Tendo por base a Garrafeira Nacional, fomos à procura dos vinhos verdes mais caros. Saiba quais são as preciosidades: 10 excelentes vinhos verdes muito caros. Quando se fala em procurar os vinhos mais caros, é necessário estabelecer um critério, para poder conseguir encontrar algum rigor. Ao limitar as variáveis e ao expor os critérios, estamos a revelar maior transparência. Caso contrário, obrigaria a conhecer a fundo diversas garrafeiras, lojas nacionais e internacionais que coloquem à venda o nosso vinho, e até leiloeiras.
Assim, optámos por limitar a base à Garrafeira Nacional. Uma entidade fundada em 1927 (com quase um século de experiência!…) e que se tornou num dos especialistas de maior renome no que diz respeito a vinhos e espirituosos. Apenas um dos vinhos escolhidos para a nossa seleção de vinhos verdes não supera os 50 euros. O mais caro atinge o valor de 140 euros!
10 excelentes vinhos verdes muito caros

2017 Soalheiro Alvarinho Reserva branco 3L
140€.
Soalheiro é a 1ª marca de Alvarinho em Melgaço (que é o ponto mais a norte do país), sendo ainda um dos primeiros produtores nacionais de Alvarinho.
O Alvarinho é especial por aqui, pois o terreno é protegido por um conjunto de montanhas que permitem criar as condições necessárias para o melhor amadurecimento das uvas (não só devido à chuva, como às temperatura e horas de sol).
Este vinho apresenta um teor alcoólico de 13%. Esta garrafa tem uma capacidade de 3L.
Leia também:
- Tintos e brancos! 13 medalhas no Wines of Brazil Awards
- Queijo nacional conquista prémio nos “Oscars” da gastronomia
- Tintos e brancos do Continente conquistaram 48 medalhas de ouro em 2020
- Não é Tinto! É um branco nacional e venceu a medalha de ouro em Itália

2018 Soalheiro Terramatter branco 3L
Este vinho apresenta um teor alcoólico de 12.5%. É uma opção de elevada qualidade, tal como a anterior. Esta, contudo, está no mercado a um preço bem mais acessível do que a possibilidade anteriormente analisada.

2015 Soalheiro Oppaco tinto 3L
2015 Soalheiro Oppaco tinto 3Ltem um preço próximo da opção anterior. É outro vinho encantador que se pode encontrar no mercado.
Este vinho apresenta um teor alcoólico de 12%. Este vinho deve ser servido a uma temperatura entre 12-18ºC.

2014 Soalheiro Oppaco tinto 3L
Tal como as opções anteriores da Soalheiro, esta é outra proposta tentadora. É um vinho encantador que partilha da elevada qualidade das propostas já apresentadas.
Robert Parker (que é uma autoridade como avaliador de vinhos) classificou este vinho com 92/100.

2018 Soalheiro Alvarinho Primeiras Vinhas 3L
Outra opção de excelência. Este vinho apresenta um teor alcoólico de 13%, sendo um vinho de qualidade, a um preço proibitivo para a maior parte da população.

2015 Anselmo Mendes Tempo Escolha
Eis uma proposta distinta. 2015 Anselmo Mendes Tempo Escolha é um vinho de elevada qualidade. Este vinho apresenta um teor alcoólico de 12.5%.
A reputação de Anselmo Mendes já é internacional. O trabalho revela a excelência que está bem consolidada nos prémios conquistados pelos vinhos que produz. Consegue ser surpreendente e simultaneamente consistente e inovador, o que não é nada fácil…

2018 Soalheiro Alvarinho branco 3L
Esta é uma opção que está no mercado a um preço mais acessível. 2018 Soalheiro Alvarinho branco 3L não deixa de ser um vinho de elevada qualidade. Por isso, faz parte desta nossa seleção, sendo uma opção de vinho branco. Este vinho apresenta um teor alcoólico de 12.5%.

2014 Covela Fantástico tinto
2014 Covela Fantástico tinto é uma outra proposta interessante e de grande valor.
A Covela pertenceu a Manoel de Oliveira que, como sabemos, foi um dos cineastas europeus mais importantes. O realizador ajudou a transformar a quinta, fazendo modificações em várias frentes, melhorando a qualidade dos seus produtos.

2015 Covela Fantástico branco
É uma opção de igual qualidade, mas branco. Mantém o valor da proposta de vinho tinto analisada anteriormente.
Assim, o vinho 2015 Covela Fantástico branco é uma possibilidade que todos merecem experimentar, mas só poucos têm esse prazer.

2017 Quintas de Melgaço QM Alvarinho/Chardonnay branco
Quando se termina com 2017 Quintas de Melgaço QM Alvarinho/Chardonnay branco, acaba-se com elevada qualidade. Este vinho apresenta um teor alcoólico de 12.5%.
A aposta na raridade da casta Alvarinho é uma das muitas razões de sucesso desta proposta. Esta garrafa é a única proposta que está abaixo dos 50 euros, mas tem todas as qualidades que a fazem pertencer a esta seleção de vinhos verdes mais caros.
NCultura
Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário!
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre vinhos no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pelo mundo dos vinhos, saiba que há mais artigos no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…