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10 frutas especialmente boas para a saúde

Inclua fruta na sua alimentação diária e tire partido de todos os seus benefícios. Conheça 10 frutas especialmente boas para a saúde.

frutas especialmente boas para a saúde
10 frutas especialmente boas para a saúde

Inclua fruta na sua alimentação diária e tire partido de todos os seus benefícios. Conheça 10 frutas especialmente boas para a saúde.

Todos sabemos, desde crianças, como a fruta é importante e deve fazer parte da dieta diária de todos nós. Os antioxidantes e as vitaminas presentes neste alimento permitem retardar o envelhecimento, reforçar a imunidade e combater várias doenças.

As frutas ricas em vitamina C, por exemplo, são um poderoso aliado no combate às gripes e constipações, tão comuns nos meses frios. Conheça 11 frutas que deve ter sempre em sua casa.

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Camu-camu

Esta fruta da Amazónia é das que possui maior índice de vitamina C (2880 mg  por cada 100 g de polpa). Além disso, contém potássio, o que é bom para a saúde coronária e renal. Pode ingeri-la como fruta ou num sumo bem fresco e agradável.

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10 frutas especialmente boas para a saúde

Carambola

Uma fruta tropical que contém potássio, cálcio, magnésio, vitamina A, vitamina B e vitamina C, além de ácido oxálico. O seu consumo regular evita a agregação plaquetária e deixa o sangue menos viçoso, recomendando-se, por isso, a ingestão de duas porções por dia. Pode comer esta fruta ao natural ou incluí-la em sumos, sorvetes, vinhos, licores ou doces, pois é super versátil.

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Mamão

Um fruto repleto de nutrientes e outras substâncias importantes, como vitamina C, provitamina A e fibra, fósforo, sódio, cálcio, ferro e potássio, betacarotenos, papaína e carpaína. A dose diária recomendada é de meia porção por dia.

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Goiaba

A goiaba é fonte de vitaminas C, A, e B, fósforo, ferro e cálcio. Possui ainda licopeno e fibras que ajudam na redução do colesterol e da pressão arterial.

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Caju

Outra fruta que é fonte de nutrientes muito importantes, como vitamina A, B e C, cálcio, fósforo e ferro. Como é rico em antioxidantes, o caju é recomendado em processos de cicatrização, nos pós-operatórios, por exemplo. Contudo, também há contra-indicações. O seu consumo excessivo pode provocar prisão de ventre.

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Morangos

Além de serem pouco calóricos, os morangos são fonte de vitamina A e C e manganês e compostos fenólicos. Têm também antioxidantes e ácidos que fazem deles um bom anti-inflamatório. O facto de possuir ácido elágico faz com que eles previnam o surgimento de rugas provocadas pela exposição excessiva aos raios UV-B. A dose diária recomendada é de 6 morangos por dia.

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Tangerina

Além de pouco calórica (53 kcal em cada 100 g), a tangerina é fonte de vitamina C e de bioflavonóides. As suas fibras reduzem a ansiedade e o tempo de esvaziamento gástrico aumenta, já a vitamina C e os flavonoides combatem o envelhecimento. Uma tangerina após o almoço pode mesmo fazer a diferença na sua saúde.

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Laranja

Possuidora de muitos antioxidantes, a laranja funciona como anti-inflamatório e cardioprotetor. Se consumir a laranja juntamente com fontes de vitamina E, como amêndoas, por exemplo, conseguirá obter um efeito anti-inflamatório ainda mais eficaz. O ideal é ingerir cerca de 10 gomos por dia.

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Kiwi

O kiwi contém vários nutrientes, como fibras, minerais e compostos bioactivos e alto teor de vitamina C. Além disso, possui fitoquímicos, como carotenoides, luteína e compostos fenólicos, os quais asseguram as suas funções de antioxidante. Este fruto ajuda no tratamento de osteoartrites e artroses, devendo comer-se até um kiwi por dia.

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Manga

A manga possui fitoquímicos, como os carotenoides, vitamina C, vitamina A, vitaminas B1, B2, B5 e sais, como o fósforo, ferro e cálcio. Por ser rica em fibras, é bastante saciante. Contém também pectina, uma fibra solúvel que reduz a absorção de açúcar e de colesterol.

Teresa Santos
Com formação em Humanidades, tem na investigação e na escrita a sua principal atividade. (exclusivamente responsável pelo conteúdo textual).

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