Início Saúde 10 boas razões para comer castanhas

10 boas razões para comer castanhas

Não há outono sem ruas perfumadas com o aroma a castanhas assadas. Elas tornam a estação especial. Conheça 10 boas razões para comer castanhas.

boas razões para comer castanhas
10 boas razões para comer castanhas

Não há outono sem ruas perfumadas com o aroma a castanhas assadas. Elas tornam a estação especial. Conheça 10 boas razões para comer castanhas. O outono é uma estação especial. A ela está associada a queda das folhas das árvores, mas também as castanhas. Todos temos recordações de passear pelas ruas e vermos vendedores de castanhas.

Os dias chuvosos e o frio têm nas castanhas um forte oponente, pois as nossas memórias tornam esses dias especiais. O calor das castanhas e o seu perfume são tão bons quanto o sabor do próprio fruto seco. E, além de deliciosas, as castanhas são bem benéficas para a saúde. Quer saber mais?

10 boas razões para comer castanhas

As castanhas são boas

As castanhas devem ser integradas no seu regime alimentar, pois elas contribuem para fortalecer a saúde de diversas formas, permitindo até prevenir doenças graves. As castanhas são assim um alimento saudável, com uma riqueza nutricional assinalável.

As castanhas são uma boa fonte de proteínas, sendo ainda ricas em fibras e antioxidantes. São também uma boa fonte de “gorduras boas”, as gorduras monoinsaturadas. Elas apresentam uma boa dose de vitaminas do complexo B e de vitaminas C e E. Também apresentam riqueza em cálcio, ferro, zinco, selénio, entre outros compostos antioxidantes.

Leia também:

boas razões para comer castanhas
10 boas razões para comer castanhas

As castanhas são um fruto seco bastante versátil

Este fruto seco tanto pode ser consumido cru, como assado ou cozido. As castanhas são ainda um alimento que pode ser integrado em diversas receitas, seja num bacalhau com batatas cozidas, seja em diversos tipos de assados (quer de carnes, quer de peixes).

Pode fazer-se um doce de castanhas ou comê-las juntamente com iogurtes ou frutas. Outras opções são de pastelaria. Há diversos pastéis, bolos, doces e sobremesas que levam castanhas. Muitas dessas receitas podem ser lidas aqui, no NCultura.

Comer castanhas fortalece os ossos e dentes

As castanhas contêm alto teor de fósforo e magnésio, algo que se revela importante para os ossos e para os dentes. O fósforo une-se ao cálcio contribuindo para tornar os dentes e ossos mais fortes, mais rígidos, nomeadamente quando os níveis de magnésio se apresentam equilibrados.

boas razões para comer castanhas
10 boas razões para comer castanhas

Comer castanhas melhora a memória, concentração e aprendizagem

As castanhas contêm riqueza em vitamina E, sendo ainda uma fonte de selénio, de magnésio e de ómega-9, contribuindo para uma atuação positiva no sistema nervoso, eliminando as toxinas que contribuem para a morte dos neurónios.

Por isso, o consumo de castanhas ajuda na prevenção de doenças cerebrais degenerativas, nomeadamente de Alzheimer e de Parkinson.

Comer castanhas ajuda a controlar o peso

O consumo de castanhas gera saciedade. As castanhas têm uma consistência mais dura, implicando um maior tempo de mastigação.

Além disso, as castanhas são responsáveis por uma sensação de saciedade, pois têm uma composição nutricional rica em gorduras insaturadas, sendo ainda uma boa fonte de fibras e de proteínas.

As castanhas saciam, pois são digeridas de modo lento e estimulam a libertação de hormonas.

boas razões para comer castanhas
10 boas razões para comer castanhas

O consumo de castanhas também melhora os níveis de glicemia o que ajuda no controlo do peso

A gordura (mono e poliinsaturada) presente nas castanhas é absorvida rapidamente pelo corpo, gerando um aumento do metabolismo, ajudando no controlo do peso.

As castanhas ajudam ainda a controlar a glicemia, pois o alto teor de fibras e de gorduras insaturadas associadas a um baixo teor de hidratos de carbono leva a uma menor libertação de insulina, de forma mais sustentada, gerando menos fome.

Com a sensação de saciedade desenvolve-se um melhor controlo da glicemia. É que a insulina é uma hormona que promove a produção de gordura no corpo.

O consumo de castanhas aumenta a imunidade e fornece uma barreira antioxidante

A vitamina E, o selénio, o zinco e os compostos fenólicos são substâncias naturalmente antioxidantes que fazem parte dos componentes das castanhas, permitindo combater a produção dos radicais livres presentes no corpo.

boas razões para comer castanhas
10 boas razões para comer castanhas

Comer castanhas ajuda a reduzir o mau colesterol

As castanhas ajudam a reduzir o colesterol, pois têm um elevado nível de gorduras boas, que são as insaturadas. Além disso, apresentam um teor reduzido de gorduras saturadas.

As castanhas contêm fitoesteróis, que são extratos vegetais que se revelam bastante eficazes na redução dos níveis de colesterol, além de ter antioxidantes. Assim sendo, as características das castanhas garantem a desejada redução do mau colesterol.

O consumo de castanhas ajuda a prevenir doenças cardiovasculares

As castanhas ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, pois geram ações antioxidantes e anti-inflamatórias, além da ação sinérgica dos ácidos gordos e de compostos bioativos. Assim, as castanhas permitem reduzir a oxidação do colesterol mau (LDL).

boas razões para comer castanhas
10 boas razões para comer castanhas

Comer castanhas ajuda a reduzir o risco de desenvolver certos tipos de cancro

O consumo de castanhas ajuda a inibir a proliferação de células cancerosas, pois as oleaginosas apresentam componentes de ação antiproliferativa, nomeadamente gorduras insaturadas e compostos antioxidantes (como vitamina E, quercetina, resveratrol e polifenóis).

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

NCultura

Se gostou deste artigo, reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.