Lugares que nos deixam rendidos à sua beleza singular. Venha descobrir 10 encantadoras aldeias para visitar perto de Lisboa.
Portugal tem destinos turísticos formidáveis. O nosso país tem locais que se destacam por diferentes razões. Em Portugal, não faltam lugares de uma beleza singular, que se encontram circundados por uma Natureza verdadeiramente deslumbrante.
Há lugares que apresentam um conjunto assinalável de atrações que deixam todos os que visitam esses espaços absolutamente rendidos. Estes são destinos que reúnem no seu espaço territorial várias atrações. Apresentam um património arquitetónico singular. Estes locais apresentam diversos monumentos que encantam todos os que os visitam, portugueses e estrangeiros.
É natural que as grandes cidades sejam os destinos mais procurados, pois atraem um vasto número de pessoas mais facilmente. Contudo, é possível encontrar aldeias e vilas que merecem a nossa atenção. Algumas dessas aldeias encontram-se junto aos complexos urbanísticos mais cosmopolitas e populares do país.
Reunimos um conjunto de pequenas vilas e de aldeias que são verdadeiras pérolas. Elas apresentam uma beleza tão incomum que poderia inspirar verdadeiros artistas. São locais que proporcionam momentos extremamente agradáveis!
Fique a conhecer aldeias fantásticas que se encontram nas proximidades de uma cidade de referência no país, Lisboa, a capital!
10 belíssimas aldeias para visitar perto de Lisboa
Lisboa
Portugal é um país com imensa história. Existe um património natural no nosso país que deslumbra todos os que nos visitam. Há ainda um conjunto de monumentos históricos que tornam claro que em Portugal existe um património rico e diversificado. Ora, essa riqueza nem sempre é valorizada.
A capital é o destino mais popular do país, mas existem locais nas proximidades que são merecedores de uma visita. As aldeias (e pequenas vilas) são destinos menos populares que as grandes cidades, mas podem proporcionar experiências bastante agradáveis.
Reunimos um conjunto de aldeias presentes nas proximidades da capital portuguesa. Fique a conhecer algumas das aldeias mais encantadoras que se encontram a poucos quilómetros de Lisboa.
Estas aldeias, presentes neste artigo, proporcionam experiências imperdíveis! Não tenha dúvidas, agende a sua visita e fique a conhecer estes locais memoráveis!
- Aldeia da Mata Pequena, Mafra
- Santa Susana, Alcácer do Sal
- São Cristóvão, Montemor-o-Novo
- Penedo, Sintra
- Pia do Urso, Batalha
- Azenhas do Mar, Sintra
- Aldeia típica José Franco, Mafra
- Dornes
- Aldeia Galega da Merceana
- Gouveia (Sintra)

1. Aldeia da Mata Pequena, Mafra
Esta aldeia proporciona uma experiência agradável. Mata Pequena é uma aldeia
típica da região saloia que se encontra a menos de 30 min da cidade de Lisboa. A Aldeia da Mata Pequena encontra-se totalmente preservada e recuperada, por isso esta é das poucas aldeias que se encontram devidamente protegidas.
A aldeia apresenta-se na melhor forma, após terem sido tomadas medidas que visaram manter o aspeto. As tradições de antigamente também têm sido mantidas, por isso a Aldeia da Mata Pequena revela-se uma experiência enriquecedora. Além dos diversos encantos que apresenta, este destino é perfeito para quem procura fugir da agitação das grandes cidades.
Ele tem todas as condições que asseguram os momentos de repouso que muitos procuram ter. As casas são simples, rústicas, pequenas, mas muito acolhedoras. A aldeia apresenta a beleza local como uma das suas várias atrações. A aldeia revela-se um destino onde a pacatez e a autenticidade fazem parte do quotidiano.

2. Santa Susana, Alcácer do Sal
Esta encantadora aldeia está situada entre duas ribeiras. A aldeia Santa Susana pode ser encontrada em Alcácer do Sal. Para quem parte de Lisboa, a viagem até Santa Susana implica uma deslocação que demora cerca de 1 hora.
Santa Susana é considerada uma das aldeias típicas mais belas de todo o Alentejo, não faltando razões para justificar esta tese. Esta aldeia só foi construída no século passado, por isso a aldeia não é antiga.
Santa Susana é uma aldeia alentejana que foi criada para servir de abrigo aos trabalhadores agrícolas da região. Este destino rural proporciona uma experiência fantástica. Esta aldeia alentejana típica apresenta uma beleza singular, onde se destacam as suas casas brancas.
As casas de Santa Susana apresentam chaminés que se caracterizam pelo seu tamanho: são grandes. Nas casas, existe outra característica que encanta todos: a presença da barra azul e das molduras azuis.
O contraste proporcionado entre a brancura das casas e o azul concede uma beleza particular ao local. As construções reivindicam protagonismo num cenário deslumbrante.

3. São Cristóvão, Montemor-o-Novo
Visitar São Cristóvão representa a oportunidade de viver uma experiência singular.
São Cristóvão é uma aldeia encantadora que está situada no concelho de Montemor-o-Novo.
Em São Cristóvão, poderá encontrar diversas atrações fantásticas. A arquitetura presente nesta aldeia é singular, por isso São Cristóvão apresenta uma beleza incrível e também esconde uma história que merece ser conhecida. Por isso, reúne um conjunto de qualidades que a tornam num destino verdadeiramente imperdível.
Este é um destino perfeito para uma escapadinha memorável. A Igreja de São Cristóvão é o ex-libris da aldeia. No interior da Igreja de São Cristóvão, existe uma escultura quinhentista do santo padroeiro.
Nas proximidades, destaca-se a presença de um penedo estreito e impressionante que se encontra presente na ribeira de S. Cristóvão. Esta atração é conhecida como “Calcanhar do Mundo”.
Quem visita esta aldeia não perde a oportunidade de ir ver o magnífico conjunto megalítico do Tojal. A oportunidade de contemplar o cromeleque e 17 menires revela-se uma experiência imperdível. Nesta experiência facilmente se constata que a presença humana no território que circunda esta bela aldeia vem de longe. Os elementos do conjunto megalítico do Tojal comprovam que é muito antiga.

4. Penedo, Sintra
Existem referências bastante antigas a este Penedo. A referência mais antiga do Penedo vem do século XIII. Existem assim elementos que comprovam a antiguidade da aldeia de Penedo.
Esta aldeia encantadora pode ser encontrada em Sintra, mais precisamente na freguesia de Colares. Penedo está situada no alto de uma encosta. Portanto, num cenário absolutamente deslumbrante. A aldeia de Penedo tem nas habitações um dos seus vários atrativos.
Nesta aldeia, as casas de traça antiga destacam-se, existindo ainda outras construções encantadoras, como as capelas seculares. Por isso, este destino é bastante agradável e proporciona uma experiência singular, como poder percorrer as ruas sinuosas desta aldeia.
Penedo tem a particularidade de ser o último local do continente onde as tradicionais Festas do Espírito Santo são realizadas. Estas festas do Espírito Santo ainda continuam a ser realizadas em Portugal, mas na ilha Terceira (nos Açores).
As tradicionais Festas do Espírito Santo são realizadas todas as semanas, num espaço temporal que vai da Páscoa ao Domingo de Pentecostes. Nestas tradições imperdíveis, está uma ementa especial. Na ementa para o jantar estão as tradicionais sopas do Espírito Santo, o cozido, o arroz-doce e a massa sovada.
O fontanário e o cruzeiro, situados bem no centro da aldeia, revelam-se atrações encantadoras.

5. Pia do Urso, Batalha
O nome da aldeia é estranho, mas não tenha receio. Não existem por lá ursos. No entanto, no passado, era comum ver animais pela zona. Atualmente, já não se encontram ursos por lá, apenas “pias”. Tratam-se de mini-lagos nos quais os ursos bebiam água.
Esta é uma aldeia com muitos encantos. Um espaço perfeito para quem pretende fugir do rebuliço das grandes cidades e procura um ambiente mais calmo. A Pia do Urso é uma aldeia pacata e encantadora.
O Eco Parque Sensorial da Pia do Urso revela-se uma experiência memorável. Trata-se mesmo de uma atração imperdível. Este parque natural e sensorial visa proporcionar aos seus visitantes uma experiência interessante.
O Eco Parque Sensorial da Pia do Urso proporciona uma experiência inclusiva. Trata-se de um parque que está devidamente adaptado a pessoas invisuais. Neste parque, podemos realizar um percurso pedestre estrategicamente pensado, que se encontra em perfeita harmonia com a Natureza.
Ao longo do percurso proposto no Eco Parque Sensorial da Pia do Urso, poderá encontrar vários motivos para realizar paragens. Nesses momentos de paragem que se encontram ao longo do percurso, é possível interagir com o que nos é apresentado. Uma experiência que implica recorrer aos sentidos, especialmente do tato e do olfato.
Destaca-se ainda a presença no local de vários painéis em Braille, que foram colocados a pensar nos invisuais e nas pessoas com uma visão reduzida.

6. Azenhas do Mar, Sintra
Esta é uma aldeia insólita, invulgar, de rara beleza. As Azenhas do Mar revelam-se uma experiência única. O cenário local é tão fascinante e deslumbrante que facilmente nos leva a duvidar do que vemos, do que sentimos.
As Azenhas do Mar geram em nós a sensação de se estar num mundo mágico, imaginário. A aldeia está situada perto de Lisboa, em Sintra. Esta pequena aldeia apresenta-se num cenário incomum. Parece encavalitada numa falésia à beira-mar.
As Azenhas do Mar revelam-se uma experiência encantadora, que beneficia da beleza de um cenário fascinante, quase mágico. Visitar esta aldeia é viver uma experiência memorável, por isso este destino de sonho é perfeito para uma escapadinha ou para passar o fim de semana.
Existe uma gastronomia de excelência, especialmente associada a pratos ligados ao mar, o peixe e o marisco. Dada a proximidade com Sintra, muitos aproveitam a oportunidade para visitar a Quinta da Regaleira ou o Palácio Nacional da Pena.

7. Aldeia típica José Franco, Mafra
Esta aldeia proporciona uma experiência que não se encontra noutro lugar, seja em Portugal, seja no resto do mundo. A Aldeia típica José Franco proporciona uma experiência única.
Entre as grandes atrações desta aldeia estão o seu castelo encantador e as casinhas brancas tradicionais, que apresentam as encantadoras listas azuis. Nesta aldeia, existe ainda um moinho e oficinas que ajudam a identificar o património comum de outras épocas.
José Franco é um homem que sonhou com um pequeno mundo criado e moldado pelas suas mãos. Foi o início do seu trabalho que agora pode ser visitado por milhares de pessoas.
Neste local, foi erguido um museu, dedicado ao oleiro José Franco que faleceu em 2009. Esta aldeia consiste numa recriação de uma aldeia típica portuguesa, recordada pelo oleiro José Franco.
Esta aldeia foi construída por instrução de José Franco, nos anos 60. O oleiro reconstruiu neste espaço tudo aquilo que carateriza uma aldeia. No entanto, fê-lo em ponto mais pequeno.
Esta aldeia serve como uma homenagem de José Franco à sua terra e às suas memórias. A Aldeia típica José Franco proporciona uma experiência maravilhosa, para adultos e crianças. Todos ficam fascinados com este espaço, um local perfeito onde se pode brincar e aprender!
Informação útil:
Coordenadas GPS: N 38º 57′ 34.58”, W 9º 21′ 13.09′
Morada: Estrada Nacional 116, n.º 34, Sobreiro, 2640-401 Mafra
Contactos: (+351) 261 815 420 / [email protected]
Entrada: Gratuita
Horário: 9h30 – 18h (Inverno) / 9h30 – 19h (Verão).

8. Dornes
A aldeia Dornes é conhecida como Aldeia dos Templários. Dornes está presente numa Península. É uma aldeia banhada pelo Rio Zêzere. Esta aldeia apresenta uma beleza singular. Encontra-se rodeada de água e de uma Natureza particularmente bela.
Entre as grandes atrações desta aldeia estão a Torre Templária de Dornes e o Templo de Nossa Senhora do Pranto. A torre é uma construção única no nosso país. Esta é uma torre defensiva pentagonal que encanta todos os que a contemplam.
Esta aldeia deve ser visitada durante os meses de Verão, altura perfeita em que se podem aproveitar as margens do rio. Nos dias quentes da estação, torna-se incrível dar alguns mergulhos nas águas locais e fazer desportos aquáticos num cenário de rara beleza. Há quem aproveite o momento para passear de barco, uma experiência bastante interessante.

9. Aldeia Galega da Merceana
O nome desta aldeia pode não ser o mais belo, mas a experiência de estar nesta aldeia é marcante. Esta aldeia encontra-se presente no município de Alenquer. A Aldeia Galega da Merceana revela-se o destino perfeito para quem quer fugir da agitação das grandes cidades.
Neste local de turismo rural que se encontra perto de Lisboa poderá viver uma experiência relaxante. Esta aldeia proporciona um quotidiano relaxante. O dia a dia é feito com toda a calma.
O Pelourinho de Aldeia Galega é sempre uma atração icónica. A Igreja Nossa Senhora dos Prazeres é outra atração imperdível. Nesta aldeia histórica, que se encontra rodeada de Natureza deslumbrante, pode viver uma experiência semelhante a viajar no tempo.
Os seus encantos são tantos e tão antigos que parecerá que está a viver noutras eras, em tempos mais simples que retratam momentos históricos do nosso país.

10. Gouveia, Sintra
Esta aldeia está presente na freguesia de São João das Lampas, em Sintra. Gouveia pode ser uma aldeia pequena em tamanho, mas é grande na alma que demonstra. A aldeia Gouveia é frequentemente tratada como “aldeia em verso”. Existem placas decorativas e com versos por toda a aldeia.
Os escritos que se encontram pela aldeia são da autoria de um poeta popular nascido na terra. Por tudo isto, esta aldeia singular proporciona uma experiência peculiar, das mais interessantes que se podem viver no distrito de Lisboa.
José Valentim Lourenço quis demonstrar todo o amor que sentia pela sua terra. Foi nos anos 80 do século passado que o fez da melhor forma. José Valentim criou versos que foram imortalizados em painéis de azulejos.
Estes foram colocados em diversos pontos de interesse e encontram-se espalhados pela aldeia. Os painéis de azulejos relatam um pouco do local onde se encontram, no poço, nas travessas, nas ruas, no largo.
A experiência de passear por esta aldeia faz com que seja possível descobrir estas placas em verso. As crianças também adoram a experiência, nomeadamente se se for em direção à praia das Maçãs, por exemplo, mas existem outras praias que ficam nas proximidades da aldeia.