Sabia que as sementes de abóbora são muito versáteis e saudáveis? Conheça 10 benefícios das sementes de abóbora para a sua saúde e bem-estar.
Certamente já descascou uma abóbora e, nesse momento, além de ter deitado as cascas fora, terá também desperdiçado as sementes. Porém, deve ficar a saber que acabou por descartar a parte mais nutritiva da abóbora. Este elemento é ótimo para a saúde, além de que é extremamente saboroso.
As sementes são capazes de regular o trânsito intestinal, são boas para o coração e são, ainda, uma importante fonte de ferro. Surpreendida(o)?
Então, fique a conhecer 10 boas razões para passar a guardar as sementes de abóbora. Tome nota!

São ricas em aminoácido triptofano
Este componente é transformado em serotonina no organismo ajudando, por exemplo, a ter uma noite de sono mais descansada.
São ricas em magnésio
O magnésio é um relaxante natural benéfico, por exemplo, para o coração. Portanto, as sementes de abóbora ajudam a uma boa saúde cardiovascular.

Altos níveis de proteínas
Estas proteínas são de fácil digestão e ajudam, ainda, a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, contribuindo também para a perda de peso. A recomendação é para que vá comendo as sementes em pequenas quantidades, ao longo do dia.
São ricas em ómega 3
O óleo que as sementes de abóbora possui tem vários benefícios, entre eles a redução da incidência de hipertrofia prostática benigna (BPH).

São ricas em zinco mineral
O zinco protege a próstata, por isso é um alimento muito recomendado para os homens, sobretudo a partir dos 50 anos.
São uma fonte de ferro
Para quem tem problemas de anemia, estas sementes são um alimento essencial. Elas contribuem para a construção do sangue e para o aumento dos níveis de energia.

Efeitos anti-inflamatórios
Os estudos concluíram que estas sementes têm, também, efeitos anti-inflamatórios, equivalentes aos de alguns fármacos. Um remédio natural e caseiro do qual não deve prescindir.
Baixa os níveis de colesterol
O fito-esterol que estas sementes têm ajuda a reduzir os níveis de colesterol. As sementes de abóbora são mesmo das sementes que possuem maior quantidade de esteróis, apenas superadas pelas sementes de girassol e pistácios.

Fonte de fibra
Estas sementes são uma importante fonte de fibra, a qual ajuda a tornar regular o trânsito intestinal. Por isso, estas sementes são especialmente indicadas para quem sofre de obstipação.
São alcalinizantes
Isto significa que as sementes não formam ácidos no corpo e, por essa razão, são mais amigas do nosso organismo.

Sugestão de confeção
Para preservar ao máximo os nutrientes dos óleos das sementes de abóbora, cozinhe-as no forno a 75ºC, durante 15 a 20 minutos. Junte um pouco de sal marinho e delicie-se com este snack saudável. Pode, ainda, juntá-las a uma salada ou a um prato de massa.