_
06
Durante o Holocausto, para salvar a própria família, uma mulher judia chamada Stella Kübler-Isaacksohn, denunciou mais de 3 mil judeus escondidos que tentavam escapar à Gestapo.
Mesmo depois de os nazis enviarem os seus pais e marido a Auschwitz em 1943, ela continuou a atuar como informadora até 1945.
07

O soldado polonês Witold Pilecki voluntariou-se para ser enviado para Auschwitz, como prisioneiro, para reunir informações, escapar e, então, fazer com que o mundo inteiro ficasse a saber acerca do Holocausto e das atrocidades cometidas no campo de concentração.
08
Durante o Holocausto, cerca de 60 milhões de Reichmarks — ou o que hoje seria equivalente a mais de 180 milhões de euros — foram gerados em Auschwitz graças ao trabalho escravo.
09
Havia cerca de 170 mulheres nazis a trabalhar no campo de concentração, e a mais diabólica delas foi Irma Grese. Conhecida entre os prisioneiros como “A Cadela de Belsen”, Irma desfilava por Auschwitz usando botas pesadas, chicote e pistola.
Quando foi presa pelos soldados aliados, ela tinha nos seus aposentos abajures feitos com pele humana. A nazi foi condenada à forca aos 20 anos de idade pelos seus crimes.
10
Dos cerca de 7 mil nazis que trabalharam em Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial, apenas 750 foram punidos pelos seus crimes.
_
Comentários 1