Será que o frio pode prejudicar a qualidade de alguns alimentos? Surpreenda-se com 10 alimentos que nunca deve colocar no frigorífico.
Com o acesso fácil e transversal ao frigorífico, é habitual optarmos por guardar muitos dos alimentos que consumimos neste eletrodoméstico, conhecido por ajudar na conservação dos bens e produtos. Contudo, será que o frio pode prejudicar a qualidade de alguns alimentos?
A resposta é positiva, pelo que é importante saber exatamente o que não deve mesmo armazenar neste eletrodoméstico. Depois, há ainda os alimentos “ambíguos”, ou seja, produtos sobre os quais a opinião de guardar ou não no frigorífico não é consensual.
É este o caso da manteiga que alguns defendem dever ser armazenada no frigorífico, enquanto outros preferem tê-la longe do frio.

Tomate
O tomate tende a perder o seu sabor no frigorífico. Isto, porque o ar frio interrompe o processo natural de amadurecimento do tomate que é o que lhe dá mais sabor. Além disso, a temperatura fria rompe as membranas do interior dos frutos, deixando-as “farinhentas”. Portanto, o frigorífico também interfere na textura dos tomates. A sugestão é, pois, que os guarde numa tigela, fora do frigorífico.

Manjericão
Esta erva aromática murcha muito rapidamente no frigorífico, além de absorver os cheiros das restantes comidas à sua volta. Para conservar este alimento deve mantê-lo ou num copo de água fresca, ou ferver e congelar, de seguida.

Batata
O frio transforma, mais rapidamente, o amido da batata em açúcar, tornando a batata doce e dura. Portanto, armazene sempre a batata (independentemente da sua qualidade) num saco de papel, num local fresco.

Cebola
A humidade do interior do frigorífico irá deixar as cebolas macias e a cheirar a mofo. As cebolas devem ser, assim, guardadas isoladas (longe das batatas), num local fresco e, sobretudo, seco.

Abacate
Neste caso, tudo depende do estado em que está o abacate e daquilo que pretende. Caso pretenda que o abacate amadureça, deixe-o fora do frigorífico. Se o abacate já estiver maduro e quiser “interromper” esse processo de amadurecimento, então pode sim guardá-lo no frigorífico.

Alho
Assim como a cebola, no frigorífico, o alho tem tendência a ficar borrachoso e a cheirar a mofo. Por essa razão, deve conservar o alho num local fresco e seco.

Pão
No geral, o pão não deve ser guardado no frigorífico. Ele pode ser mantido no exterior, durante quatro dias. Ou, então, congelado, desde que devidamente protegido, para manter a humidade. Outro aspeto importante é que, quando desejar usar o pão, deve deixá-lo descongelar lentamente, antes de comer.
Azeite
Se colocar o azeite no frigorífico, ele irá condensar e ficar com uma consistência dura. Portanto, mantenha sempre este produto num local fresco e escuro, sem temperaturas demasiado frias.
Café
No frigorífico, o café perde o sabor e adquire os odores de outros alimentos. A sugestão é que armazene o café num local fresco e escuro. Em casos excecionais, pode também congelar.
Mel
O mel é dos alimentos mais fácil de conservar. Basta que esteja hermeticamente fechado para durar uma “eternidade”. Colocá-lo no frigorífico apenas irá fazer com que ele cristalize.