Esta é uma patologia cada vez mais comum mas os seus métodos de tratamento têm evoluído a olhos vistos. Conheça 10 alimentos que ajudam a prevenir o cancro e fazem bem à saúde.
Apesar dos prognósticos das doenças cancerígenas serem cada vez mais animadores, o cancro continua a ser encarado com uma doença muito temida. Uma verdadeira batalha, cuja vitória pode ser dura e demorar a chegar.
Esta é uma patologia cada vez mais comum e a verdade é que, se os seus métodos de tratamento têm evoluído a olhos vistos, é também um facto que se sabe muito mais sobre as causas possíveis para este problema. Neste sentido, aposta-se mais na prevenção e há medidas que já sabemos que devemos tomar para tentar evitar padecer desta enfermidade.
Frequentemente, o foco está naquilo que não se deve comer. Porém, neste artigo, vamos tomar por base a publicação Cancer: 101 Solutions to a Preventable Epidemic (New Society Publishers, 2007), de Liz Armstrong, Guy Dauncey e Anne Wordsworth, e apresentar aquilo que devemos ingerir para prevenir esta doença. Fique a saber mais.

Vegetais crucíferos
Referimo-nos a bróculos, couve flor, repolho, couve de bruxelas, nabo e couves, no geral. No fundo, o que têm em comum todos estas verduras é o facto de conterem isotiocianatos, ou seja, substâncias anti cancerígenas que, como o nome indica, ajudam a diminuir o risco de vir a ter cancro.

Alcachofras
As alcachofras merecem uma menção especial, pois devido ao seu elevado teor de salvestrol, elas são realmente recomendadas para prevenir situações cancerígenas.

Espinafres e alface
Estes vegetais são muito ricos em fibra, folatos e uma série de carotenóides, capazes de prevenir e, também, de combater o cancro.

Uvas e vinho tinto
É mesmo verdade! Se ingerido com moderação, o vinho tinto pode ajudar a evitar o cancro, já que possui resveratrol, uma substância anti-cancerígena.

Legumes
No geral, todos os legumes são bons para a saúde e benéficos para o nosso organismo. Porém, neste caso, podemos adiantar que o feijão, as ervilhas e as lentilhas são especialmente anti-cancerígenos, pois possuem saponinas, inibidores de protéase, entre outras substâncias.

Mirtilos e framboesas
Os frutos vermelhos e do bosque, além de saborosos, contêm ácido elágico e antocianósidos. Estas substâncias protegem o organismo de agressões externas e de doenças como o cancro.

Sementes de linhaça
Certamente que já ouviu falar dos vários benefícios das sementes. Mas, neste caso, o destaque vai mesmo para as de linhaça, sobretudo se forem consumidas após serem moídas, já que libertam ácidos gordos essenciais alfa-linolénico, lignanas e outras gorduras consideradas “boas” e anti-cancerígenas.

Alho, cebola, alho francês
Estes ingredientes que, facilmente, utilizamos na nossa dieta diária são capazes de fazer muito pela nossa saúde e deixar o cancro bem longe, visto que todos possuem uma substância super importante para este efeito e que é a alicina.

Chá verde
O chá verde, além de muitos outros benefícios, possui catequinas anti-cancerígenas e anti-oxidantes, tudo propriedades boas para fortalecer o organismo e torná-lo mais resistente.

Tomate
Certamente já conhece algumas das vantagens do tomate. Mas sabia que ele também previne o cancro? A razão é simples: ele possui flavenóide licopeno que evita o aparecimento desta doença.
Comentários 3