Existem aldeias para visitar no Algarve que são destinos de sonho! O Algarve é um destino de excelência, que tem muito mais do que praias!
Portugal tem destinos turísticos bastante agradáveis, por isso anualmente recebe diversos turistas de todo o mundo. Por altura do verão, há um destino que se revela particularmente popular, o Algarve.
Apesar de muitos escolherem o Algarve pela beleza paradisíaca das suas praias, há muito mais para conhecer, nomeadamente aldeias.
Elas revelam-se uma atração distinta e é possível encontrar aldeias que revelam outras riquezas.
10 belíssimas aldeias para visitar no Algarve

1 – Ferragudo (Lagoa)
Há locais que ficam para sempre na nossa memória e Ferragudo tem esse efeito. Esta aldeia encontra-se em Lagoa, na região do Algarve. Ferragudo é uma das aldeias mais encantadoras do Algarve, pois possui muitos encantos.
Uma das atrações desta aldeia está na localização, no facto de se encontrar à beira do mar. Ferragudo é uma aldeia com uma história longa. Foram encontrados vestígios pré-históricos nas proximidades.
A povoação do Ferragudo deve ter tido o seu início ainda no século XIV, por isso tem muito para contar. Além do património material de Ferragudo, esta aldeia conta com uma beleza natural incomum.
A beleza das praias de Ferragudo atrai diversos visitantes a esta parte do Algarve. O património natural de Ferragudo torna a aldeia num destino particularmente apetecível para todos os que querem gozar de umas férias tranquilas e relaxantes em perfeita comunhão com a Natureza.
A beleza do cenário fez com que “nascessem” diversos aldeamentos e vilas nas imediações desta aldeia piscatória. Ferragudo foi concorrente na iniciativa “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”. O concurso realizou-se em 2017 e esta aldeia foi concorrente na categoria “Aldeia do Mar”.

2 – Bordeira (Aljezur)
Esta aldeia algarvia está datada de 1464. Bordeira integra parte de uma região de elevado valor arqueológico. Em Bordeira, encontram-se diversos vestígios do paleolítico, comprovando-se assim parte da história e da antiguidade deste local.
Nesta aldeia, é possível ver-se um silo que apresenta uma planta circular. Este silo é proveniente do período de ocupação islâmica.
A Igreja da Nossa Senhora da Encarnação é uma das grandes atrações desta aldeia. Este templo evidencia os danos gerados pelo terramoto de 1755. A construção religiosa apresenta fortes marcas da destruição originadas por esse evento de grande relevância para o país.
A área florestal de Bordeira encontra-se assente em areias. Existem 41 ha de pinheiro-manso (aproximadamente), distribuídos pelos “Cabeços da Bordeira”, pela praia mais extensa do concelho (que é Aljezur).
Além da qualidade paisagística de Bordeira, existe uma gastronomia de excelência. A batata-doce é um ingrediente especial para esta aldeia, dada a riqueza do produto na região.
Bordeira concorreu na iniciativa “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”. A aldeia concorreu em 2017, mais precisamente na categoria “Aldeia em Área Protegida”.

3 – Paderne (Albufeira)
Paderne é uma das aldeias mais antigas do concelho de Albufeira. Esta aldeia proporciona uma experiência singular. Ela mantém as caraterísticas rurais próprias de uma aldeia do interior.
O Castelo é o ex-libris local. No entanto, Paderne tem outras atrações, nomeadamente a fonte, as ribeiras de Algibre e de Quarteira. Outros atrativos desta aldeia estão nos seus açudes.
Paderne conjuga diferentes riquezas. Além dos pontos históricos de referência, apresenta uma paisagem arrebatadora, deslumbrante, de cortar o fôlego. Esta aldeia foi concorrente na iniciativa “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”. Paderne concorreu na categoria “Aldeias Rurais”. O evento ocorreu no ano de 2017.

4 – Salema (Vila do Bispo)
A praia de Salema é uma das atrações desta aldeia. A ligação à arte xávega encanta todos os que assistem ao espetáculo que é repetido ao longo de diversas gerações. Nesta aldeia, ainda se destaca a presença dos barcos coloridos. Eles embelezam as águas que já de si são bastante convidativas a banhos, principalmente no verão quando os dias de calor obrigam a que se façam mergulhos refrescantes.
Nesta aldeia, há outros encantos. As ruas sinuosas de Salema são palco para passeios bastante agradáveis. Passear de mão dada com a pessoa amada enquanto se observa as casas brancas típicas, revela-se uma experiência bastante romântica.
Além de uma estadia dedicada à praia, os visitantes de Salema também podem explorar a riqueza da ampla e deslumbrante serra.

5 – Alte (Loulé)
Alte foi finalista do concurso “A Aldeia Mais Portuguesa de Portugal”. Ficou em segundo lugar. Nesse ano, em 1938, Alte apenas foi superada por Monsanto. A área de turismo não sofreu os desenvolvimentos desejados, após esse sucesso.
O centro histórico de Alte é o seu ex-líbris. O tecido urbano que Alte é tão antigo, como encantador. A estas preciosidades, foram adicionadas construções de períodos recentes.
As casas de habitação de Alte são simples e com poucas açoteias. Elas encontram-se caiadas de branco. As chaminés rendilhadas desta aldeia são das mais belas do Algarve. As fachadas decoradas tornam a aldeia ainda mais encantadora. Destacam-se os vasos com flores e pinturas como elementos decorativos que dão mais cor a esta aldeia.
A experiência de passear pelas ruas do centro histórico de Alte é espetacular, pois permite explorar diferentes encantos, onde se podem destacar as várias lojas de artesanato. Nestes espaços, é possível comprar vários produtos locais de grande qualidade.
A Igreja Matriz de Alte é uma das atrações imperdíveis desta aldeia e está presente no centro histórico. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição (como este templo também é conhecido) foi construída na primeira metade do século XVI. A Capela de São Luís é outra construção religiosa bastante popular.
A Cascata Queda do Vigário é uma queda de água integrada na Ribeira de Alte. Esta é outra atração imperdível, uma queda de água com 24 m de altura. A água lança-se com grande vigor do topo, caindo numa deslumbrante lagoa de águas límpidas e cristalinas.
No concurso de 2017, Alte foi concorrente na iniciativa “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, mais precisamente na categoria “Aldeia Autêntica”.

6 – Carrapateira (Aljezur)
Carrapateira é uma aldeia presente na costa ocidental do Algarve, relativamente perto da aldeia da Bordeira, no concelho de Aljezur. A aldeia de Carrapateira tem nas suas casas térreas uma característica especial. A vegetação abundante que circunda a aldeia e a beleza da paisagem asseguram bons momentos a quem visita Carrapateira.
Um dos seus grandes destaques vai para uma construção religiosa, a Igreja da Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz da Carrapateira. O Forte da Carrapateira também merece a nossa atenção. A fortaleza de Carrapateira data do século XVII. Outra grande atração desta aldeia vai para um moinho antigo que atualmente serve de moradia.

7 – Estoi (Faro)
O Palácio de Estoi é uma das grandes atrações desta pequena localidade. Esta construção foi criada em estilo rococó. O Palácio foi construído no século XIX. Não tem tanta história como outros palácios portugueses, mas tem muita beleza. Este encantador palácio é conhecido pelos seus azulejos encantadores e pelos jardins que são grandes e belíssimos!
Outro dos principais pontos de interesse presentes em Estoi são as Ruínas Romanas de Milreu. A Vila Romana de Milreu apresenta alguns dos vestígios romanos mais bem preservados do Algarve. Atualmente, ainda se podem observar algumas imagens nos mosaicos da Vila.
A Igreja neoclássica Matriz de Estoi está presente no centro de Estoi e revela-se outra grande atração local. Nesta aldeia, poderá encontrar o cenário ideal para relaxar. O ambiente tranquilo de Estoi proporciona o sossego perfeito para quem pretende fugir da agitação das grandes cidades.
Aqui, não irá encontrar a azáfama que é normal no turismo de massas que é característico do Algarve. A aldeia de Estoi foi concorrente na iniciativa “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, que decorreu no ano de 2017. Estoi concorreu na categoria “Aldeia Monumento”.

8 – Cachopo (Tavira)
Cachopo encontra-se presente na serra algarvia. Esta aldeia tem pouco mais de 500 habitantes. Esta aldeia presente na fantástica Serra do Caldeirão é considerada a aldeia mais típica do Nordeste Algarvio. Esta aldeia foi concorrente na iniciativa “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias” (em 2017). Cachopo concorreu na categoria “Aldeias Rurais”.
A beleza paisagística de Cachopo encanta todos os que a visitam. Esta aldeia proporciona ainda uma viagem cultural, pois apresenta-nos um património histórico e arqueológico de grande riqueza.
Cachopo apresenta uma identidade serrana. A identidade está presente na cultura desta aldeia, a qual é visível nas suas tradições, na sua gastronomia, nas suas festividades, na tecelagem, no artesanato…
O Núcleo Museológico de Cachopo é uma das atrações culturais desta aldeia. A Igreja Matriz de Santo Estêvão está presente no centro histórico e é outro dos destaques da aldeia que merece a nossa atenção. O templo está datado de 1535.
A gastronomia local também merece ser explorada. Experimente as melhores iguarias locais e seguramente que ficará com o desejo de alargar a estadia… O casario consiste em habitações de um só andar, de paredes em xisto e pintadas com cal branca, algumas com barras coloridas em redor das portas e janelas, e rematadas com a típica chaminé rendilhada Algarvia.
Outro destaque local vai para as chamadas “Casas circulares” ou “Palheiros“, construções de pedra e telhados de palha bastante antigos. São construções de origem Pré-Histórica. Estas construções serviam para apoio aos agricultores.

9 – Odeleite (Castro Marim)
Odeleite é uma aldeia que empresta o nome à freguesia que se encontra em Castro Marim. A aldeia de Odeleite está presente nas margens da Ribeira de Odeleite, bem próximo do Rio Guadiana.
O casario branco representa uma das grandes atrações da aldeia. O casario estende-se ao longo da encosta do cerro, culminando nas margens da Ribeira de Odeleite.
A aldeia apresenta uma beleza e um encanto admiráveis. A paisagem é harmoniosa e singular. As pessoas são simples, hospitaleiras, generosas, partilham histórias de uma vida de outros tempos, de um passado sem possibilidade de retorno.
O miradouro da aldeia concede vistas deslumbrantes, de onde se destaca a Barragem de Odeleite, muito imponente.

10 – Guerreiros do Rio (Alcoutim)
Esta aldeia encontra-se presente no concelho de Alcoutim. Guerreiros do Rio é o nome desta aldeia presente na margem do rio Guadiana. Um dos grandes destaques desta aldeia está no Museu do Rio. Qualquer visitante da aldeia deve visitar este local, de forma a ficar a conhecer mais sobre a região do baixo Guadiana.
Uma das áreas que é explorada no museu é a pesca. Neste museu, poderá ficar a conhecer mais sobre a atividade artesanal praticada pelos habitantes da aldeia que tinham a pesca como forma de subsistência.
Quem visita esta aldeia pode passear pela estrada ribeirinha e deixar-se deslumbrar pela paisagem. Uma recomendação que é feita a todos os que visitam Guerreiro do Rio é fazer uma viagem de barco. Esta é uma das melhores formas de ficar a conhecer os encantos desta aldeia à beira-rio.