Conheça o significado de algumas palavras caras. Aprenda-as e tenha um discurso mais esclarecido e eloquente! São 10 palavras caras da língua portuguesa. Tome nota!
A internet é maravilhosa, podendo ser usada de diferentes formas. Se há quem a use para o “mal”, há muitos mais que a usam para o bem ou para o seu bem. Para aprenderem a fazer diversas coisas ou simplesmente para aprenderem a falar melhor a sua língua.
Há muitas pessoas que usam motores de busca como o Google ou sites especializados como o NCultura para procurar por palavras difíceis, popularmente definidas como “palavras caras”, pois são termos que permitem enriquecer o vocabulário que se usa no quotidiano. Uma aprendizagem que se revela benéfica quer nos relacionamentos pessoais, quer nos profissionais.
Temos diversos artigos sobre língua portuguesa abordando temáticas como classes de palavras, famílias de palavras e palavras com significados diferentes. Conheça estes artigos e cultive-se mais um pouco. Entretanto vamos mostrar lhe 10 palavras difíceis portuguesas, os seus significados e sinónimos.
10 palavras caras da língua portuguesa. Tome nota!
01 – Lascívia
Termo que vem do latim lascivĭa-, com o mesmo significado.
Esta palavra é nome feminino que significa qualidade do que é lascivo; sensualidade; luxúria.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: luxúria, sensualidade, voluptuosidade, carnalidade, cio, concupiscência.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: castidade, pudicícia, pureza.
02 – Lhanura
Termo que vem do castelhano llanura, com o mesmo significado. Esta palavra é nome feminino que significa lhaneza; planura.

03 – Temperança
Termo que vem do latim temperantĭa-, com o mesmo significado. Esta palavra é nome feminino que significa capacidade de moderar os seus próprios desejos e reações; significa ainda moderação; comedimento. Este termo significa sobriedade no comer e no beber.
Este termo significa também parcimónia; economia. Na religião, este termo é referente a uma das quatro virtudes cardeais. Esta virtude consiste em ser moderado nos seus desejos e na satisfação das suas tendências.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: economia, moderação, comedimento, continência, parcimónia, poupança.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: descomedimento, imoderação.
04 – Admoestador
Termo que vem de “admoestar”+”-dor”.
Esta palavra é adjetivo e nome masculino que significa que ou aquele que admoesta; repreensor; censor.

05 – Laudatório
Termo que vem do latim laudatorĭu-, com o mesmo significado.
Esta palavra é adjetivo que significa relativo a louvor; laudativo.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: encomiástico, panegírico, apológico, elogioso.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: censurador, crítico, repreensivo.
06 – Extíspice
Do latim extispĭce-, «o que inspeciona as entranhas». Esta palavra é nome masculino que significa arúspice.

07 – Lutuoso
Termo que vem do latim luctuōsu-, «doloroso». Esta palavra é adjetivo que significa coberto de luto. Este termo significa triste; lúgubre. Este termo significa também relativo a luto, morte ou funeral; funerário.
08 – Hígido
Termo que vem do grego hygiés, «são» +”-ido”. Esta palavra é adjetivo que significa relativo à saúde. Este termo significa salutar. Este termo significa também de perfeita saúde.
09 – Bajulador
Esta palavra é adjetivo e nome masculino que significa que ou aquele que bajula.
Termo que vem de “bajular”+”-dor”.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: lambe-botas, lisonjeador, lisonjeiro, adulador, engraxador, graxista, manteigueiro, puxa-saco, servil, subserviente.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: censurador, crítico, depreciador, reprovador.

10 – Diáfano
Esta palavra é adjetivo que significa que permite a passagem da luz, esbatendo-a e impedindo que se vejam nitidamente os contornos dos objetos por ela iluminados; translúcido.
Este termo significa límpido; transparente. Este termo também significa delicado; fino. Termo que vem do grego diaphanés, «transparente», pelo latim medieval diaphănu, com o mesmo significado.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: hialino, límpido, claro, cristalino, delicado, translúcido, transparente.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: obscuro, opaco, espesso, grosso, sombrio.
Este artigo visa estimular a paixão pela língua portuguesa, levar as pessoas a quererem conhecer o significado das palavras e a valorizarem o uso do dicionário.
NCultura
Se leu “Melhore o vocabulário com 10 palavras difíceis portuguesas” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…