Fique a conhecer os 10 benefícios da rúcula, um alimento sensacional. A rúcula é um vegetal que tem grande utilidade na gastronomia. Além de proporcionar um sabor muito particular a muitos pratos, a rúcula possui propriedades muito específicas que levam a que o corpo obtenha diversos benefícios. Conheça quais são os benefícios deste alimento bestial.

Dieta saudável: 10 benefícios da rúcula, um alimento sensacional
O que é?
O nome científico da planta é Eruca sativa. Contudo, a rúcula é chamada de agrião italiano, mostarda-persa ou “foguete”. Este vegetal é muito saboroso, por isso é bem aproveitado na gastronomia, pois é muito rico em sabor.
Leia também: 50 usos possíveis do Bicarbonato de Sódio
Ele é muito forte, picante e amargo. Os italianos são dos que mais recorrem a este alimento. A rúcula é uma alface que pode ser usada em diversas saladas.

Versatilidade na cozinha
Uma salada de rúcula ou uma salada com vários vegetais é dos pratos mais saudáveis que se pode comer. E pode ser bastante saboroso também! São pratos muito ricos em nutrientes que se revelam bastante benéficos para o nosso corpo e para a nossa saúde. As saladas podem ainda integrar alimentos como tomate, queijo ou outros.
A rúcula é um alimento que pode ser preparado cru, mas também temperada em saladas. A rúcula pode ser refogada e, muitas vezes, complementa refeições, dando-lhes um toque especial. As suas características e o seu sabor forte podem ser usados no sentido de neutralizar o paladar de determinados alimentos.

Propriedades
É um alimento rico em antioxidantes, permitindo que o nosso corpo obtenha diversos benefícios. É um alimento nutricionalmente rico em proteínas, mas também em vitaminas (nomeadamente A e C) e sais minerais, principalmente cálcio e ferro. A rúcula contém ainda ómega 3.
A rúcula é um alimento muito rico e saudável (pobre em calorias, como se deseja, pois em 100 g de folhas frescas, a rúcula gera apenas 25 calorias) que contém propriedades anticancerígenas, antibacterianas e antivirais. Tal permite constatar facilmente que é um alimento que permite que se obtenha diversos benefícios.

Benefícios
Apesar de proporcionar um pequeno número de calorias, a rúcula é um alimento que tem um grande impacto nutricional e estimula o sistema imunológico.
Ela é daqueles alimentos importantes que permite melhorar a saúde do nosso coração, pois melhora os vasos sanguíneos e reduz o risco de ataque cardíaco, derrame ou outras doenças cardíacas.
A rúcula é um alimento alcalino que torna mais forte o sistema imunológico e ainda melhora a digestão, além de contribuir para o restauro do nível ideal de pH do corpo. É certo e sabido que o nível ótimo de pH se torna crucial para a saúde digestiva.

A rúcula permite prevenir a diabetes. Assim, uma dieta rica em vegetais verdes (entre eles a rúcula) pode servir como um tipo de tratamento natural da diabetes. O extrato de rúcula é um método eficaz de prevenção e tratamento que melhora a resposta à insulina.
A pele também beneficia da riqueza da rúcula, pois esta reduz a inflamação da pele e as infeções, sendo mesmo um tratamento natural de problemas como eczema ou psoríase. Além disso, a rúcula quando ingerida permite adiar os sinais envelhecimento da pele e até contribuir para a defesa contra os danos que os raios UV provocam na pele.
A saúde ocular também melhora com o consumo de rúcula. Sendo esta uma ótima fonte de antioxidantes protetores carotenóides, ela contribui para a proteção dos olhos, nomeadamente no que diz respeito aos distúrbios relacionados com a idade.

Os ossos são fortalecidos pelo consumo de rúcula, por via da vitamina K. A vitamina K contribui para uma melhor proteção contra fraturas ósseas e osteoporose.
Leia também: Aprenda a perder peso com vinagre de maçã, canela e limão
Ela contribui para a perda de peso, pois a rúcula é um alimento que sacia e que é pouco calórico e rico em nutrientes. Só com uma chávena de rúcula consegue-se obter uma quantidade bestial de antioxidantes, vitaminas, minerais e fitonutrientes… Tudo isto em apenas 20 calorias!
A rúcula fornece vitaminas e minerais que se revelam importantes para a saúde do nosso corpo. Este vegetal permite ainda prevenir e combater diferentes tipos de cancro, pois contém glucosinolatos. Estes são os fitonutrientes que combatem as células cancerígenas.

Estes compostos misturados com a mirosinase (que é uma enzima digestiva) levam a uma transformação de outros nutrientes de combate ao cancro, os isotiocianatos. Os isotiocianatos ainda contribuem para neutralizar os radicais livres e agentes cancerígenos.
A rúcula serve ainda como um afrodisíaco natural e melhora a circulação, permitindo um aumento da líbido ou da fertilidade. Os romanos, na Antiguidade, para aumentar a excitação sexual, recomendavam rúcula…
Comentários 1