Há alimentos que a generalidade das pessoas considera saudáveis, mas que na realidade, não o são assim tanto. Conheça 10 alimentos que afinal fazem mal à saúde.
Às vezes, basta ler as etiquetas das embalagens para perceber que por detrás do seu aspeto aparentemente saudável, há uma série de açúcares e gorduras escondidas.
Isto não significa que os próximos alimentos não possam ser consumidos de todo. Contudo, é importante ingeri-los com moderação e integrados numa dieta equilibrada.
Fique a conhecer, então, 10 alimentos que não são 100% amigos da sua saúde.

Sushi
Na sua génese, o sushi tradicional japonês é um alimento bem saudável, já que é feito com arroz, peixe cru e algas. Contudo, as versões mais ocidentais possuem uma série de ingredientes bem calóricos, tais como creme de queijo, molho doce, maionese e massa frita. Assim, uma boa opção é privilegiar o sashimi e evitar ao máximo os molhos gordurosos e doces.

Barras energéticas
As barras energéticas são uma importante fonte de hidratos de carbono, proteínas e calorias. Contudo, este alimento não deve substituir uma refeição, mas servir antes como complemento ou snack entre refeições. Assim, conseguirá integrar este alimento numa dieta equilibrada e completa.

Granola
A granola é um snack saudável composto por fibras e aveia bem nutritivas. Contudo, há muitas versões que encontra à venda e que possuem adição de açúcar e calorias.
Nestes casos, as barras de granola deixam de ser um alimento tão equilibrado e light. A nossa sugestão é para que, na hora da compra, prefira sempre granola com baixo teor calórico, baixo teor de açúcar e alto teor de fibras.

Saladas
No geral, as saladas são alimentos equilibrados e boas opções para refeições leves e nutritivas. No entanto, tudo depende daquilo que se acrescenta às saladas. Saladas com molhos gordurosos, croutons, queijo e presunto, por exemplo, tornam esse prato num prato demasiado gorduroso e calórico, quando não é isso que se pretende. Ao compor a salada, prefira ingredientes crus, cozidos ou grelhados e em que predominem os legumes e vegetais.

Smoothies
Os smoothies de fruta e até de vegetais podem ser ótimas opções, saborosas e saudáveis. Porém, quando ao açúcar natural da fruta é adicionado açúcar ou iogurtes gordurosos, o alimento torna-se rapidamente numa má opção, demasiado calórica.

Queques integrais
Não se deixe enganar… Apesar de integrais, os queques são por norma alimentos ricos em açúcar e farinha refinada, algo que não é benéfico para o nosso corpo e que, além de calorias, traz gordura em excesso para o nosso organismo.

Pretzels
Os pretzels costumam ser cozinhados no forno, o que os torna mais saudáveis, claro. Contudo, os seus elevados níveis de sal, calorias e gordura, não os tornam uma opção aconselhável para quem quer ter uma dieta equilibrada.

Iced Tea
Estes ditos chás gelados, comercializados nas grandes superfícies, possuem tanto açúcar como a maior parte dos refrigerantes. Além do açúcar, eles têm um elevado nível calórico. Por essa razão, nada melhor do que fazer chás gelados caseiros, de preferência sem açúcar.

Passas
Os frutos secos e cristalizados podem ser bons snacks, mas há que ter em conta que os seus níveis de açúcar são bem elevados, o que acaba por comprometer o valor nutricional deste alimento.

Águas com sabores
As águas com sabores adicionados são uma fonte de vitaminas, mas também de calorias, podendo muitas vezes atingir o mesmo nível dos refrigerantes e sumos. A nossa sugestão é que simplesmente acrescente uma rodela de limão à sua água e, assim, dar-lhe-á um sabor diferente, sem comprometer o nível calórico.
Comentários 1