Prepare-se para conhecer os benefícios poderosos do grão de bico. Este superalimento é rico em proteínas, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, magnésio, entre outros minerais bons para o nosso organismo. Trata-se de uma leguminosa super poderosa e muito versátil, capaz de ser usada em cozidos, saladas ou sopas. Para ter uma noção, 100 gramas de grão de bico cozido contam 116 calorias, proteínas, hidratos de carbono, fibras e vitaminas C, E, D, K, cálcio, fósforo e gorduras saudáveis. É fonte de triptofano, aminoácido que estimula a produção de serotonina, hormónio responsável pela sensação de bem-estar e cujo efeito no cérebro é o mesmo de um chocolate.
Portanto, não é de admirar que tenhamos conseguido reunir duas mãos cheias de benefícios deste ingrediente que deve incluir, sempre que possível, na sua dieta diária.
Leia também: Grão de Bico, o superalimento em 4 receitas muito saborosas
10 benefícios poderosos do grão de bico

Melhorar o funcionamento do intestino
A casca do grão de bico tem celulose, o que estimula o funcionamento dos intestinos, sendo por isso um alimento muito indicado para quem sofre de prisão de ventre.
Eliminar o açúcar e o colesterol
100 gramas de grão-de-bico possuem 6 gramas de fibras (principalmente solúveis), as quais ajudam o organismo a eliminar açúcares, gorduras e o colesterol mau (LDL). Assim, este alimento quase funciona como um desintoxicante do corpo.

Evitar doenças cardiovasculares
As propriedades desta leguminosa ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e colesterol alto. Além disso, também é um ótimo alimento para tratar vários tipos de anemia.
Promover o bem-estar emocional
Rico em triptofano, um aminoácido utilizado para produzir serotonina, o grão de bico ativa os centros cerebrais que nos dão sensações de bem-estar, satisfação e autoconfiança. Mais uma razão, para incluir este ingrediente na sua dieta.

Ganhar massa muscular
Para quem quer ganhar músculo, além de ir ao ginásio, deve comer grão de bico com frequência, pois ele contribui para a hipertrofia muscular, já que tem muitas proteínas, ferro e amido.
Ajudar na perda de peso
As proteínas e fibras que compõem o grão-de-bico fazem dele um alimento recomendável para quem está numa fase de restrição calórica. Ele aumenta a sensação de saciedade, enquanto come menos.

Equilibrar os níveis de glicemia e diabetes
Boas notícias! As proteínas e fibras do grão de bico ajudam na digestão, enquanto ainda controlam os níveis de glicemia da corrente sanguínea.
Leia também: 3 receitas com grão de bico, o superalimento saboroso
Prevenir alguns tipos de cancro
Por ser rico em vitamina C, vitamina E, ácido fólico e antioxidantes, esta leguminosa evita o aparecimento de certos tumores.

Fortalecer a saúde feminina
Especialmente para as mulheres grávidas, o grão de bico é um excelente alimento, pois tem ácido fólico, o qual impede a má formação do tubo neural do feto. Também durante a menstruação este é um alimento muito recomendado, pois é rico em ferro, ajudando a repor os níveis desse nutriente no organismo.
Evitar fraturas e contusões
O cálcio, fósforo e vitamina K que o grão possui, fazem dele um ingrediente bom para os ossos, tornando a estrutura óssea mais forte e resistente a fraturas, contusões e doenças como a osteoporose.
Bom dia! Pra quem está de dieta ,pode consumir todos os dias?
Obrigada!