Sábado, Janeiro 28, 2023
ncultura
  • Início
  • Língua Portuguesa
    • Português
    • Poemas e Poesia
  • Histórias
    • História de Portugal
    • Curiosidades
    • Pessoas
    • Opinião
  • Receitas
    • Aperitivos e Petiscos
    • Receitas de Carne
    • Receitas de Peixe
    • Receitas Rápidas
    • Receitas Vegetarianas
    • Sopas
    • Bolos e Sobremesas
    • Truques e Dicas
  • Vinhos
  • Lifestyle
    • Vida Saudável
    • Moda e Beleza
    • Animais de Estimação
    • Limpeza e Arrumação
  • Viagens
    • Destinos e Viagens
    • Monumentos
  • Pensamentos
    • Pensamentos e Frases do Dia
    • Mensagens
  • Zodíaco
    • Horóscopo
    • Signos
  • Notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
ncultura
  • Início
  • Língua Portuguesa
    • Português
    • Poemas e Poesia
  • Histórias
    • História de Portugal
    • Curiosidades
    • Pessoas
    • Opinião
  • Receitas
    • Aperitivos e Petiscos
    • Receitas de Carne
    • Receitas de Peixe
    • Receitas Rápidas
    • Receitas Vegetarianas
    • Sopas
    • Bolos e Sobremesas
    • Truques e Dicas
  • Vinhos
  • Lifestyle
    • Vida Saudável
    • Moda e Beleza
    • Animais de Estimação
    • Limpeza e Arrumação
  • Viagens
    • Destinos e Viagens
    • Monumentos
  • Pensamentos
    • Pensamentos e Frases do Dia
    • Mensagens
  • Zodíaco
    • Horóscopo
    • Signos
  • Notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
ncultura
Sem resultados
Ver todos os resultados
Publicidade
Publicidade
Início Língua Portuguesa

10 palavras na moda, mas feias

Numa curta viagem pela memória do ano, eis a minha selecção (por ordem alfabética) das 10 palavras na moda, mas feias.

ncultura Por ncultura
06/12/2018
em Língua Portuguesa, Português
1
10 palavras na moda, mas feias

10 palavras na moda, mas feias

FacebookTwitterPinterestWhatsApp
Publicidade
Publicidade

Artigos Relacionados

palavras caras para criticar

Português: 20 palavras caras para criticar pela positiva

Novembro 20, 2022
palavras que originam mais erros de português

As 10 palavras que originam mais erros de português

Novembro 18, 2022
palavras perfeitas para elogiar

Português: 20 palavras perfeitas para elogiar com elegância

Novembro 15, 2022
palavras difíceis

Português: 60 palavras difíceis para impressionar

Novembro 14, 2022

10 palavras na moda, mas feias

Numa curta viagem pela memória do ano, eis a minha selecção (por ordem alfabética) das 10 palavras na moda, mas feias.

António Bagão Félix
António Bagão Félix

Aproxima-se o dia do anúncio dos dez vocábulos para a votação da “Palavra do ano”, uma interessante iniciativa da Porto Editora desde 2009.

Publicidade
Publicidade

Enquanto aguardamos, resolvi fazer uma outra escolha: a das 10 palavras mais feias que por aí andam de braço dado com modismos ou encavalitadas em posologia tecnocrática. Fealdade, evidentemente subjectiva.

Ou feiura, que só não está entre as eleitas porque ninguém a balbucia. Para mim, a estética da palavra é uma mistura quase sinestésica do som, da textura silábica, do bom casamento (ou não) entre vogais e consoantes, da macieza (ou falta dela), da cor que, por vezes, lhe associo.

Publicidade

Numa curta viagem pela memória do ano, eis a minha selecção (por ordem alfabética):

Publicidade

01

10 palavras na moda, mas feias
10 palavras na moda, mas feias

Alavancagem, às vezes até sem embraiagem e engrenagem. Muito em voga na linguagem financeira e empresarial. Associo-a a tacto áspero, com vogais sem travagem. Mais tarde ou mais cedo, antevejo que vai servir para medir o grau e intensidade do assédio sexual.

10 palavras na moda, mas feiasO termo alavancagem, da área da economia, tem que ver com a «estratégia que visa maximizar os lucros de uma empresa, nomeadamente através do aumento do financiamento privado» [in Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora]. O Aulete Digital, por sua vez, diz que se trata de «emprego de capital de terceiros para incrementar o lucro que se obtém sobre o capital próprio».

Publicidade
Publicidade

Sobre a origem da palavra, alavancagem vem «de alavancar + -agem»; quanto a alavancar, deriva «de alavanca + -ar»; por fim, alavanca é «de origem controversa».

02

10 palavras na moda, mas feias
10 palavras na moda, mas feias

Bascular, que não devemos confundir com basculhar ou vascular. Verbo muito usado no futebol, ainda que sem conta, peso e medida. Conjugação retorcida, como por exemplo, no imperativo “bascula tu!” ou no condicional “bascularia”. Além do mais, palavra a preto-e-branco entre as vogais a e u.

10 palavras na moda, mas feiasO verbo bascular está registado no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Significa «virar um recipiente giratório com a boca para baixo, movimentar uma báscula; impor um movimento giratório, como, por exemplo, na janela basculante». Palavras relacionadas com o verbo bascular: – Báscula: «balança para objectos pesados».  Básculo: «peça de ferro, chata, que gira numa cavilha para abrir ou fechar alternadamente dois ferrolhos de uma porta, sistema formado por uma parte que se move sobre um ponto fixo permitindo levantar uma extremidade enquanto a outra se baixa, ponte levadiça com contrapeso». – Basculante que possui um sistema de balanço do tipo de um básculo, que permite levantar uma extremidade descendo a outra.

A utilização muito adequada da metáfora bascular começou em Portugal com o treinador José Mourinho; corresponde ao seguinte movimento no futebol moderno, conforme nos informou o jornalista João Querido Manha, a quem Ciberdúvidas apresenta os seus agradecimentos: «Quando a bola é conduzida por um corredor (por exemplo, o esquerdo), toda a equipa deve estreitar o campo, isto é, o (defesa) lateral direito e o médio direito deslocam-se para a zona central, ficando então o corredor direito sem ninguém e a maioria dos jogadores concentrada apenas do meio para a esquerda, realizando aquilo que outro treinador (Toni) definiu como «fazer campo pequeno».

Bascular, nesta situação, significaria empinar a concentração de jogadores de um flanco para outro. Ou seja, fazer tombar o sentido do jogo todo para um lado. Quando o treinador manda bascular, está a mandar «virar o jogo». A imagem leva à letra o sentido horizontal das básculas dos camiões quando descarregam a areia toda para um lado e não para trás. E, assim, José Mourinho inventou um novo significado para a língua portuguesa…» O verbo bascular não tem, portanto, relação com o verbo basculhar, que é uma forma popular e regional de vasculhar. Quanto a basculamento e basculação, não estando ainda dicionarizados, são substantivos bem formados. E muito obrigado pelos cumprimentos!

03

10 palavras na moda, mas feias
10 palavras na moda, mas feias

Disrupção. Pior só o sinónimo rompedura. Associo-a à memória do som agudíssimo do giz arranhando a pobre lousa escolar.

10 palavras na moda, mas feiasDerivado do latim ‘disruptione’, disrupção usa-se em português com o significado de «salto de uma faísca entre dois corpos carregados de electricidade». O inglês “disruption” tem a mesma origem e traduz-se em português como perturbação (ver The Oxford Paperback Portuguese Dictionary). No entanto, é verdade que está a ser cada vez mais frequente a ocorrência desta palavra com o sentido que lhe é atribuído em inglês, o de «perturbação».

04

10 palavras na moda, mas feias
10 palavras na moda, mas feias

Empoderamento. Olfactivamente, o substantivo tem falta de refrigeração, por isso o associo a podre. Tem uma forma axadrezada, o que não significa necessariamente “xadrez” para o empoderado. O verbo é do mais divertido que há. Imaginemos um diálogo: «Empodera-o tu! Não senhor, melhor seria se tu o empoderasses…»

10 palavras na moda, mas feiasSubstantivo masculino: Acto ou efeito de dar ou adquirir poder ou mais poder.

05

10 palavras na moda, mas feias
10 palavras na moda, mas feias

Engajar. «Engaja, pá, antes que eu engaje». Eis o engajamento em todo o seu verbal esplendor, indicativo e conjuntivo. Quando ouço estas palavras logo olho para os sapatos para ver se precisam de engraxamento. E do castanho me lembro.

10 palavras na moda, mas feiasEngajar é um verbo na língua portuguesa, referente ao ato de participar de modo voluntário para algum trabalho ou atividade.

O uso da palavra engajar é comum quando a participação é feita com o intuito de apoiar algum partido político, uma causa filantrópica e ideal, por exemplo.

Exemplo: “Os jovens se engajaram no movimento estudantil”.

Etimologicamente, o termo engajar se originou a partir do francês engager, que significa “dar em garantia”, “empenhar” ou “dar como caução”.

O verbo engajar ainda pode ser utilizado no sentido de dedicação, ou seja, fazer algo com afinco e vontade.

Publicidade
Publicidade

Exemplo: “A menina engajou-se em terminar os estudos”.

Este termo também é bastante comum no âmbito militar, agindo como um sinônimo de alistamento, no sentido de se comprometer a seguir uma carreira prestando serviços militares, por exemplo.

(cont.)

Page 1 of 2
12Next
Etiquetas: António Bagão Félix
ncultura

ncultura

Próximo
É portuguesa uma das 20 Maravilhas Naturais de cortar a respiração

20 Maravilhas Naturais de cortar a respiração (uma é portuguesa)

Comentários 1

  1. Pingback: 20 das palavras mais feias da língua portuguesa | ncultura

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recipe Rating




Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Subscrever Blog via email

Indique o seu endereço de email para subscrever este site e receber notificações de novos artigos por email.

Publicidade
ncultura

© 2022 ncultura
Contacte-nos em [email protected]

Navegar

  • Autores
  • Quem Somos
  • Estatuto Editorial
  • Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais

Siga-nos

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Língua Portuguesa
    • Português
    • Poemas e Poesia
  • Histórias
    • História de Portugal
    • Curiosidades
    • Pessoas
    • Opinião
  • Receitas
    • Aperitivos e Petiscos
    • Receitas de Carne
    • Receitas de Peixe
    • Receitas Rápidas
    • Receitas Vegetarianas
    • Sopas
    • Bolos e Sobremesas
    • Truques e Dicas
  • Vinhos
  • Lifestyle
    • Vida Saudável
    • Moda e Beleza
    • Animais de Estimação
    • Limpeza e Arrumação
  • Viagens
    • Destinos e Viagens
    • Monumentos
  • Pensamentos
    • Pensamentos e Frases do Dia
    • Mensagens
  • Zodíaco
    • Horóscopo
    • Signos
  • Notícias

© 2022 ncultura
Contacte-nos em [email protected]

 

Loading Comments...