Início Saúde 10 Mitos sobre a Saúde. Verdade ou mentira?

10 Mitos sobre a Saúde. Verdade ou mentira?

Afirmações que, ao que parece, nem sempre correspondem à verdade... Conheça 10 mitos sobre a Saúde e fique a saber se são verdade ou mentira?

Mitos sobre a Saúde
10 Mitos sobre a Saúde. Verdade ou mentira?

Afirmações que, ao que parece, nem sempre correspondem à verdade… Conheça 10 mitos sobre a Saúde e fique a saber se são verdade ou mentira?

Diariamente ouvimos dicas sobre saúde que acreditamos ser verdadeiros, até porque já as ouvimos da boca das nossas mães, avós e até bisavós. Mas será que isso faz delas verdades absolutas?

Fomos ao doutor e esclarecemos alguns dos chamados mitos na saúde. É que há informações absolutamente falsas que todos, ou quase todos, tomam por verdadeiras. Pronto para ficar surpreendido?!

10 Mitos sobre a Saúde. Verdade ou mentira?

Mitos sobre a Saúde
10 Mitos sobre a Saúde. Verdade ou mentira?

Ver televisão muito perto do ecrã faz mal aos olhos

Verdade ou mentira?

Toda a nossa infância foi vivida com esta afirmação e com frequência se passa aos filhos a mesma mensagem. No entanto, esta crença antiga que já vem desde os primórdios da televisão teve um prazo de validade.


Leia também: Leite de vaca: prós e contras para a saúde


Nos primeiros aparelhos, as televisões emitiam muita radiação. Mas tal não acontece nos televisores atuais, que apresentam outra segurança para os olhos. Contudo, fixar os olhos no televisor implica uma frequência do pestanejar reduzida, o que leva a que os olhos não sejam frequentemente lubrificados. Ora, esta secura pode levar a que eles apresentem uma certa vermelhidão, podendo mesmo causar comichão.

Se se cumprir com a distância recomendada de 2m da televisão, não suscitará qualquer problema. O problema não é tanto a televisão propriamente dita, mas é mais a nossa concentração que leva a que os olhos sequem.

Mitos sobre a Saúde
10 Mitos sobre a Saúde. Verdade ou mentira?

Estalar os dedos causa artrite

Verdade ou mentira?

Também não corresponde à verdade. O estalar dos dedos é a separação de ossos na articulação, o que gera um espaço que é preenchido por um líquido lubrificante, chamado líquido sinovial. Este está presente nas juntas dos dedos das mãos (e noutras juntas do nosso corpo) e permite essa separação.

Apesar de ser verdadeiro que estalar os dedos constantemente pode gerar desgaste, enfraquecer os dedos e prejudicar as articulações, a artrite não é causada por essa ação. É algo distinto que ocorre quando o sistema imunitário ataca as articulações do corpo.

Mitos sobre a Saúde
10 Mitos sobre a Saúde. Verdade ou mentira?

Aguentar a urina pode provocar infeções urinárias

Verdade ou mentira?

Uma mentira dita muitas vezes não a torna verdade. Mas uma verdade dita frequentemente é apenas partilha. Esta afirmação é verdadeira e deve ser partilhada. É possível gerar uma infeção, pois reter a urina leva a uma concentração e a um aumento da população bacteriana da flora local. Por isso, se urinarmos com frequência, estamos a eliminar essa flora bacteriana.

Beber água em jejum emagrece

Verdade ou mentira?

A hidratação em jejum é útil e importante. Expelir a urina e beber água pela manhã é algo que se revela precioso para o corpo, pois eliminamos toxinas e restabelecemos os níveis séricos do organismo.

Passar um período sem alimentação leva a que sejam produzidas mais toxinas, por isso é importante beber água para evitar uma distensão gástrica. Além disso, tal gera a sensação de diminuição da fome.

Mitos sobre a Saúde
10 Mitos sobre a Saúde. Verdade ou mentira?

Sair à rua com cabelo molhado faz mal à saúde

Verdade ou mentira?

As correntes de ar ou sair à rua de cabelo molhado não implica que se apanhem constipações e gripes, pois estas são causadas por vírus. Podemos sair à rua de cabelo molhado e entrar em contacto com agentes infeciosos, como podemos sair à rua de cabelo molhado e não entrar em contacto com nenhuns agentes infeciosos. São estes que levam a que se apanhe uma gripe ou constipação.

Tomar banho após as refeições faz mal

Verdade ou mentira?

Não há risco de tomar banho ou mergulhar depois de termos comido. Não há um problema relacionado com a água em si. O problema pode desencadear-se com a atividade física após comer, pois esta pode prejudicar a digestão. Um simples banho não faz mal. Fazer várias piscinas de um lado para o outro é que pode fazer.

Mitos sobre a Saúde
10 Mitos sobre a Saúde. Verdade ou mentira?

O açúcar não deixa as crianças hiperativas

Verdade ou mentira?

As crianças devem evitar o consumo de açúcar, pois este está ligado a diversos problemas, nomeadamente à obesidade infantil. No entanto, se a preocupação dos pais é apenas a de evitar a hiperatividade, então não há nenhuma ligação entre esta e o consumo de açúcar.

No entanto, é relevante levarmos em linha de conta as conclusões de alguns estudos que defendem que o consumo excessivo de guloseimas com aditivos e corantes artificiais leva a um aumento da excitação nas crianças. Mas, mesmo nesses casos, o açúcar não é o problema, pois o problema são os aditivos e corantes artificiais.

Mitos sobre a Saúde
10 Mitos sobre a Saúde. Verdade ou mentira?

Andar descalço causa gripe

Verdade ou mentira?

Tal como foi dito anteriormente, o que gera as gripes são agentes infeciosos, os vírus e as bactérias. Não há uma relação de causa-efeito entre pés descalços e gripe. Portanto, é falso. Andar descalço não causa gripes ou pneumonias.

Álcool corta o efeito dos antibióticos

Verdade ou mentira?

O álcool deve ser evitado pelos seus efeitos, principalmente por quem está doente. Mas beber álcool não anula os efeitos dos antibióticos. Pode é, no máximo, retardar os efeitos, mas não impede a sua eficácia.


Leia também: Ansiedade: principais sintomas e como prevenir


Contudo, beber álcool e tomar medicação é colocar no corpo duas substâncias com efeitos próprios que estarão a competir entre si. A medicação tem um efeito retardado, pois o metabolismo dá prioridade ao álcool. Digamos que não há cavalheirismos no metabolismo…

Mitos sobre a Saúde
10 Mitos sobre a Saúde. Verdade ou mentira?

Quanto mais transpiro, mais emagreço!

Verdade ou mentira?

Hoje vou correr de casaco, para perder mais peso! Já todos ouvimos dizer isso, certo? A água que sai do corpo enquanto se transpira tem realmente o seu peso, mas dizer isso não implica que seja verdade afirmar que quanto mais se sua, mais peso se perde, logo mais se emagrece. A explicação é bastante simples: o peso que se perde com a água que sai do nosso corpo é um peso que se recupera facilmente com a necessidade que se tem de hidratar o corpo.

Para se emagrecer verdadeiramente sem recuperar rapidamente o peso, é necessário perder peso em gordura, com treinos competentes e direcionados para esse efeito. A sudorese por si só não é a melhor forma de emagrecimento, definitivamente. O treino excessivo também não é a melhor opção, pois os ritmos cardíaco e respiratório abrandam, reduzindo assim o metabolismo celular. Deve hidratar o corpo antes de ter sede; antes, durante e após o exercício físico. A sede é já um aviso que o corpo está desidratado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.