Todas são destinos fantásticos para uma escapadinha de sonho. Conheça 10 das mais belas Aldeias da Serra da Estrela e das mais bonitas de Portugal.
A Serra da Estrela é um destino fantástico para uma escapadinha de sonho. Embora muitos procurem visitar este local durante o inverno, pode ser visitado ao longo de todo o ano. Sendo verdade que na época mais fria do ano a Serra da Estrela fica particularmente encantadora, coberta pelo manto branco da neve, também é verdadeiro dizer que noutras estações mantém os seus encantos.
Além da riqueza do seu património natural, a Serra da Estrela também tem aldeias típicas e tradicionais imperdíveis. Estas aldeias que proporcionam experiências memoráveis permitem que se faça uma autêntica viagem no tempo. Estes destinos rurais encontram-se isolados e em perfeita comunhão com a Natureza.
Muitas destas aldeias preservam as ruas ao longo de séculos e têm diversos encantos com história, como as casas feitas em pedra. Fique a conhecer algumas das aldeias mais encantadoras do nosso país que estão presentes na Serra da Estrela.
10 das mais belas Aldeias da Serra da Estrela

1 – Videmonte (Guarda)
Esta pequena aldeia de montanha encontra-se presente no concelho da Guarda. Em Videmonte, não faltam boas atrações e bons valores. Nesta terra de boa gente, ninguém passa fome ou sede. Aqui, não se nega nem pão, nem água.
Videmonte é uma aldeia com menos de 1000 habitantes. No entanto, tem muita energia. São pessoas que fazem de tudo para receber bem quem visita a sua terra. Há muitas atrações nesta interessante aldeia.
O Festival Pão Nosso realiza-se anualmente. Este evento revela-se muito atrativo, chamando várias pessoas à aldeia. Por isso, há quem considere que esta é uma das melhores épocas para visitar este encantador lugar da Guarda. Conhecer as tradições, os hábitos e os costumes de Videmonte, é conhecer parte importante da Serra da Estrela.
Informação útil:
Coordenadas: 40° 30′ 50″ N 7° 23′ 24″ O

2 – Folgosinho (Gouveia)
Esta aldeia encontra-se presente no coração da Serra da Estrela. O pequeno castelo pode servir de miradouro. O cenário irá surpreender e agradar a quem visitar esta aldeia presente no concelho de Gouveia.
A aldeia de Folgosinho tem na paisagem uma das suas maiores atrações. Nesta aldeia, poderá encontrar uma vista incrível da serra e das povoações que a circundam.
A aldeia de Folgosinho tem muita história. O quotidiano da vida serrana encontra-se bem espelhado nas pessoas que habitam esta aldeia que se mantém autêntica e bem preservada.
É frequente verem-se pastores na aldeia de Folgosinho. Estas pessoas surgem
com as suas cabras e ovelhas. Os pastores atravessam as ruas acompanhados pelos animais, indo em direção ao pasto. Também é comum ver os habitantes a irem buscar água às diversas fontes que se encontram dispersas pela aldeia.
Informação útil:
Coordenadas: 40° 30′ 34″ N, 7° 30′ 50″ W

3 – Alvoco da Serra (Seia)
Esta aldeia situa-se no concelho de Seia. Esta é a povoação que se encontra (topograficamente) mais perto da Torre. Construção conhecida por assinalar o ponto mais alto da Serra da Estrela. Encontra-se perto dos 2000 metros. Este é o ponto mais alto de Portugal Continental, sendo apenas superado pela montanha do Pico.
Alvoco da Serra apresenta uma paisagem encantadora, destacando-se no cenário a ribeira de Alvoco. Durante o verão este local é muito procurado para se ir a banhos. A praia fluvial torna-se numa atração imperdível nos dias mais quentes.
Existem ainda vários percursos pedestres interessantes em Alvoco da Serra. Neles vive-se uma aventura. Partir à descoberta da serra pelo Vale Glaciário do Covão do Alvoco implica viver uma jornada repleta de emoções, havendo ainda espaço para se conhecer lendas e histórias antigas.
A ponte romana é uma das atrações da aldeia com história. A Casa-Museu da aldeia é um dos espaços que nos permite conhecer melhor Alvoco da Serra. Há ainda outras atrações como as construções religiosas, a igreja matriz, as várias capelas da freguesia.
Informação útil:
Coordenadas: 40° 17′ 44″ N 7° 40′ 13″ O

4 – Lapa dos Dinheiros (Seia)
Esta aldeia está presente a mais de 700m de altitude. Ela integra o concelho de Seia. A Aldeia de Lapa dos Dinheiros revela-se uma experiência imperdível, no alto de um cabeço, por onde o rio Alva e a ribeira da Caniças passam. Esta aldeia apresenta-nos vistas fantásticas.
A paisagem é uma das atrações desta aldeia, mas não é a única. A Aldeia de Lapa dos Dinheiros tem nas proximidades atrações imperdíveis. Pode visitar o Buraco da Moura ou o Buraco do Sumo.
Além disso, pode observar as sucessivas pequenas cascatas da ribeira da Caniça. Esta é uma atração bastante procurada no verão. A praia fluvial da Lapa dos Dinheiros é bastante famosa. A experiência de mergulhar nas águas límpidas é memorável.
Informação útil:
Coordenadas: 40° 22′ 44″ N 7° 42′ 34″ O

5 – Loriga (Seia)
A vila de Loriga encontra-se no concelho de Seia, a cerca de 770 metros de altitude. As paisagens que se encontram neste local são tão formidáveis que valeram a Vila de Loriga uma comparação curiosa.
A vila de Loriga é frequentemente apelidada de “Suíça portuguesa”. No entanto, fruto da sua beleza singular, merece ser reconhecida como um destino autêntico. As paisagens locais são de cortar a respiração.
Este destino encantador encontra-se presente num espaço territorial rodeado por montanhas imponentes, como a Penha do Gato e a Penha do Abutre. As águas cristalinas da ribeira de Loriga correm livremente no coração da VIla de Loriga.
A ribeira é formada pelos cursos de água que descem do alto da serra. A praia fluvial local é uma atração que chama várias pessoas à Vila de Loriga.
Informação útil:
Coordenadas: 40° 19′ 37″ N, 7° 41′ 26″ W

6 – Sabugueiro (Seia)
Sabugueiro é frequentemente designada como a aldeia mais alta de Portugal. No entanto, esse título é disputado por várias localidades que também se encontram a mais de 1100 metros de altitude.
A aldeia Sabugueiro tem várias atrações. Além das encantadoras casas de granito da aldeia, recomenda-se uma visita à igreja matriz. Outra atração local é o forno comunitário. Este forno ainda se encontra em funcionamento e continua a fomentar o espírito de partilha.
Outra experiência imperdível que se pode viver nesta aldeia é provar a água da Fonte do Ferreiro.
Informação útil:
Coordenadas: 40° 24′ 7″ N 7° 38′ 23″ O

7 – Cortes do Meio (Covilhã)
Esta pequena aldeia localiza-se perto de Tortosendo, estando integrada no concelho da Covilhã. Cortes do Meio é a “capital das cascatas e piscinas naturais da Serra da Estrela”. Percebe-se bem a razão desse apelido, quando se visitam as 14 piscinas naturais localizadas no leito da ribeira de Cortes.
Informação útil:
Coordenadas: 40°15’20″N 7°34’39″W
Leia também:
- Manteigas, o coração da Serra da Estrela
- A vila com mais de 2600 anos de história na Serra da Estrela
- A aldeia onde ninguém passa fome ou sede na Serra da Estrela

8 – Verdelhos (Covilhã)
Esta aldeia está presente em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. A aldeia de Verdelhos tem no verde a cor dominante. O facto da cor verde dominar a paisagem parece ter inspirado o nome com que a aldeia ficou a ser conhecida, Verdelhos.
Certo é que esta aldeia é considerada uma das pérolas rurais da Covilhã. Os apreciadores de turismo de Natureza poderão viver uma experiência imperdível nesta aldeia. Há várias caminhadas que se podem fazer na aldeia de Verdelhos.
Durante o verão, muitas pessoas ficam gratas pela experiência refrescante de fazer mergulhos nas águas gélidas das duas praias fluviais que se encontram nas proximidades.
Os amantes da Natureza podem ficar a dormir no parque de campismo que se encontra bem perto da aldeia. Há ainda diversos trilhos pedestres que permitem partir à aventura e explorar a riqueza natural que é apresentada nas redondezas.
Informação útil:
Coordenadas: 40° 22′ 28″ N 7° 28′ 03″ O

9 – Linhares da Beira (Celorico da Beira)
Esta aldeia está presente em Celorico da Beira, sendo uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal. A Aldeia Linhares da Beira é seguramente uma das aldeias da Serra da Estrela mais bonitas.
A experiência de percorrer as ruas e ruelas da Aldeia Linhares da Beira é enriquecedora. Esta aldeia serrana proporciona-nos uma autêntica viagem aos tempos medievais, época em que foi fundada.
Há diversas atrações na aldeia que dizem muito sobre a sua história. Entre os grandes destaques da aldeia está o seu majestoso castelo. A igreja matriz é uma construção religiosa encantadora.
Há outras atrações imperdíveis, como a Casa do Judeu ou a Fonte de Mergulho. Outros destaques da Aldeia de Linhares da Beira são a antiga Hospedaria e a antiga Casa da Câmara e cadeia.
Informação útil:
Coordenadas: 40° 32′ 27″ N 7° 27′ 40″ O

10 – Cabeça (Seia)
O xisto está muito presente nas casas desta aldeia pitoresca. Cabeça tem várias atrações, destacando-se as construções religiosas, tais como as duas igrejas (são elas: a igreja de São Romão e a Paroquial), além das duas capelas (as encantadoras Santo António e Nossa Senhora da Nazaré). Além dessas construções, há a destacar a paisagem natural que circunda a aldeia.
Em Cabeça, existe um património cultural, arquitetónico e natural de grande interesse. Contudo, Cabeça também é reconhecida como (um)a Aldeia Natal. É bastante procurada no mês de dezembro.
Durante estas festividades, as ruas são decoradas de uma forma especial, que revela uma mensagem poderosa e pertinente neste mês de despesas. Nessas festividades, são usados enfeites que revelam os valores que a aldeia quer transmitir.
As ruas são decoradas com materiais ecológicos e naturais. Por exemplo, são usadas giestas, musgo, varas de videira. Além disso, as ruas da Aldeia de Cabeça são iluminadas com milhares de luzes leds.
Informação útil:
Coordenadas: 40° 19′ 9″ N, 7° 44′ 7″ W