Há profissões de sonho e há profissões que ajudam a realizar os nossos sonhos. Saiba quais são as 10 profissões mais bem pagas em Portugal em 2022!
A vida é um percurso que passa muito rápido. Quando somos crianças, não sabemos bem o que queremos ser em termos profissionais ou conjugamos várias profissões. Não é incomum dizer que se quer ser jogador de futebol e médico… e astronauta! No entanto, em jovens, a pressão da escolha da profissão pode levar a escolhas erradas.
Embora o salário não deva ser o único critério a valorizar na escolha de uma profissão, ele pode ajudar a realizar muitos sonhos. Há várias profissões que ajudam a assegurar a estabilidade financeira que todos sonham ter.
Um estudo da responsabilidade da ManpowerGroup deu a conhecer as 10 profissões mais bem pagas em Portugal. No levantamento de informações realizado, constata-se que as profissões mais bem pagas têm mudado ao longo dos anos. Atualmente, as profissões da área de TI destacam-se neste estudo que nos apresenta as áreas profissionais mais bem pagas do país.
As 10 profissões mais bem pagas em Portugal em 2022
- Digital marketeer
- Big Data specialist
- Machine Learning specialist
- Cibersecurity specialist
- Software engineer
- E-Commerce manager
- SAP consultant
- Diretor de Centro de Serviços Partilhados
- CIO
- Diretor-geral área da Saúde
-
Digital marketeer
Salário: 35.000-45.000 euros/ano
O mercado laboral valoriza a especialização. Esta é mesmo uma das grandes tendências, que acontece em diversas áreas profissionais, nomeadamente no Marketing.
Nesta área, as pessoas que criam perfis profissionais que saibam como fazer para evoluírem para funções dedicadas a nichos são valorizadas. Desta forma, assiste-se a um leve decréscimo dos perfis mais generalistas.
A tendência é que haja cada vez mais profissionais a especializarem-se em Marketing Digital, de modo que se possa tirar o devido proveito da crescente procura que se tem assistido para a especialização.
-
Big Data specialist
Salário: 35.000-50.000 euros/ano
Existe uma tendência para as empresas procurarem perfis especializados em Big Data. Estima-se que cada vez mais essa procura seja acentuada. Atualmente, há vários cargos que estão associados a estas áreas.
No entanto, o de analista de Big Data é seguramente um dos mais procurados. Para esta profissão, são muito valorizados os conhecimentos em programação e análise.
-
Machine Learning specialist
Salário: + 40.000 euros/ano
A elevada procura de pessoas com estas competências, mais a sua rigorosa formação, são qualidades que associadas à exigência de conhecimentos aprofundados em matemática, programação e data science, tornam estas pessoas atrativas, levando a que possam exigir um vencimento competitivo.
Numa linguagem moderna, os que estão na oitava posição são os chamados Machine Learning specialists. Devido ao elevado grau de especialização que estas pessoas apresentam, elas encontram-se entre os grupos mais bem remunerados do mercado.

-
Cibersecurity specialist
Salário: 45.000-60.000 euros/ano
As empresas sabem que atualmente é necessária uma vigilância constante para se conseguirem evitar os perigos cibernéticos, devendo existir uma atuação rápida quando surgem ataques.
É, por isso, vital contar com os especialistas nesta área. Pessoas com conhecimentos especializados que possam lidar devidamente com as ameaças cibernéticas que são cada vez mais constantes. Por isso, se percebe que estes profissionais se encontrem entre os mais procurados do setor tecnológico.
O facto de se constatar que a oferta no mercado destas skills tão específicas continua a ser inferior à procura é uma realidade benéfica para as pessoas com estas capacidades. As empresas apostam no aumento dos salários para atraírem estes profissionais.
-
Software engineer
Salário: + 45.000 euros/ano
Estes profissionais apresentam conhecimentos aprofundados em linguagens de programação e detêm qualidades que promovem o desenvolvimento de software e sistemas operativos. São profissionais que conseguem aplicar à criação de software os princípios de engenharia. Por isso, estas pessoas destacam-se num período de transição tecnológica.
Neste contexto, estes profissionais são valorizados, pois destacam-se numa área de trabalho que se mostra indispensável. Estes profissionais (Software engineer) são escassos em comparação com a procura realizada pelas organizações. Por isso, são tão valorizados e recompensados.
-
E-Commerce manager
Salário: 50.000 – 75.000 euros/ano
Estas pessoas são responsáveis pelo desenvolvimento e gestão das plataformas e negócios de comércio eletrónico. O objetivo dos e-commerce managers é potenciar as vendas e a rentabilidade das empresas. Estas pessoas dominam os novos canais de distribuição. Estes canais conheceram um forte crescimento nos últimos anos.
Assim, a área profissional destas pessoas é valorizada num contexto em que se assiste a uma alteração nos hábitos de compra e de consumo. A pandemia ajudou a intensificar o crescimento das vendas online, o que levou a um aumento da procura destes profissionais.
As capacidades analíticas dos e-commerce managers, aliadas a uma compreensão profunda da gestão de produtos em comércio eletrónico, leva a que estas pessoas apresentem um perfil muito procurado.
Estas pessoas conjugam diversos conhecimentos que são, atualmente, muito procurados, nomeadamente de analítica web e otimização de tráfego, de gestão de projetos e roadmaps de evolução, de segurança, entre outros.
-
SAP consultant
Salário: + 50.000 euros/ano
A principal função do consultor de SAP (sigla de software de gestão de empresas) é gerir e adaptar estes softwares SAP às necessidades específicas das empresas.

-
Diretor de Centro de Serviços Partilhados
Salário: 90.000-110.000 euros/ano
Estas pessoas são necessariamente profissionais experientes com bons conhecimentos sobre algo precioso para as empresas. Um diretor de Centro de Serviços partilhados apresenta um claro foco na disciplina operacional, mas também na eficiência e melhoria operacional e na experiência do cliente.
Um diretor de Centro de Serviços partilhados apresenta um perfil exigente. Ele é muito valorizado. Trata-se de um cargo que requer um nível de experiência que ainda se encontra pouco disponível no mercado em Portugal.
A especificidade do perfil destas pessoas e o número crescente de centros de serviços partilhados que se instalam em Portugal torna estes profissionais muito valorizados. São considerados peças importantes para servir organizações multinacionais. Por isso, estes profissionais são muito procurados e fortemente recompensados. Quando são encontrados, são bem remunerados.
-
CIO
Salário: 95.000-120.000 euros/ano
Estes profissionais executivos são responsáveis pela gestão, mas também pela implementação e usabilidade das tecnologias de informação. Os chamados chief Information Officers (CIO) são profissionais que, além da formação em Tecnologia da Informação, aliam os conhecimentos nas áreas de estratégia, liderança e gestão. Desta forma, são profissionais com pouca concorrência no mercado.
O contexto atual torna-os muito procurados. Trata-se de uma função bastante importante e necessária. Estima-se que no futuro a sua importância seja ainda mais valorizada. Por isso, a procura destes profissionais é crescente e isso nota-se na oferta salarial das empresas.
-
Diretor-geral área da Saúde
Salário: 120.000-150.000 euros/ano
Os profissionais da área de saúde foram sempre muito valorizados. Contudo, perante o contexto pandémico, os cargos de diretor-geral na área da Saúde tornaram-se ainda mais valorizados.
Os profissionais aptos a realizar estas funções devem apresentar um conjunto de competências alargado. Estas pessoas conseguem demonstrar competências quer ao nível soft, como em técnicas. O diretor-geral área da Saúde apresenta grandes capacidades de liderança, habilidade de coordenação de equipas, competências na tomada de decisão e grande capacidade de resiliência.
Estes profissionais conjugam um vasto leque de competências que combinam com conhecimento e experiência na área da Saúde. Embora haja uma necessidade constante de atualização, esta é uma capacidade que tendem a manter. Por isso, o diretor-geral área da Saúde é o cargo que encabeça esta lista. Estes profissionais são fortemente valorizados, devido à pouca concorrência que têm.

Leia também:
- 10 profissões antigas que já não existem em Lisboa
- 15 moedas de 2 euros valiosas que podem valer 2.000 euros
- Calão e gíria da palavra dinheiro na língua portuguesa
NCultura
Se leu “As 10 profissões mais bem pagas em Portugal em 2022” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…