Início Viagem Destinos 10 lugares que não pode perder no Douro

10 lugares que não pode perder no Douro

Os sítios mais inacessíveis são os mais maravilhosos. Escondidos no interior de Portugal, estão os 10 lugares que não pode perder no Douro.

_

A aldeia de Favaios

Os 10 Lugares Imperdíveis no Douro
A aldeia de Favaios – 10 lugares que não pode perder no Douro

A aldeia de Favaios é uma pacata aldeia vinhateira que tem muito para contar. Localizada na Serra do Vilarelho, concelho de Alijó, faz parte do distrito de Vila Real.

Remontando à Idade do Ferro, é uma freguesia de paisagens estupendas, marcas arqueológicas, casas brasonadas, com muitos monumentos históricos ligados à Igreja.

10 lugares que não pode perder no Douro
Moscatel de Favaios – 10 lugares que não pode perder no Douro

Aqui é produzido o famoso Moscatel do Douro, um dos mais apreciados vinhos a nível mundial, muito aromático e elegante. É o Moscatel Galego Branco, um delicioso néctar produzido a partir de uma única casta, o “Moscatel Galego”.

Se quer uma boa sugestão… marque um lugar na Quinta da Avessada e desfrute de um dia fantástico, cheio de tradições, História, comida incomparável e boa disposição. Não se esquecendo, claro, de provar um bom Moscatel.

A vila do Pinhão

10 lugares que não pode perder no Douro
Pinhão – 10 lugares que não pode perder no Douro

A bonita Vila do Pinhão localiza-se a cerca de 25 quilómetros do Peso da Régua. A sua localização entre o Rio Douro e o Rio Pinhão tornam-na numa das mais belas vilas de Portugal. É uma localidade pequena mas muito hospitaleira, de gente encantadora e divertida.

A História do Pinhão andou sempre de mãos dadas com a História do Vinho do Porto. Estrategicamente localizada, esta vila tornou-se num importante entreposto comercial, fazendo com que este delicioso néctar do Douro fosse enviado para o Porto e, posteriormente, para o mundo.

10 lugares que não pode perder no Douro
A vila do Pinhão – 10 lugares que não pode perder no Douro

Primeiro em Barcos Rabelos, depois em vagões pela Linha do Douro e, finalmente, em camiões cisterna. Tudo, e em qualquer altura, passou pelo Pinhão.

Esta importância no ciclo de vida do Vinho do Porto permitiu-lhe um rápido desenvolvimento, alcançando o estatuto de centro geográfico da região Demarcada do Vinho do Porto. A vila do Pinhão é uma das vilas mais singulares de Portugal

E por falar na Linha do Douro, o Pinhão tem uma das estações ferroviárias mais bonitas do país. Numa visita à vila, não deixe de a visitar e observar os elegantes e impressionantes painéis de azulejos, que retratam a vida do Douro.

Já a nível gastronómico, pode encontrar por estes lados um bom cozido à portuguesa, o cabrito assado no forno, o bolo borrachão, as compotas e o mel.

Praia Fluvial de Porto de Rei

Os 10 Lugares Imperdíveis no Douro
Praia Fluvial de Porto de Rei – 10 lugares que não pode perder no Douro

Podemos dizer que este lugar é mágico. Este é um pequeno e muito calmo espaço junto ao Rio Douro, localizado na freguesia de São João de Fontoura.

É um espaço praticamente natural, que foi inaugurado no dia 8 de Maio de 2004. Esta praia fluvial está, atualmente, dotada com todos os equipamentos de apoio ao lazer e aos desportos náuticos.

Os 10 Lugares Imperdíveis no Douro
Praia Fluvial de Porto de Rei – 10 lugares que não pode perder no Douro

O Parque Fluvial de Porto de Rei conta com um cais de acostagem para embarque turístico, um pontão de ligação, um passadiço, uma piscina flutuante, um solário, bar de apoio, equipamentos vocacionados para merendas, campo de futebol em terra batida, jardins, acessos pedonais e estacionamento.

Enfim… tudo o que precisa para passar um dia radical ou simplesmente relaxar e dar um mergulho, até porque as altas temperaturas do Douro no Verão a isso o obrigam.

(cont.)

1
2
3

5 COMENTÁRIOS

  1. OLÁ !!!! VOU Pª O DOURO ESTA SEMANA!!!!! K PENA EU TENHO DE NÃO ESTAR AQUI AO PÉ DE MIM!!!! MAS AS RESPONSABILIDADES SÃO GRANDES !!!!! TENHA UM DIA FELIZ !!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.