Início Saúde 10 factos sobre a cafeína que muitos desconhecem

10 factos sobre a cafeína que muitos desconhecem

Conheça melhor o café e factos sobre esta bebida com cafeína que dá energia e gera muitos outros benefícios. 10 factos sobra a cafeína que muitos desconhecem.

factos sobra a cafeína
10 factos sobra a cafeína que muitos desconhecem

Conheça 10 factos sobre a cafeína que muitos desconhecem. O consumo de café representa para muitos uma parte importante do dia. Esta bebida com cafeína gera um boost de energia que se revela precioso para cumprirmos com as nossas tarefas de forma mais concentrada, mais rigorosa, mais competente. Muitos bebem um café expresso por dia. Outros exageram no número. Se for consumido de forma moderada, o café revela-se muito benéfico. Enquanto que se for consumido em excesso, esta bebida revela-se basta prejudicial.

O café é conhecido por ter na cafeína o seu elemento chave, mas esta substância também se encontra noutros produtos, como em refrigerantes populares (por exemplo, na coca-cola). Existem ainda chás ou infusões que também contêm cafeína.

Todos percebemos como a cafeína interfere com o nosso organismo, nomeadamente com o sistema nervoso central, pois o café (por via da cafeína) quando é bebido gera energia, tornando-nos mais alerta para o que nos rodeia, melhorando a nossa concentração e memória e contribuindo para a nossa saúde mental. Por isso, não é inesperado que esteja associado à redução do risco de sofrer de Alzheimer. Quer saber mais?

factos sobre a cafeína
10 factos sobre a cafeína que muitos desconhecem

10 factos sobre a cafeína que muitos desconhecem

Há outros alimentos com cafeína, além das bebidas?

A cafeína não está apenas presente no café. Além de estar em determinadas bebidas (como já referimos), existem outros produtos com cafeína. Entre os mais comuns estão nozes-de-cola, cacau ou chocolate.


Leia também: Descubra o que acontece se deixar de beber café


Há também medicamentos com cafeína na sua composição. Existem estudos que revelam que é 40 vezes mais eficaz misturar um analgésico com cafeína, além de permitir ao organismo absorver mais rapidamente o medicamento.

factos sobre a cafeína
10 factos sobre a cafeína que muitos desconhecem

Qual o país que consome mais cafeína?

De acordo com uma matéria divulgada pela BBC, é na Finlândia que o café é mais consumido. Os finlandeses superam os impressionantes números dos americanos, liderando o ranking dos países que mais consomem café em todo o mundo.

Na Finlândia, segundo a peça jornalística da BBC, 400 mg de cafeína é a quantidade média que um adulto finlandês consome por dia.

Quanta cafeína consome, então, um americano, em média?

Em média, um americano consome diariamente 200 mg de cafeína. Esta informação pode corresponder a tomar duas chávenas de café por dia (150 ml) ou a beber quatro latas de coca-cola diariamente.

Recorde-se que se torna um valor excessivo, quando o consumo supera os 500 mg por dia, podendo gerar efeitos colaterais indesejados.

factos sobre a cafeína
10 factos sobre a cafeína que muitos desconhecem

É usada a mesma quantidade de cafeína em todos os cafés?

Não. A quantidade de cafeína apresenta variações de acordo com a marca. Por exemplo, nas grandes cadeias americanas, comparando a McDonald’s com a Starbucks, percebe-se que o café desta última é bem mais forte. Numa dose de 30ml de café da Starbucks, há 20,6 mg de cafeína, enquanto no café da McDonald’s há apenas 9,1 mg de cafeína.

De onde vem a cafeína?

A cafeína está presente em mais de 60 plantas. É que, além dos grãos de café, há uma série de alimentos com cafeína. O estimulante que muitos adoram pode ser encontrado, naturalmente, em folhas, sementes e frutas de origens distintas.

factos sobre a cafeína
10 factos sobre a cafeína que muitos desconhecem

Os cafés escuros contém mais cafeína do que os cafés mais claros?

Não. Depende do café escolhido. Um café mais escuro pode apresentar ou não mais riqueza em cafeína.

O processo de torrefação implica queimar parte da cafeína, levando assim a que os cafés mais escuros até sejam uma melhor opção para as pessoas que desejam apreciar todo o sabor da bebida, sem sentir tanto os efeitos da cafeína, pois esta apresenta-se com menor intensidade.

As bebidas energéticas contêm mais cafeína do que o café expresso?

Não. Pode parecer incrível, mas o café contém mais cafeína do que uma bebida energética. Assim, os efeitos da cafeína são mais poderosos no café, do que na bebida energética.

Numa lata de Red Bull (250ml), há entre 76 mg e 80 mg de cafeína. Numa chávena de café (240ml),  há entre 95 mg e 200 mg de cafeína. Contudo, há que ter em conta que na bebida energética há outras substâncias que estimulam o sistema nervoso, pois elas contém açúcares (sacarose e glicose), taurina, entre outras.

factos sobre a cafeína
10 factos sobre a cafeína que muitos desconhecem

O café gera os mesmos efeitos em todas as pessoas que o consomem?

Não. Somos todos diferentes e essas diferenças podem ter impacto na forma como o corpo reage ao café ou à cafeína. O género, o peso, a medicação, se se é ou não fumador,… são variáveis que podem fazer com que o corpo processe a cafeína de forma distinta.

A cafeína tem um efeito lento?

A cafeína gera um efeito no organismo relativamente rápido. Após a ingestão do café, sentimos os seus efeitos em apenas 10 minutos, alcançando o pico no sangue passados 30 a 60 minutos sobre o seu consumo. Ela demora até 6 horas a fazer o seu efeito substancial.

Após esse tempo, o corpo apenas eliminou metade da cafeína! Para eliminar toda a substância, é preciso aguardar entre 8 a 14 horas!! Por isso mesmo, especialistas em sono, defendem que se se pretendem boas noites de sono, não se deve beber café nas 8 horas antes de dormir.


Leia também: Os 5 sinais que indicam estar a beber muito café


factos sobre a cafeína
10 factos sobre a cafeína que muitos desconhecem

Produtos descafeinados é o mesmo que produtos sem cafeína?

Há produtos descafeinados que podem conter cafeína. Por isso, não se deixe enganar pela embalagem! No Journal of Analytical Toxicology, foi publicado um estudo em que foram analisados 9 tipos de cafés descafeinados e a conclusão foi surpreendente, confirmando-se que 8 desses cafés descafeinados apresentavam cafeína, mas em menor quantidade.

Uma chávena de café “tradicional” contém entre 95 mg e 200 mg de cafeína, enquanto nas chávenas de café descafeinado a quantidade variava entre 8,6 mg e 13,9 mg.

factos sobre a cafeína
10 factos sobre a cafeína que muitos desconhecem

Tabela nutricional do café (1 chávena 237,0 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 2 kcal 0,1 %
10 kJ
Gordura < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras saturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Carboidratos 0,0 g 0,0 %
Açúcares 0,0 g 0,0 %
Proteína 0,3 g 0,4 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 235,6 g 11,8 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.