Início Cultura 10 palavras na moda, mas feias

10 palavras na moda, mas feias

Numa curta viagem pela memória do ano, eis a minha selecção (por ordem alfabética) das 10 palavras na moda, mas feias.

_

06

10 palavras na moda, mas feias
10 palavras na moda, mas feias

Governança. Palpita-me que anda por aqui ideologia de género. É que governo é palavra masculina e governança é feminina, mesmo que juntas com outro palavrão, governabilidade. Cá para mim, associo-a a cozinha, bons pratos e olfacto guloso. E recordo, gostosamente, o governo da governanta da “família Bellamy”.

«governança nome feminino 1. antiquado, pejorativo ato: ou efeito de governar; governo, governação; 2. (União Europeia) forma de governar baseada no equilíbrio entre o Estado, a sociedade civil e o mercado, ao nível local, nacional e internacional (Do francês antigo gouvernance, «idem»).»

07

10 palavras na moda, mas feias
10 palavras na moda, mas feias

Incumbente. Que me perdoe um qualquer intendente desta palavra incumbente, mas só a retenho no sentido botânico, ou seja pensando na parte da planta inclinada para a terra. Palavra escura, senão mesmo tétrica, não por causa da planta, mas da terra para onde se vai.

adjectivo de dois géneros

1. Que incumbe ou incumbência.

2. Que compete a.

3. Inclinado para baixo ou debruçado.

4. [Botânica]  Inclinado para a terra (ex.: antera incumbente).

adjectivo de dois géneros e substantivo de dois géneros

5. [Brasil]  Que ou quem ocupa um cargo ou posição oficial (ex.: o governo incumbente saiu derrotado nas últimas eleições; os incumbentes foram reeleitos).

08

10 palavras na moda, mas feias
10 palavras na moda, mas feias

Paulatinamente. Isto é: latinamente e com pau. Por fases. E atempadamente, a sua irmã siamesa, qual delas mais feia e disforme. Associo-as aos equipamentos desportivos às riscas. Não sei porquê.

advérbio

1. pouco a pouco; lentamente
2. por fases ou por etapas

09

10 palavras na moda, mas feias
10 palavras na moda, mas feias

Performante. Mais um anglicismo, tal qual o performativo. De todas estas palavras é a que cheira melhor, não fosse parente da perfumaria. Mas tirando isso, é como se em vez de um saboroso bacalhau com batatas, grelos e ovo cozido me dessem, em versão “nouvelle cuisine” minimalista, um «bacalhau confitado com pastel crocante de grão de bico, acelga selvagem e sêmola de milho».

O plural do vocábulo inglês performance é performances, escrevendo-se em itálico ou entres aspas, como qualquer estrangeirismo.

Substantivo feminino no original – provém do verbo inglês to perform, com o significado de  «realizar», «completar», «executar» ou «efetivar» – equivale em português a desempenho (de função ou cargo), exibição, proeza, realização, êxito de realização, etc., conforme o sentido  e a área em causa.

Nas artes, em que é mais empregada, regista a generalidade dos dicionários, trata-se da «manifestação artística assente numa encenação que pode combinar dança, música, meios audiovisuais», tendo  «como princípio básico a improvisação e o contacto direto com o espectador». Termo igualmente utilizado também para definir a «competência linguística de uma falante».

10

10 palavras na moda, mas feias
10 palavras na moda, mas feias

Resiliência. Lamento, mas já não a tenho (a dita resiliência) para sequer a comentar. Nem para a alocar (esta seria a 11.ª…).

(inglês resilience, do latim resilio, -ire, saltar para trás, voltar para trás, reduzir-se, afastar-se, ressaltar, brotar)

substantivo feminino

1. [Física]  Propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação.

2. [Figurado]  Capacidade de superar, de recuperar de adversidades.

Peço desculpa por ter deixado de fora uma série de palavras que me merecem toda a desconsideração. Não tiveram “cabimento” (outra, a 12.ª).

Autor: António Bagão Félix

Fontes: in jornal “Público” de 16 de novembro de 2017, na coluna “Tudo Menos Economia”. Respeitou-se a grafia original, conforme a norma anterior ao Acordo Ortográfico de 1990. Ciberdúvidas.

_

1
2

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.