Início Tradições 10 maravilhas gastronómicas do Brasil

10 maravilhas gastronómicas do Brasil

Viajar é experimentar o melhor que cada país tem, o que inclui, claro, comida. Prepare-se para descobrir 10 maravilhas gastronómicas do Brasil!

_

7. CHURRASCO GAÚCHO, RIO GRANDE DO SUL

Em Portugal, o churrasco também é um sucesso / Fonte: Culinária Latino-Americana

Detentor de um importante papel na formação da identidade cultural gaúcha, o churrasco é uma das maiores tradições da região. A carne bovina era assada em estacas de madeira fincadas na terra e temperada com sal grosso e bastante gordura.

Com o tempo, o churrasco espalhou-se por todo o país, tornando-se uma das maiores marcas da cultura do Rio Grande do Sul. Contudo, à medida que foi cruzando as fronteiras do Estado, a carne passou a ser elaborada de outras formas, de acordo com a região em causa. Mas algo nunca mudou: seja onde for, realizar um churrasco é sinónima de boa comida e muita animação.

8. TAPIOCA, PERNAMBUCO

Tapioca: a ganhar fãs por onde passa / Fonte: Grupo Ação de Mídia

Nos últimos tempos, a tapioca tem ganho mais e mais espaço nas refeições de muitas pessoas, substituindo alguns alimentos tradicionais como o pão do pequeno-almoço.

O hábito de consumo deste ingrediente começou pelos índios e, até há pouco tempo, era típico e restrito das regiões norte e nordeste do país. Porém, atualmente, a tapioca tem cada vez mais um status de protagonista, que se espalha por todo o país e além fronteiras, incluindo Portugal. O seu sucesso prende-se com o valor nutricional, o facto de não tem gordura, não ter glúten nem sódio e, além disso, ser muito fácil de preparar.

9. PATO NO TUCUPI, PARÁ

Veja como preparar tucupi / Fonte: Adoradores de Comida

Tucupi é um tempero e molho de cor amarela obtido a partir da raiz da mandioca brava, que é descascada, ralada e espremida. Este líquido é inicialmente venenoso, devido à presença do ácido cianídrico, por isso deve ser cozido durante horas.

A origem deste prato prende-se com a época de descoberta do Brasil, altura em que os índios foram perseguidos e tiveram que deixar as suas terras. Nessa altura, as mulheres eram responsáveis pela gestão das refeições familiares e, quando fugiram, levaram grandes quantidades de tucupi e de carne de caça, como o pato. A mistura improvável destes dois alimentos deu origem a um dos pratos típicos mais conhecidos do Brasil.

10. TACACÁ, AMAZONAS

Uma iguaria tipicamente amazónica / Fonte: Receitas de Comida

O tacacá é um mingau de goma de tapioca, preparado um caldo fino e bem temperado com sal, cebola, alho, coentro e cebolinha e, principalmente, com tucupi. Este prato representa uma das mais populares iguarias amazónicas, consumida e vendida em todas as cidades da região e, segundo o antropólogo Luís da Câmara Cascudo, a sua origem relaciona-se com um tipo de sopa indígena denominada mani poi.

Abrimos-lhe o apetite? Estas maravilhas gastronómicas do Brasil dão mesmo vontade de ir para a cozinha e começar uma nova aventura ao redor dos tachos e panelas que nos transportem para o mundo mágico da comida brasileira.

Autora: Mónica Carvalho
_

A sua opinião importa, gostou deste artigo ?

Clique nas Estrelas para classificar

Classificação média / 5. Numero de classificações:

Seja o primeiro a classificar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.