Início Tradições 10 erros básicos ao assar frango que tem de evitar

10 erros básicos ao assar frango que tem de evitar

Provavelmente desconhece, mas existem vários erros cometidos ao assar frango. Quer saber mais? Confira 10 erros básicos ao assar frango que tem de evitar.

erros básicos ao assar frango
10 erros básicos ao assar frango que tem de evitar

Provavelmente desconhece, mas existem vários erros cometidos ao assar frango. Quer saber mais? Confira 10 erros básicos ao assar frango que tem de evitar. O frango é um dos alimentos mais importantes na gastronomia. É um alimento bastante estimado que tem a versatilidade de poder ser confecionado de inúmeras formas.

O frango pode ficar delicioso em diversas receitas, mas é inegável que quando é assado adquire uma aura especial. Assar frango é um verdadeiro petisco, sendo muitas as famílias que o exigem num almoço de domingo. É uma refeição bastante prática, que se faz com facilidade, mas nem todos o fazem bem. Há erros que são cometidos regularmente. Saiba quais.

10 erros básicos ao assar frango que tem de evitar

Lavar mal ou descongelar mal

O frango cru contém muitas bactérias, sendo bastante sensível às mudanças de temperatura. Devemos ter cuidado ao manusear o frango e ao conservá-lo. Depois da compra, devemos embalar bem a ave, congelar (ou guardá-la imediatamente no frigorífico para a refeição do dia).

Para descongelar o frango, é importante colocá-lo no frigorífico um dia antes de o cozinhar (e evitar descongelar no microondas).

Não é preciso lavá-lo (não coloque na torneira) para evitar que as bactérias se espalhem pela cozinha. O importante é cozinhá-lo bem para eliminar as bactérias que ele tem.

Leia também:

erros básicos ao assar frango
10 erros básicos ao assar frango que tem de evitar

O conhecimento do frango

Se quer um frango espetacular, deve conhecer bem a matéria-prima. Produtos de alta qualidade, criados em ambientes privilegiados, bem alimentadas à base de cereais, num espaço onde possam correr em paz são condições importantes.

Esta vida torna a carne do frango mais nutritiva, com menos gordura e bem mais saborosa. É um produto mais caro, mas tem mais qualidade, sendo melhor para a saúde.

Cozinhar com ou sem osso?

Devemos cozinhar o frango com osso, pois isso ajuda a torná-lo mais suculento, dado que o osso é um condutor de calor. Se um osso externo está em contacto com o fogo, ele aquece e transmite a temperatura para a carne. Assim, facilita o cozimento da carne, tornando-a mais rica.

Contudo, é sempre uma opção que deve ser feita ao seu gosto. Se quiser fazer peito de frango, nomeadamente bifes grelhados, pode dispensar o osso, claro…

erros básicos ao assar frango
10 erros básicos ao assar frango que tem de evitar

A pele

Cozinhar o frango com pele dará mais sabor à carne, seja grelhada ou assada. Deve evitar-se o consumo da pele, pois é a zona que tem mais contacto com as bactérias e, por isso, deve ser bem cozinhada.

Temperar erradamente o frango

É um erro comum temperar o frango com pouca antecedência. Para que penetre bem na carne, pode fazer uma salmoura usando 100 gramas de sal para um litro de água e mergulhar o frango nela.

Pode ainda temperar um pouco o frango, antes de cozinhá-lo. Se o frango for para a grelha, deve passar um pouco de azeite nele, antes de começar a cozinhar, e colocar também um pouco mais de óleo na grelha, sem excessos para não ficar oleoso.

erros básicos ao assar frango
10 erros básicos ao assar frango que tem de evitar

Frango assado na caçarola

Se fizermos um frango assado na caçarola, com vegetais, é importante que no final o frango descanse por duas horas para que ele absorva todos os sabores. Podemos adicionar cebola, tomate, louro, azeite, vinho…

Tratar na grelha / frigideira da mesma forma

É importante que a frigideira esteja quente, antes de começar a cozinhar. O peito e a coxa não devem ser feitos do mesmo modo, pois têm texturas diferentes. O peito é a carne mais magra do frango e, portanto, para ficar bem, leva menos tempo do que a coxa.

erros básicos ao assar frango
10 erros básicos ao assar frango que tem de evitar

Pressionar a carne na grelha

Não amasse a carne na grelha. É um erro pressionar a carne com espátulas ou talheres, pois perde o sabor. Ao pressionar faz com que os sucos se percam, quando pretendemos manter os sucos na carne, pois concedem sabor e uma boa textura.

Não vire a carne muitas vezes. É melhor cozinhar de um lado por um tempo e virar apenas uma vez.

Erros ao cozinhar frango inteiro no forno

Ao colocar o frango inteiro no forno, os peitos estarão prontos, mas as coxas ainda estarão cruas. Deve, por isso, amarrar as pernas com uma corda, de forma a uniformizar a cozedura da carne.

erros básicos ao assar frango
10 erros básicos ao assar frango que tem de evitar

Deixar o frango secar no forno

Deve colocar uma base de vinho branco e água (ou conhaque e água). Coloque uma colher desse caldo com a gordura que vai caindo no frango. Faça-o de vez em quando, ao longo do processo.

Faça-o com o peito voltado para baixo para que o suco vá para ele. Contudo, nos últimos 10 minutos, tem de virar, para cozinhar bem a carne e a pele ficar douradinha.

NCultura

Se leu o presente artigo e gostou reaja a ele e faça um comentário!

Se tem neste tema um particular interesse conheça outros artigos sobre receitas, há diversas no NCultura. Se tem paixão pelo mundo da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura. Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.