Não perca a oportunidade de visitar estas fantásticas aldeias pitorescas que se encontram nas proximidades de uma cidade de referência nacional, o Porto!
O nosso país tem destinos turísticos formidáveis, locais que se destacam por diferentes razões. Existem lugares que se encontram circundados por uma Natureza absolutamente deslumbrante. Há locais que exibem um conjunto de atrações que deixam rendidos todos os que visitam esses espaços.
Existem destinos que reúnem um património arquitetónico singular. Portugal contém diversos monumentos que encantam portugueses e estrangeiros que nos visitam. As grandes cidades são os destinos que mais facilmente atraem um vasto número de pessoas. No entanto, junto aos complexos urbanísticos mais cosmopolitas e populares do país, existem aldeias e vilas que merecem a nossa atenção.
É possível encontrar verdadeiras pérolas no interior de pequenas vilas e de aldeias. Algumas dessas aldeias proporcionam momentos agradáveis e são de uma beleza tão incomum que poderia inspirar verdadeiros artistas.
10 aldeias pitorescas perto do Porto de visita obrigatória
Porto
A cidade do Porto é um dos destinos mais populares do país. Anualmente, recebe inúmeros estrangeiros que ficam encantados com as maravilhas que podem encontrar-se na cidade Invicta.
As pessoas da cidade são acolhedoras. Os portuenses recebem de braços abertos e de coração na boca. A gastronomia é outra qualidade que se pode encontrar na cidade. O património arquitetónico é de excelência, existindo um conjunto de monumentos notável.
Contudo, nas proximidades da cidade, também se podem encontrar pequenas vilas ou aldeias que proporcionam experiências verdadeiramente marcantes.

1 – Pias
Esta aldeia encontra-se no belo concelho de Cinfães. A proximidade da aldeia de Pias com o rio Bestança revela-se um ponto extremamente positivo. Este rio mantém uma beleza singular e é considerado um dos rios menos poluídos da Europa!
A aldeia de Pias proporciona uma experiência bastante agradável a quem a visita, por isso este é um destino perfeito para uma escapadinha. A tranquilidade que se encontra em Pias torna encantadora esta aldeia. Um local perfeito para fugir da agitação das grandes cidades.
Passear pelas ruas, contemplar a paisagem, respirar ar puro, descontrair. Por tudo isto e muito mais, a aldeia de Pias tem encantos que a tornam num destino memorável.
As casas senhoriais desta aldeia são atrações imperdíveis, belas e singulares. São habitações que revelam muito do passado, por isso devem ser analisadas detalhadamente. Os moinhos são outras atrações que concedem um charme especial a esta aldeia pitoresca.

2 – Drave
Os passadiços do Paiva são considerados o ex-libris de Arouca. Este concelho tem uma riqueza incomum em atrações fantásticas. Uma das mais encantadoras é a aldeia de Drave. Fazer uma visita a esta aldeia implica viver uma experiência distinta. Drave é uma aldeia mágica.
Apesar de se encontrar desabitada, os encantos são tantos que é comum a aldeia ser um local de passagem durante o verão. A aldeia tem uma magia especial que permite atrair várias pessoas.
Drave atrai muitos escuteiros, amantes da Natureza e adeptos de caminhadas, entre muitas outras pessoas. A caminhada necessária para chegar a esta aldeia é de 3km, aproximadamente.
A caminhada até à aldeia é uma experiência que vale por si só. Ao longo do percurso, poderá encontrar uma paisagem verdadeiramente deslumbrante. As piscinas naturais que irá encontrar apresentam águas límpidas que são tão tentadoras e que é inevitável ceder à tentação e optar pelo mergulho.

3 – Quintandona
As casas de xisto e de lousa da aldeia de Quintandona são singulares. Esta aldeia revela-se um destino perfeito para uma escapadinha por fazer com que cada visitante viva uma experiência agradável em cada momento do quotidiano.
Quintandona está localizada no concelho de Penafiel, por isso encontra-se perto da cidade Invicta. Vindo do Porto, são necessários 30 minutos de carro para se chegar a esta aldeia.
Apesar da dimensão territorial reduzida, Quintandona é uma aldeia que assegura um grande bem-estar a todos os que a visitam. Nesta aldeia, existem apenas 60 habitantes, mas os moradores fazem parte da experiência, pois dão a conhecer as riquezas locais.
Quintandona integra a Rota do Românico. Trata-se efetivamente de um destino que encanta todos os que a visitam. Os vários espigueiros locais encontram-se entre as grandes atrações desta aldeia. O ex-libris é a capela centenária com o seu azul vivo e os vitrais.
Outra atração que encanta os visitantes de Quintandona é o pelourinho. Os mais românticos irão adorar passear de mão dada pelas ruelas da aldeia durante a noite. Os candeeiros antigos iluminam o espaço e dão um toque mágico ao local.

4 – Canaveses
O rio Tâmega apresenta uma beleza incomum e corre a poucos metros da rua principal desta aldeia. A pequena aldeia de Canaveses encontra-se na margem direita do rio Tâmega, a apenas 4km da sede do concelho, entre as freguesias de Sobretâmega e São Nicolau.
Canaveses apresenta um conjunto de casas singelo, de traça tradicional, em pedra granítica. Esta aldeia encantadora esconde um passado rico em história. Canaveses serviu de palco a grandes feitos militares no contexto das Invasões Francesas.
Ainda existem vários vestígios desse passado glorioso. São pontos de interesse que ajudam a justificar por que razão esta aldeia merece uma visita. O Parque Fluvial do Tâmega é uma atração imperdível. Este local aprazível encontra-se na zona ribeirinha e foi pensado para receber os turistas da melhor forma.
Aqui, neste espaço, poderá encontrar as condições ideais para a prática de atividades desportivas. Nesta aldeia, existem outras atrações, nomeadamente construções religiosas. A Igreja Românica de Santa Maria de Sobretâmega (que é a igreja matriz), a Igreja Românica de São Nicolau e a Igreja de Santa Maria de Fornos (Siza Vieira) são atrações imperdíveis.

5 – Castromil
Dizer que esta aldeia que vale ouro é uma verdade com muita história!… Este local foi ocupado há pelo menos dois mil anos, algo testemunhado pelas minas de ouro de Castromil. O local onde a aldeia se encontra é um espaço de peregrinação há pelo menos 2000 anos.
Uma das suas maiores riquezas está nas minas de Ouro de Castromil, uma atração que se encontra num pequeno monte, coberto por mato e árvores. Neste local, é possível ver as marcas de exploração local. Elas mantêm-se bem preservadas, apesar da sua longevidade.
Realizar uma visita ao Centro Interpretativo das Minas de Ouro de Castromil e Banjas revela-se uma experiência obrigatória, pois permite que se possa conhecer a riqueza local de maneira mais aprofundada.
Uma atração surpreendente é uma antiga escola primária. Esta escola foi construída a pedido de uma família local com muitas posses. O propósito da construção era que os elementos mais novos desta família aprendessem nesta escola. No entanto, toda a população local beneficiou desta construção.

6 – Midões
Esta aldeia encontra-se em Castelo de Paiva. Midões é uma aldeia de xisto que se apresenta virada para o Douro e para a Serra da Boneca. Existe um pequeno cais com um bar e uma esplanada que proporcionam horas bastante agradáveis. Uma experiência que permite usufruir verdadeiramente a passagem do tempo.
Vivem-se momentos formidáveis em Midões. A paisagem envolvente apresenta o Douro como protagonista. Há assim uma beleza singular que se torna verdadeiramente inspiradora, algo que aliado à serenidade própria deste local permite que a vida seja saboreada. Por isso, Midões é um destino perfeito para passar alguns dias de verão e assegurar momentos fantásticos!

7 – Trebilhadouro
Esta aldeia está localizada nos socalcos da Serra da Freita, no concelho de Vale de Cambra, mais precisamente. A aldeia do Trebilhadouro chegou a encontrar-se desabitada ao longo de vários anos.
Contudo, após ter sido recuperada para turismo rural, esta aldeia ganhou uma nova vida. O trabalho realizado revelou-se um excelente investimento. Esta aldeia tornou-se numa pequena ‘pérola’ do turismo rural.
Trebilhadouro é uma aldeia encantadora que se revela um destino perfeito para uma escapadinha. Quem quer fugir do stress do quotidiano das grandes cidades, da agitação, deve considerar passar uns dias relaxantes neste local.
Em Trebilhadouro pode descansar e repor energias, enquanto viaja no tempo. A experiência de passear pelas ruelas de Trebilhadouro parece que nos faz estar presentes noutros séculos.
Existem diversas atrações na aldeia do Trebilhadouro, nomeadamente espigueiros, eiras e o tanque público. Este conjunto de atrações permite revelar a organização típica de uma aldeia de outros tempos. A Igreja Matriz de São Salvador é o ex-libris local.
Leia também:
- 12 incríveis aldeias abandonadas em Portugal
- 10 belíssimas aldeias perto do Porto que merecem a sua visita
- 10 destinos perto do Porto para uma escapadinha de fim-de-semana

8 – Cabroelo
A aldeia de Cabroelo está perfeitamente enquadrada num cenário único e deslumbrante. A Serra da Boneca e o vale do rio Mau concedem uma beleza singular ao espaço geográfico onde esta aldeia se encontra.
A aldeia de Cabroelo está situada no município de Penafiel. Esta aldeia encontra-se a uma curta distância da cidade Invicta. Basta uma breve viagem de carro para chegar à aldeia vindo do Porto. São cerca de 40 minutos.
A broa é um dos alimentos típicos por aqui, por isso foi erguido o Museu da Broa que se encontra na parte baixa do povoado, nas margens do ribeiro da Trunqueira. As construções de granito, xisto e madeira que se encontram na aldeia proporcionam uma experiência encantadora.
Os visitantes de Cabroelo ficam rendidos com as atrações que encontram por aqui. Além da beleza natural e das habitações típicas, a capela de S. Mateus é uma atração imperdível. Esta construção religiosa é considerada o ex-libris de Cabroelo. O templo foi reconstruído em 1872. Nesta construção, destaca-se o altar enriquecido pela talha barroca.

9 – Areja
A aldeia encontra-se próxima da cidade Invicta, mas muitos desconhecem este destino encantador. Areja encontra-se presente em Gondomar. Esta aldeia revela-se um destino perfeito para uma escapadinha.
O património fantástico que se encontra nesta aldeia serve como parte das razões que justificam escolher Areja como refúgio perfeito. Areja é uma aldeia que proporciona uma experiência aprazível.
Esta aldeia tem tradições encantadoras. O Miradouro de Labercos permite o acesso a vistas incríveis. Durante o verão, as pessoas preferem reservar os dias de calor para o Parque de lazer e para a Praia da Lomba. Segundo os historiadores, o Conde D. Henrique, Senhor do Condado Portucalense, chegou a morar nesta aldeia.

10 – Gondarém
Esta é uma das aldeias de xisto que se apresenta virada para o Douro e para a Serra da Boneca. Portanto, apresenta-se num cenário verdadeiramente deslumbrante. Presente em Castelo de Paiva, Gondarém é um destino que encanta todos os que a visitam e que apresenta as características típicas das aldeias serranas.
Passear pelas ruas estreitas e sinuosas desta pitoresca aldeia assemelha-se a fazer uma viagem no tempo. Gondarém permite assim que qualquer visitante possa contactar com um mundo de outros tempos.
Depois de ser possivelmente a Aldeia mais Bela do Porto a Barca de Alba acho estranho não ser aqui mencionada.
Dor de cotovelo talvez!…
No comentário acima não mencionei a Aldeia ela é a Belíssima Aldeia de Rio Mau bacejada pelo nosso Majestoso Douro.