Início Saúde 10 razões para comer canela com regularidade

10 razões para comer canela com regularidade

Existem alimentos que contêm propriedades muito específicas que geram benefícios para a saúde. Conheça as 10 razões para comer canela com regularidade.

razões para comer canela
10 razões para comer canela com regularidade

10 razões para comer canela com regularidade. Sabemos que uma alimentação saudável deve ser diversificada e deve ter em conta os ensinamentos presentes na Roda dos Alimentos. Contudo, existem alimentos que por si só contêm propriedades muito específicas, que geram elas próprias alguns benefícios para a saúde. Ou seja, existem alguns produtos alimentares que devem ser regularmente consumidos por nós, pois o nosso corpo obtém diversas vantagens, tornando-se mais forte, mais belo e mais saudável.

Um desses alimentos é uma especiaria que tem lugar de destaque na quadra festiva mais importante para os portugueses… o Natal. Certamente que já sabe de qual estamos a falar, estamos obviamente a falar da canela que integra muitos dos doces tradicionais de Natal: rabanadas, arroz doce, aletria, entre muitos outros.


Leia também: Descubra como usar o vinagre de maçã para emagrecer


10 razões para comer canela com regularidade

razões para comer canela
10 razões para comer canela com regularidade

Diversidade

A canela é uma especiaria muito estimada pelos portugueses pois, além da importância histórica relevante (em época de Descobrimentos chegou a valer mais do que a prata e o ouro, contribuindo por isso, de alguma forma, para o enriquecimento de Portugal), a canela também permite uma diversidade interessante, podendo enriquecer várias receitas com o seu aroma e o seu sabor bem particulares, sejam receitas doces ou salgadas.

Além dessa diversidade, esta especiaria revela-se particularmente benéfica para a nossa saúde.

razões para comer canela
10 razões para comer canela com regularidade

Canela: um produto especial

Sendo produzida a partir da casca das árvores Cinnamomum, que são naturais da Ásia, a canela é usada desde há muito tempo devido às suas características: o seu aroma é adocicado e agradável, a sua cor concede ao prato outra alegria; e o seu sabor enriquece diversas criações gastronómicas.

Além de tudo isto, esta especiaria ainda está na origem de diversos benefícios para a saúde. Sabendo que é extremamente importante (e recomendado!) o acompanhamento médico e nutricional, é inegável que esta especiaria pelas suas propriedades pode ser bastante útil para um corpo mais forte e saudável.

razões para comer canela
10 razões para comer canela com regularidade

Benefícios

Auxílio na perda de peso

Para se perder peso é preciso conjugar diferentes variáveis, mas toda a dieta é mais eficaz se juntar canela. Pelas suas características, esta especiaria torna mais evidente o emagrecimento. É um digestivo natural, é diurética e ainda diminui o nível de açúcar no sangue.

Contribui para o alívio das cólicas menstruais

Por contribuir para a diminuição das dores menstruais, a canela pode ser uma boa amiga para muitas mulheres, pois possui um efeito analgésico e antiespasmódico.

razões para comer canela
10 razões para comer canela com regularidade

Melhora a digestão

Como já foi referido, a canela é digestiva, pois possui uma substância chamada cinamaldeído, algo que contribui para prevenir a dor e a formação de gases. Problemas como diarreia, enjoos e náuseas são combatidos por este fantástico remédio natural.

Controlo do colesterol

Os níveis de colesterol no sangue devem ser controlados e um produto que (sendo consumido regularmente) presta um precioso auxílio para isso acontecer é a canela, pois é rica em antioxidantes que agem nesse sentido. Além de prevenir a pressão arterial alta, reduz o risco de ataques cardíacos.

Estimula a saúde cognitiva

Parkinson e Azheimer são doenças nefastas que arruinam a vida de muitas pessoas e respetivas famílias. Um consumo moderado de canela contribui para prevenir estas doenças, pois estimula as funções cerebrais e melhora a concentração.

razões para comer canela
10 razões para comer canela com regularidade

Previne diabetes

Cinnamtannin B1 é um componente presente na canela que estimula os recetores de insulina. Contribui para prevenir a diabetes pois, devido a esse componente, o corpo usa a glicose e, assim, não permite que ela seja acumulada no sangue.

Com os níveis de insulina no sangue equilibrados, a canela consegue ajudar a prevenir diabetes, assim como a reduzir a vontade de comer doces.

Protege o sistema respiratório

Resfriados, alergias e outras doenças respiratórias comuns podem ser combatidas com um simples chá de canela pois, além de ser um chá que protege do muco, também limpa as vias aéreas e atua como antibactericida.


Leia também: 15 alimentos que fortalecem o sistema imunitário contra o vírus


razões para comer canela
10 razões para comer canela com regularidade

Estimula o crescimento do cabelo

Não sendo uma fórmula mágica que faça “milagres”, a canela contém uma riqueza singular em vitamina K. Com ela, há um estímulo do crescimento dos fios de cabelo, pois fortalece os vasos sanguíneos do couro cabeludo.

Pode optar por um consumo regular ou apostar numa via mais radical e fazer uma máscara para aplicar diretamente no couro cabeludo. Basta misturar 1 colher de chá de óleo de macadâmia e 1 colher de chá de óleo de coco com 3 colheres de sopa de mel e 3 colheres de sopa de canela em pó. Depois de aplicar diretamente nos fios, deixe que atue por 40 minutos. Finalmente, é só lavar normalmente.

razões para comer canela
10 razões para comer canela com regularidade

Combate o mau hálito

O mau hálito é um problema comum que pode estragar a autoconfiança e levar ao isolamento, a depressões e a outros problemas. Ao ferver um copo com água com três pauzinhos de canela, está a criar um remédio caseiro que combate infeções bacterianas que estão na origem do mau-hálito, servindo como um antissético bucal caseiro e de qualidade.

Melhora o humor

A canela ajuda dormir e diminui problemas como a ansiedade, pois contém vitaminas, manganês e cálcio. Além disso, melhora o humor.

Tabela Nutricional da canela

Informação Nutricional-Cada 2g (1 colher)
Quantidade por porção %VD(*)
Valor Energértico 5kcal/ 21kJ 0,20%
Carboidratos 1,6 g 0,50%
Proteínas 0,1 g 0%
Gorduras Totais 0,1 g 0%
Gordura Saturada 0 g 0%
Gordura Trans  0 **
Fibra 1,1 g 4,40%
Sódio 0,5 mg 0%
(*) Valores Diários de referência com base numa dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ. Os seus Valores Diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades energéticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.