Erros que, talvez, cometa diariamente, mas que nem dá por isso… Aprenda a não cometer estes 10 erros comuns ao cozinhar arroz.
O arroz é um dos alimentos mais populares em todo o mundo, por isso há inúmeras formas de o confecionar. São muitos os dias por ano em que se opta por cozinhar arroz.
A frequência com que ele é feito pode dar uma sensação de segurança a quem o cozinha de que está a confecioná-lo como deve ser.
Porém, a verdade é que existem muitas pessoas a cometer erros ao cozinhar arroz. Não basta juntar água e sal ao arroz e levar o tacho ao lume. Saiba o que deve evitar fazer, para ter um arroz imaculado.
10 erros comuns ao cozinhar arroz: o que deve evitar fazer

Pôr água insuficiente
É comum as pessoas não colocarem água suficiente no arroz. A água deve fazer uma cobertura total do arroz e, ainda, ter uma margem de cerca de um centímetro. Este é um erro que poderá ser facilmente corrigido.
Deixar a água sem sal
São muitas as pessoas que defendem que o sal dá à água uma fervura mais rápida, mas essa diferença não é percetível no tempo de confeção do arroz. Por isso, deve colocar sal logo no início da sua confeção, pois assim dará logo o sabor do sal ao arroz, não sendo necessário mexer no arroz para o temperar por inteiro.
Leia também: 3 maravilhosas receitas de bacalhau espiritual com sabor intenso
Mexer o arroz
Não se deve mexer o arroz. Cair nessa tentação, é cair num erro, pois não se deve mexer o arroz. Na confeção de um arroz (que não o risoto) não pode mexer no arroz, enquanto este estiver a cozer. Caso o faça, comete um erro, pois dessa forma ativará o amido do arroz e, assim, ele irá amolecer. Este é um erro que prejudica o seu próprio estado de cozedura.

Cozinhar o arroz em lume forte
O arroz deve ser confecionado sempre em lume baixo ou controlado. Ao colocar o arroz em lume forte, comete o erro de confecionar rapidamente um alimento que, já por si, coze com rapidez, acelerando etapas que são indispensáveis para um arroz perfeito.
Destapar o tacho
São muitos os que caem na tentação de destapar o tacho, enquanto o arroz cozinha. Evite fazê-lo pois, ao destapar, irá prolongar o tempo de cozedura do arroz, assim como irá retirar a pressão e o vapor, prejudicando o estado de cozedura e o resultado final.
Não ter critério
Todos os tipos de arroz devem ser tratados de forma distinta. Por isso, não se devem cozer mesma forma (com a mesma quantidade de água ou pelo mesmo tempo). Cada variante possui as suas especificidades. Como existem diversas variedades, é inteligente dar a devida atenção às indicações presentes na própria embalagem do arroz que vai fazer.

Faltar o repouso
Devem dar-se uns 5 minutos de repouso ao arroz (fora do lume), pois tal período permitirá uma redistribuição da humidade, permitindo que o arroz fique cozido uniformemente. Se não se der esse tempo de repouso, o arroz não irá cozer uniformemente, pois normalmente o arroz cozido fica mais seco no topo do tacho, do que o arroz que está no fundo do tacho.
Leia também: Polvo à Lagareiro e no forno, 3 sugestões irresistíveis
Não passar o arroz por água
Levar o arroz diretamente para o tacho é um erro muito comum. Contudo, ao fazê-lo, pode estar cozinhar o arroz com alguns vestígios de produtos industriais que estão frequentemente presentes no processo de moagem e preparação do arroz. Ao fazer-se uma lavagem antes de se colocar o arroz no tacho, evitam-se esses vestígios.

Recorrer aos acessórios errados
Outro erro comum está na escolha do tacho em que se faz o arroz. O ideal é recorrer a um tacho de fundo grosso, pois este permite não só reter melhor o calor, como distribuí-lo mais eficazmente, garantindo assim uma cozedura uniforme do arroz.
Usar a placa elétrica sem atenção redobrada
Quando se recorre a uma placa elétrica, é um erro não ter uma atenção redobrada ao arroz. Deve-se adaptar a conduta, pois a placa elétrica permite uma cozedura bem mais rápida, implicando que se tenha uma postura mais vigilante.
Se gostou deste artigo, veja também o artigo sobre Arroz de Pato: um petisco vindo de Braga. Para conhecer mais publicações sobre o universo da gastronomia, clique aqui.
Discordo sobre lavar: passar por água não retiraria resíduos químicos. E ao lavar perde-se o amido.
Sempre lavei o arroz, e sempre ficou soltinho, do jeito que eu gosto