Deseja carne mais tenra? Domine a arte de amaciar carne como um profissional! Confira 10 métodos para amaciar carne como um Chef. No momento da preparação da carne, há diversas opções que promovem um bom resultado. O tipo de corte de carne e a espessura da peça também contribuem para se apresentar um bom prato.
No entanto, existem diversas formas de deixar a carne macia. Há diversas gerações que recorrem a truques com ingredientes caseiros simples que permitem criar esse efeito na carne.
Há técnicas fáceis que permitem fazer um assado de qualidade. No momento de preparar e saborear um suculento pedaço de carne, pode haver preferências distintas, como optar por uma carne bem-passada, no ponto ou mal-passada. Contudo, ter a carne a apresentar uma textura macia e saborosa será sempre bem recebido.
10 métodos para amaciar carne como um Chef

1 – Bicarbonato de sódio
Usar este produto revela-se uma solução prática e acessível. O procedimento é simples. Primeiro, polvilhe um pouquinho de bicarbonato de sódio na carne. No imediato, faça uma massagem na carne com o produto. Posteriormente, deixe descansar no frigorífico por algumas horas.
Finalmente, enxague a carne muito bem, antes de cozinhar. Desta forma, irá conseguir apresentar uma carne suculenta e saborosa. Seguramente que poderá impressionar os diversos convidados com autênticos petiscos.
2 – Produtos lácteos
Estes produtos também podem ajudar nesta tarefa. O cálcio presente nos produtos lácteos permite ativar enzimas na carne, tornando-a mais macia. Por isso, pode utilizar produtos lácteos como iogurte ou leitelho na marinada para o bife de fígado. Estas são excelentes opções que permitem um produto de qualidade.
3 – Café
Pode parecer estranho, mas pode marinar o seu bife em café forte. Apesar de ser algo surpreendente, este produto assegura uma carne incrivelmente macia. Ficará pronta para grelhar.

4 – Frutas
Há diversas frutas que contêm enzimas que permitem amaciar a carne. Faça um puré com frutas como kiwi, mamão, abacaxi e até figo. Posteriormente, aplique esse puré sobre o bife. Em seguida, deixe-o a marinar por algumas horas.
No entanto, faça-o com cuidado, porque o excesso de ácido “derrete” a sua carne. Deve apenas usar pequenas porções de puré e até obter o efeito desejado.
5 – Gengibre
O gengibre permite acentuar o sabor da carne. Este alimento contém enzimas proteolíticas que permitem tornar a carne mais macia. Pode experimentar usar com frango e prepare-se para uma explosão de sabor!
6 – Molho de tomate
Cozinhar carne em molho de tomate ajuda a preparar algo delicioso. Contudo, muitos desconhecem que os ácidos do tomate contribuem para assegurar a maciez na carne. Por isso, se marinar a carne neste molho antes de grelhar, poderá depois apresentar uma carne irresistível.
7 – Refrigerante
Esta é outra opção inesperada. Uma lata de refrigerante, como a que tem sabor a Cola, por exemplo, pode revelar-se um truque infalível. Este método pode ajudar a deixar a carne macia e caramelizada.
O procedimento é simples. Primeiro, mergulhe o seu bife na bebida por alguns minutos, antes de cozinhar. Posteriormente, estará pronta para assegurar resultados incríveis.
8 – Ácidos
Os ácidos de sumos cítricos e de vinagre são ótimos aliados de quem pretende amaciar a carne. Primeiro, junte o vinagre balsâmico com sumo de limão ou com um pouco de abacaxi e misture bem.
Posteriormente, pode adicionar um toque de mostarda para criar uma marinada ácida deliciosa. Este truque suavizará mesmo a carne mais resistente, que ficará irresistível.
9 – Chá-preto
Este produto pode ter um papel importante, promovendo a carne macia. O procedimento consiste em fazer um chá forte. Depois, deixe que esfrie. Em seguida, mergulhe o bife nesse chá-preto. Finalmente, use a carne, que ficará incrivelmente tenra, e ficará também sem o sabor do chá que surpreendentemente desaparecerá…
10 – Carne macia com sal marinho
Este é um truque clássico. Usar sal marinho permite realçar o sabor da carne, mas também atua como um agente amaciador. O procedimento é simples. Primeiro, polvilhe sal em ambos os lados da carne. Em seguida, deixe descansar por uma hora. Depois, está pronta para usar, espere resultados incríveis…
Aprenda a preparar pratos deliciosos:
- Faça carne estufada como nos restaurantes. Tenra e deliciosa!
- A melhor bola de carne fácil está aqui. Tem de provar!
- As 14 melhores receitas de carne assada no forno
As pessoas também perguntam
O papel de alumínio pode ir ao forno?
Sim, este material é indicado para esse fim. É seguro ser usado no forno. O papel do alumínio é amplamente utilizado para embrulhar alimentos que se destinam a ser assados, nomeadamente peixes, legumes e carnes.
Contudo, é fundamental ter cuidado ao usar papel de alumínio com alimentos ácidos como, por exemplo, tomates, porque a acidez pode causar reações químicas que resultam na transferência de alumínio para os alimentos. Desta forma, se quer usar papel de alumínio no forno, deve evitar que este material entre em contacto direto com alimentos ácidos.
O bicarbonato de sódio pode ser usado para limpar o colchão?
Sim, o bicarbonato de sódio pode ser usado para diferentes fins, nomeadamente pode ser usado para limpar o colchão. O procedimento é simples. Primeiro, polvilhe bicarbonato sobre o colchão.
Em seguida, deixe atuar por algumas horas e aspire. Esse procedimento irá ajudar ainda a absorver odores. Contudo, deve recorrer a um protetor de colchão e a ventilar regularmente a divisão.
Por que se martela a carne?
O martelo de carne serve para amaciar cortes de carne mais finos, nomeadamente bifes. Os cortes mais finos são mais indicados para serem amaciados com um martelo de carne. Para amaciar peças inteiras, será melhor usar um amaciador de carne.