05. Insultos e mentiras

As nossas avós costumavam dizer: “Se não tens nada de jeito para dizer, o melhor é ficares calado!”. Esta expressão continua a ser um ensinamento a seguir nas redes sociais. Reagir a comentários de forma rude e agressiva sem argumentos racionais é comum e aos olhos de quem o lê torna-nos nuns verdadeiros imbecis! Postar mentiras é ainda mais grave! Uma mentirinha num café com amigos tem um alcance limitado. Numa rede social pode alastrar e tornar-se num verdadeiro pesadelo!
04. Desabafos sobre trabalho

Chegamos a casa mal humorados! Levámos uma bronca do chefe e vamos para o Facebook desancar no homem! Tem tudo para correr mal! Partilhar nas redes sociais detalhes sobre o nosso empregador, colegas ou o tema em que estamos a trabalhar é de muito mau tom!
Para não dizer que cada vez mais é motivo de despedimento, com razão! Mesmo se for para comunicar ao mundo boas noticias (um aumento, uma promoção, uma viagem, etc.), deve sempre pensar nas implicações que o comentário pode gerar. Uma boa notícia pode facilmente desencadear reações negativas inesperadas.
03. Dados financeiros

Há partida podemos pensar que ninguém vai voluntariamente publicar os seus dados financeiros (PINs, NIBs, número de cartão de crédito, etc.) online, mas isso acontece. Alguém mal-intencionado pode agarrar nessa informação e começar a explora-la. Cuidado também com os dados que fornecemos nas aplicações das redes sociais. Estas aplicações pedem sempre mais informação do que necessitam e nem sempre com um objetivo justificável.
02. Passwords ou dicas sobre passwords

Pode até parecer ridículo, mas a verdade é que é extremamente fácil agarrar na informação que uma pessoa publica nas redes sociais e descobrir a sua password. Datas de nascimento, nicknames, nome dos animais de estimação e outros são termos que frequentemente utilizamos nas nossas passwords.
Errado! Correndo o risco de falarmos para o vazio, fica aqui a recomendação – as passwords devem ser o mais complexas e estranhas possíveis e devemos alterá-las com frequência. Obviamente, não devem ser partilhadas com ninguém!
01. Fotografias embaraçosas

Cada vez mais as redes sociais vivem das imagens e de tudo o que pode ser consumido rapidamente. Há pessoas que têm a tendência a colocar fotos de tudo aquilo que fazem no seu dia. Se as fotografias da comida ou dos pés são normalmente inocentes, as que envolvem bebedeiras e afins embaraçam sempre alguém! Devia ser proibido postar fotos a partir das 22h!
Quando são os amigos a postar é grave, mas podemos sempre retirar a nossa identificação e esperar que ninguém repare! Quando somos nós próprios a colocar a foto online não é grave, é parvo! E mais uma vez as consequências podem escalar a um nível de embaraço irremediável!
_