Início Viagem 10 fantásticas curiosidades dos Castelos de Portugal

10 fantásticas curiosidades dos Castelos de Portugal

Fique a conhecer 10 fantásticas curiosidades dos Castelos de Portugal mais emblemáticos. Eles convidam a uma visita demorada.

_

Castelo de Monsaraz

10 fantásticas curiosidades dos Castelos de Portugal
Castelo de Monsaraz – 10 fantásticas curiosidades dos Castelos de Portugal

Este castelo, mandado edificar no século XIV por D. Dinis, foi dado de presente à Ordem dos Templários em 1232.

Devido ao seu papel fundamental na reconquista de Monsaraz aos mouros, D. Sancho II decidiu agradecer o seu apoio presenteando os templários com a vila e castelo de Monsaraz.

Outra curiosidade sobre este monumento nacional prende-se com o facto de a antiga praça de armas do castelo ainda ser utilizada para a tourada anual que tem lugar durante as festas Nosso Senhor Jesus dos Passos.

Castelo de Silves

10 fantásticas curiosidades dos Castelos de Portugal
Castelo de Silves – 10 fantásticas curiosidades dos Castelos de Portugal

A muralha que envolve o castelo de Silves destaca-se por ter uma saída, localizada na zona norte, conhecida como a Porta da Traição.

Acredita-se que esta pequena porta, que tinha como objetivo facilitar a passagem pela muralha, ganhou o nome de ‘Porta da Traição’ uma vez que foi por aí que as tropas portuguesas entraram e Silves acabou por ser conquistada aos mouros durante o reinado de D. Sancho I.

No entanto, em 1191, os mouros voltaram a ter o domínio do castelo. A reconquista portuguesa foi feita definitivamente em 1253, no reinado de D. Afonso III.

Castelo de Leiria

10 fantásticas curiosidades dos Castelos de Portugal
Castelo de Leiria – 10 fantásticas curiosidades dos Castelos de Portugal

Reza a lenda que D. Afonso Henriques e os seus soldados, após voltarem de uma batalha, cruzaram-se com os castelhanos junto ao Castelo de Leiria.

Em clara desvantagem e apesar de já darem a batalha como perdida, os soldados portugueses cercaram a zona a defender quando surgiu um corvo a sobrevoar as suas cabeças.

Os soldados, perplexos com a agitação do animal, encararam isto como um bom presságio para lhes dar força para a batalha da qual saíram vitoriosos. Acredita-se que é devido a esta lenda, que foram incluídos dois corvos na bandeira da cidade de Leiria.

Castelo de Arraiolos

10 fantásticas curiosidades dos Castelos de Portugal
Castelo de Arraiolos – 10 fantásticas curiosidades dos Castelos de Portugal

Situado no topo do monte de São Pedro, o castelo de Arraiolos tem uma vista privilegiada sobre a vila, que dista a cerca de 25 quilómetros de Évora, e a paisagem envolvente.

O castelo de Arraiolos, que se destaca dos demais pela sua planta circular, foi mandado construir durante o reinado de D. Dinis.

Uma curiosidade interessante, sobre este monumento nacional, prende-se com o facto dos sinos da Torre do Relógio ainda serem utilizados para anunciar as horas aos habitantes da vila.

Castelo de Tomar

10 fantásticas curiosidades dos Castelos de Portugal
Castelo de Tomar – 10 fantásticas curiosidades dos Castelos de Portugal

A vila de Tomar, fundada por D. Gualdim Pais em 1160, nasceu após D. Afonso Henriques ter doado este território à Ordem dos Templários.

Depois de ocuparem a região, os cavaleiros, juntamente com D. Gualdim Pais, escolheram a colina onde iria ser construído o atual castelo que, nos dias de hoje, está localizado junto ao Convento de Tomar, classificado como Património da Humanidade pela UNESCO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.