Conheça 10 palavras difíceis que permitem tornar o seu discurso mais esclarecido e eloquente. Aprenda e aplique estas 10 palavras caras que dão sempre jeito.
Um dicionário contém inúmeras palavras. De acordo com o maior dicionário da língua portuguesa, existem mais de 300.000 palavras. Mas muitas são as palavras que desconhecemos.
Se há uma pequena parte que é conhecida por todos nós, sendo termos regularmente aplicados, também há palavras mais raras e difíceis. São “palavras caras”, como o povo as identifica. No entanto, elas podem ser adquiridas gratuitamente, para quem tem a ambição de aprender diariamente e recorre frequentemente a um dicionário.
No entanto, para quem não tem esse hábito, pode sempre consultar regularmente os artigos publicados pelo NCultura. Têm sido publicados diversos artigos de “palavras caras”, contribuindo para que as pessoas conheçam muitas mais palavras.
Língua Portuguesa: 10 palavras caras que dão sempre jeito
1 – Gizar
Termo que vem de “giz”+”-ar”.
Esta palavra é verbo transitivo que significa riscar com giz. Este termo significa (em sentido figurado) delinear; idear; projetar; traçar. Este termo significa em coloquial “furtar”.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: arquitetar, calcular, delinear, determinar, furtar, idear, projetar, roubar.

2 – Impio
Termo que vem do latim impĭu-, com o mesmo significado.
Esta palavra é adjetivo e nome masculino que significa que ou aquele que não tem religião ou fé; ateu. Este termo significa que ou aquele que desrespeita a religião e as coisas sagradas; sacrílego.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: ateu, descrente, herege, herético, profanador, profano, sacrílego.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: crente, religioso.
3 – Inépcia
Termo que vem do latim ineptĭa-, «estupidez». Esta palavra é nome feminino que significa qualidade de inepto; falta de aptidão ou habilidade. Este termo significa falta de inteligência; imbecilidade. Este termo significa também ato absurdo; tolice.

4 – Profano
Termo que vem do latim profānu-, com o mesmo significado. Esta palavra é adjetivo que significa estranho à religião ou ao sagrado. Este termo significa secular; leigo. Este termo significa também que não pertence a certa classe ou seita.
Este termo significa ainda (em sentido figurado) que não tem ilustração; ignorante. Esta palavra é nome masculino que significa o que é estranho ou oposto à religião. Este termo significa aquele que não é iniciado numa religião. Este termo significa também aquele que não é iniciado num assunto ou arte; leigo.
5 – Ignomínia
Esta palavra é nome feminino que significa grande afronta ou desonra; infâmia; opróbrio.
Do latim ignominĭa-, com o mesmo significado.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: desonra, enxovalho, infâmia, opróbrio, vergonha.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: dignidade, honra.

6 – Perinatal
Esta palavra é adjetivo de 2 géneros que é um termo próprio da medicina, relativo ao período que ocorre imediatamente antes e depois do parto. Termo que vem de “peri-”+”natal”.
7 – Inaudito
Termo que vem do latim inaudītu-, com o mesmo significado. Esta palavra é adjetivo que significa que nunca se ouviu dizer. Este termo significa que não há exemplo. Este termo significa também espantoso; extraordinário. Este termo significa ainda incrível.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: espantoso, extraordinário, fantástico, inacreditável, incrível.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: comum, normal.

8 – Jubilado
Esta palavra é adjetivo que significa que obteve a jubilação; aposentado por limite de idade. Este termo significa muito experiente e com prestígio; emérito.
Este termo significa ainda (no Brasil) que foi afastado do ensino superior por ter excedido o prazo máximo permitido para a conclusão do curso. Esta palavra é ainda nome masculino que significa (no ensino superior) professor aposentado por limite de idade. Este termo é particípio passado de jubilar.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: aposentado, distinto, emérito, insigne, reformado.
9 – Fiorde
Esta palavra é nome masculino que significa (na área da geografia) recorte costeiro, estreito e profundo, de margens alcantiladas e sinuosas, resultante de um antigo vale escavado e aprofundado por glaciares, invadido posteriormente pelas águas do mar, como se verifica ao longo das costas da Noruega.
Termo que vem do norueguês fjord, com o mesmo significado, pelo francês fjord ou fiord, com o mesmo sentido.

10 – Elucidativo
Termo que vem do “elucidar”+”-tivo”. Esta palavra é adjetivo que significa que elucida; esclarecedor; explicativo.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: esclarecedor, explicativo, informativo.
Este artigo visa estimular a paixão pela língua portuguesa e levar as pessoas a quererem conhecer o significado das palavras e a valorizar o uso do dicionário.
NCultura
Se leu “Língua Portuguesa: 10 palavras caras para eloquentes discursos” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…