açafrão na sua dieta diária” e gostou, deixe-nos o seu comentário!

Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.

Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas.

Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!

Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.