Início Tradições 10 maravilhas gastronómicas do Brasil

10 maravilhas gastronómicas do Brasil

Viajar é experimentar o melhor que cada país tem, o que inclui, claro, comida. Prepare-se para descobrir 10 maravilhas gastronómicas do Brasil!

_

3. VIRADO À PAULISTA, SÃO PAULO

O feijão faz parte de muitos pratos brasileiros / Fonte: Youtube

O Virado à Paulista é um prato típico do estado brasileiro de São Paulo, criado na época das entradas, bandeiras e monções, enquanto o Brasil ainda era uma colónia. É preparado com feijão já cozido refogado em cebola, alho e gordura; acrescenta-se sal e um pouco do próprio caldo do feijão ou de água.

Depois, junta-se a farinha de milho ou de mandioca e serve-se acompanhado de bisteca ou costeleta suína frita; linguiça frita; banana empanada e frita; ovo estrelado; couve cortada em tiras e refogada na gordura; torresmo feito na hora, ruidosamente crocante; e, claro, arroz. Uma refeição completa só para grandes estômagos!

4. BARREADO, PARANÁ

Uma mistura de carnes deliciosa / Fonte: caipirismo.com

O barreado é uma mistura de carnes, preparada em panela de barro e acompanhada de farinha de mandioca e banana. Com origem na época do Brasil imperial, o prato começou como característica própria da cidade, sendo consolidado através do tempo como símbolo maior da identidade da gastronomia paranaense.

De entre os seus ingredientes contamos com carne de segunda, como lombo, paleta ou músculo; bacon picado; alho; toucinho; cominhos; mandioca, entre outros. Muito rico em proteína e gordura animal.

5. CALDO DE PACU, CUIABÁ

Os fãs de caldo de peixe vão adorar esta delícia / Fonte: Youtube

Quem já provou um bom caldo de peixe sabe o valor que tem e ainda melhor se for com peixe fresco. É esta a essência de um dos pratos típicos do Brasil: o caldo de pacu, um tipo de peixe que se encontra em grandes quantidades na região de Cuiabá. Ninguém sabe ao certo quando surgiu a origem deste caldo de peixe, mas há uma certeza: quem prova nunca mais esquece.

6. FRANGO COM PEQUI, MINAS GERAIS

O pequi é o segredo deste prato / Fonte: Maria Mestre-cuca

O pequi é um fruto de cheiro muito marcante, bastante doce e que não deve ser trincado diretamente, pois dentro tem uma semente dura e cheia de espinhos. É utilizado, assim, na confeção de pratos para lhe conferir sabor, cheiro e textura, como acontece com o Frango com Pequi.

(cont.)

A sua opinião importa, gostou deste artigo ?

Clique nas Estrelas para classificar

Classificação média / 5. Numero de classificações:

Seja o primeiro a classificar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.