Aprenda 10 palavras caras portuguesas que vão fazer você brilhar em qualquer conversa! Conheça as palavras, juntamente com o seu significado e exemplos!
Faz um esforço para aprender palavras novas todos os dias? Devia fazer isso. Seria algo que melhoraria substancialmente a sua forma de comunicar.
A língua portuguesa é a ferramenta mais poderosa que temos para fazer vingar as nossas ideias, as nossas convicções.
Quanto mais poderosa for esta ferramenta, mais capacidade temos de nos fazer ouvir. Quer saber mais sobre estas palavras?
10 palavras caras portuguesas à borla. Venha descobrir!
Abulia
Termo que vem do grego aboulía, «irresolução; falta de vontade». Este termo é nome feminino que significa (na patologia) alteração anormal da vontade caracterizada pela incapacidade de tomar decisões e de agir.
Em Patologia, há abulia generalizada (abulia que incide sobre todas as ações e todos os pensamentos); abulia localizada (abulia que incide sobre um movimento de um membro) e abulia sistematizada (abulia que incide sobre um ato particular ou um sistema de atos).
Leia também
- Língua Portuguesa: 10 palavras portuguesas usadas em todo o mundo
- Língua Portuguesa: as 20 palavras mais estranhas
- As 100 palavras mais estranhas da língua portuguesa e o seu significado
Mântica
Termo que vem do latim mantĭca-, «alforge; manga». Este termo é nome feminino que significa saco pequeno; alforge; sacola.

Marejar
Termo que vem de “mar”+”-ejar”.
Este termo é verbo transitivo e intransitivo que significa ressumar (um líquido) pelos poros. Este termo também significa gotejar; verter. Este termo é ainda verbo intransitivo que significa marulhar; agitar-se (o mar). Marejar é também verbo pronominal que significa encher-se (de lágrimas). No sentido figurado, este termo significa borbulhar.
Sob determinados contextos, o termo em análise pode ter como sinónimos as seguintes palavras: gotejar, pingar, porejar, borbulhar, brotar, destilar, ressumar, transudar, verter.
Opilar
Termo que vem do latim oppilāre, «tapar; obstruir». Este termo é verbo transitivo que significa causar opilação ou oclusão a; obstruir. Este termo também significa tornar inchado.

Acrasia
Termo que vem do grego akrasía, «intemperança». Este termo é nome feminino que significa falta de regra ou de comedimento; imoderação; excesso.
Adejar
Termo que vem do latim *anatidiāre. Este termo é verbo intransitivo que significa bater as asas para se manter no ar; esvoaçar; voejar.

Cerviz
Termo que vem do latim cervīce-, «nuca». Este termo é nome feminino que significa (na Anatomia) parte posterior do pescoço; cachaço; nuca. Este termo também significa cume do monte.
Existe a expressão dobrar a cerviz que significa submeter-se à vontade de outrem. Há ainda a expressão sacudir a cerviz que significa revoltar-se para obter a liberdade.
Sob determinados contextos, o termo em análise pode ter como sinónimos as seguintes palavras: gorja, nuca, pescócia, cachaço, cogote, galinheiro, pescoço, toutiço.
Subserviente
Termo que vem do latim subserviente-, com o mesmo significado, particípio presente de subservīre, «ser escravo de». Este termo é adjetivo de 2 géneros que significa que se submete servilmente à vontade de outrem; servil. Este termo também significa bajulador.
Sob determinados contextos, o termo em análise pode ter como sinónimos as seguintes palavras: lisonjeador, lisonjeiro, louvaminheiro, adulador, bajulador, engraxador, manteigueiro, obnóxio, servil.
Sob outros contextos, o termo em análise pode ter como antónimos as seguintes palavras: depreciador, reprovador, censurador, crítico.

Pilhéria
Termo que vem de origem obscura. Este termo é nome feminino que significa dito engraçado; graça; piada; chiste; facécia.
Sob determinados contextos, o termo em análise pode ter como sinónimos as seguintes palavras: graçola, laracha, picuinha, bisca, chiste, gracejo.
Panegirista
Este termo é nome de 2 géneros que significa pessoa que faz um panegírico; pessoa que louva ou elogia. Termo que vem do grego panegyristés, com o mesmo significado, pelo latim panegyrista-, com o mesmo significado.
Sob determinados contextos, o termo em análise pode ter como sinónimos as seguintes palavras: gabador, hinista, apologista, elogiador, encomiasta, hinologista, lisonjeiro, louvador.
Sob outros contextos, o termo em análise pode ter como antónimos as seguintes palavras:
censurador, crítico, verberador.
Este artigo do N Cultura tem como grande objetivo estimular a paixão pela língua portuguesa, o gosto pela aprendizagem de novas palavras. Este artigo visa levar a que os portugueses se façam acompanhar de um dicionário diariamente, de modo a esclarecerem as dúvidas no imediato, mal estas surjam.

NCultura
Se leu “10 palavras caras portuguesas à borla. Venha descobrir!” e gosto, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…